Monsters: A Fan

Monsters: A Fan's Dilemma Claire Dederer

Resenhas - Monsters: A Fan's Dilemma

lAvia 26/02/2024

O dilema do fã
Me atraí por esse livro por uma série de questões ("questões" aqui no sentido literal): é possível separar um autor da obra? a biografia do autor deve interferir na nossa visão da obra? e o contrário? se certos artistas são monstros, o que exatamente os torna monstros? são todas interrogações que claire dederer faz, discute e tenta encontrar respostas. e faz tudo isso muitíssimo bem. dividido ora por tópicos, ora por artistas, a autora admite que não existe julgamento impessoal e se permite pensar sobre o assunto não só com a cabeça mas também com os sentimentos, levando em consideração experiências e teorias próprias e alheias. é um prato cheio pra quem vive se perguntando se é possível consumir a arte sem apoiar as ações errôneas do criador. adorei!

Julia Ledra 20/09/2023

O que fazer com artes incríveis de pessoas monstruosas?
Esse livro era tudo o que eu queria para essa discussão, a Claire Dederer traz muitas reflexões nesse livro que ajudam a entender melhor o que a gente pensa e sente quando descobre que uma das nossas obras favoritas foi criada por uma pessoa com morais extremamente questionáveis.

Já vou dar um spoiler que ela não traz nenhuma conclusão ou receitinha de bolo aqui. O resumo do livro é que e a gente faz um cálculo mental quando algo assim acontece, levando em consideração o quão terrível foi a coisa que a pessoa fez, o quanto amamos aquela arte e nossas próprias vivências pessoais.

E esse é um problema muito íntimo e emocional, parecido com o de relacionamentos abusivos - o problema não é (só) que a pessoa te bateu ou te manipulou, mas que tu ainda ama ela. É uma lógica emocional impossível de racionalizar completamente.

A gente tenta encontrar justificativas ou desculpas para nossas atitudes - para não precisar parar de ouvir aquela música ou não se sentir uma pessoa hipócrita se continuar ouvindo ela.

E o objetivo da Claire Dederer nesse livro é abordar vários dos fatores que fazem isso ser um tema complexo e tentar te ajudar a interpretar a forma como tu mesmo vai decidir o que fazer nessas situações na tua própria vida. Porque o que funciona para uma pessoa não funciona para outra.

Não concordo com tudo o que a Claire fala - por exemplo a visão dela de que a cultura do cancelamento vale a pena ou que “monstros” que viviam em outros momentos da história devam ser julgados com a régua moral que temos hoje. Mas ironicamente até isso eu gostei no livro porque exemplifica como nunca vamos concordar com tudo nesse tipo de discussão kkkk

Por isso que ainda assim eu recomendo demais esse livro para qualquer pessoa que lida com esse dilema nas suas vidas!
@li.varal 08/10/2023minha estante
Essa defesa dela da cultura do cancelamento é muito questionável. Chega ao pontonde dizer que vale a pena que pessoas sofram injustamente porque esse é o preço que se paga para que as vitimas possam denunciar. Esse trecho do livro me incomodou bastante

Julia Ledra 09/10/2023minha estante
@li.varal Também achei bem estranha essa parte e algumas outras argumentações dela no livro. Em comparação com o restante dele, isso pareceu uma lógica simplista demais