Vórtices

Vórtices Gustavo Rosseb

Resenhas - Vórtices

Alê | @adagaliteraria 17/12/2023

Um garoto em coma. Sua mãe está desesperada para salvá-lo. Até onde a tecnologia pode levar a consciência humana?

Livro: Vórtices
Autor: Gustavo Rosseb
?: 4,5

A obra de Gustavo Rosseb nos conduz a um universo intrigante de ficção científica, onde uma mãe, Maressa, se vê diante de uma encruzilhada emocionalmente dilacerante. O enredo mergulha na desesperada busca dela para salvar a vida de seu filho, imerso em um coma prolongado, e impedir a propagação de um vírus letal que ameaça o futuro.

A decisão desesperada de Maressa em recorrer a um cientista renegado, Alcino Damiano, traz uma reviravolta na narrativa. A reputação de Damiano, associada a uma tecnologia ousada de separação da consciência do corpo, adiciona uma camada de suspense e possibilidades inexploradas à trama.

A narrativa se desdobra em torno da tentativa de Maressa em se submeter a esse arriscado experimento para encontrar uma solução única: guiar a consciência de seu filho de volta ao corpo.

A busca pela persuasão do doutor Damiano para reativar um projeto proibido envolve o leitor em uma atmosfera carregada de expectativa e tensão. A descrição da experiência de Maressa, com sua consciência vagando além dos limites conhecidos da psique humana, promete uma imersão fascinante em territórios mentais desconhecidos.

?Obrigada por escolher ser a minha mãe. É por conta disso que a nossa ligação é eterna.?

Rosseb consegue criar um enredo envolvente que não apenas mergulha na ciência especulativa, mas também toca questões emocionais profundas, como amor materno e a coragem de enfrentar o desconhecido em prol daqueles que amamos. Esta obra promete uma viagem envolvente e instigante por territórios da mente humana até então inimagináveis.

Já li o livro Oitavo Vilarejo do autor, e gosto bastante da sua escrita, ele sabe como manter o leitor preso na leitura!

Giovanna Batalha 01/11/2023

Vindo aqui escrever a resenha para que o Gustavo não venha puxar meu pé de noite haha.
Foi bem interessante, uma leitura gostosa de fazer. A história vai ficando mais interessante e te prendendo a medida que vai passando. Achei que o final talvez tenha sido um pouco conveniente de mais, com nenhuma consequência pra qualquer um dos envolvidos, mas fora isso, muito bom.

Maisa @porqueleio 10/10/2023

Resenha / Vórtices /@porqueleio
A trama é permeada de questionamentos, como os limites da ciência, diversidade, privacidade num mundo cercado por IA, e sustentabilidade, onde as abelhas se tornaram apenas lembrança, um vírus mortal, e uma escolha que trará consequências. Uma leitura instigante e um final que vai te emocionar!

AmadoThriller 08/09/2023

Um gênero bem diferente do que costumo ler mas que a sinopse me chamou muita atenção por ter como tema central um cientista e sua pesquisa com os vórtices e até onde nossa mente é capaz de ir. Achei a história bem interessante, gostei dos personagens, achei bem compreensível a teimosia de Maressa, afinal, quem não iria até o limite para salvar quem ama não é? Só achei que o livro tem muitas explicações técnicas que acabam tornando a leitura um pouco cansativa e isso até impediu que eu devorasse ele num dia só, isso me desanimou um pouco na leitura. Mas a história em si, a idéia dos vórtices, os mundos que Maressa encontra e as lições que ela tira de cada lugar que esteve são muito boas. O final me surpreendeu, não foi o que eu esperava, eu esperava algo mais previsível e conseguiu surpreender, o que achei um ponto positivo. Não tenho o costume de ler ficções científicas, mas gostei desse, acho uma boa pra quem está começando também nesse gênero.

site: https://www.instagram.com/p/Cw8jVKlOKDu

Alessandra @euamolivrosnovos 20/07/2023

Instagram @euamolivrosnovos
"...quando uma sociedade contemporânea e sua gestão permitem que se apague o passado como se deu, isso revela que os interesses por trás de tais ações em nada têm a ver com a preocupação com o futuro."

Um cientista descobre que existe uma possibilidade de explorar caminhos inexplicáveis da mente e dimensões diversas. Uma mãe em sofrimento vê nessa pesquisa proibida pelo governo uma chance de resgatar um filho em coma.

Em um cenário onde o mundo já não é mais o mesmo, valeria a pena trazer de volta alguém para viver uma realidade sofrida?

"O destino sempre será o destino, o tempo sempre seguirá adiante, e cada escolha se incumbirá sempre de carregar suas consequências consigo. Cabe a nós, e à nossa intuição, decidir pelo melhor caminho."

Uma leitura brilhante, com uma carga dramática inesperada e que me surpreendeu muito com os rumos que tomou.

Na trama vivemos o drama de Maressa, uma mãe que há anos sofre vendo o filho em coma sem nada poder fazer para resgatá-lo dessa situação. Entretanto, quando seu caminho cruza com o dr. Damiano, ela vê uma chance de buscar a consciência do filho, usando uma máquina que promete levar sua alma/essência para uma experiência fora do corpo.

Os capítulos viajam pelo passado e presente dessa história, que acaba em um interrogatório policial, e mostram a vivência da mulher e o que de fato aconteceu quando se submeteu ao procedimento do médico.

No enredo, o mundo como conhecemos já sofreu com gestões corruptas, é afligido pelo aquecimento global e luta contra o monitoramento das pessoas por meio de inteligências artificiais.

Embora seja uma leitura curtinha, Gustavo soube fechar e amarrar muito bem sua narrativa e me deixou emocionada no final, algo que, confesso, não achei que fosse acontecer.

Adorei e super recomendo para quem se interessa por ficção científica com um toque de drama, na medida certa.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos