Cultos: A Linguagem do Fanatismo

Cultos: A Linguagem do Fanatismo Amanda Montell

Resenhas - Cultos: A Linguagem do Fanatismo

Katharina.Pedrosa 26/01/2024

A linguagem dos cultos
A autora foca a investigação na estrutura que compõem os cultos, e para isso, ela se concentra no que a religião oferece: sentido, propósito, senso de comunidade e prática ritualística. Além de explorar o que leva as pessoas a entrarem e permanecerem em movimentos como os de Jim Jones, Marshall Applewhite e Greg Glassman.

No texto, são abordadas uma variedade de cultos, e o mais interessante é que nenhum deles envolve Deus. Graças a descrença com as instituições tradicionais, as pessoas começaram a buscar respostas/sentido em lugares alternativos. Entenda 'alternativo' como sendo desde uma terra prometida (Jonestown), até empresas de Marketing Multinível.

Diante de toda essa variedade de cultos, a autora deixa claro que nem todo culto é negativo. Apesar de seguir a receita de: líderes carismáticos, mentalidade nós x eles, comportamentos que refletem a alteração da mente e uso de clichês terminadores.

A autora não traz tantos detalhes sobre os cultos citados, o que em alguns momentos me deixou um pouco perdida. Mas, imagino que tenha sido proposital, porque ao final, tem uma lista sinistra de indicações de: filmes, séries e documentários sobre o tema.

"Hoje em dia, para se encontrar um sentido espiritual na vida, Deus não precisa estar envolvido".

Ivy 31/01/2024

Livro maravilhoso! Eu só acho que essa capa não faz muito sentido com a proposta... Porque é um livro que fala 100% de linguagem, não é um livro muito focado em casos específicos de seitas e cultos

Poliana 26/02/2024

Indispensável
Cultos, da Amanda Montell, é leitura obrigatória para qualquer um que queira tentar entender um pouco melhor os tempos quase distópicos que vivemos hoje. A autora disseca o papel da linguagem em grupos cultistas (como os já conhecidos seguidores de Jim Jones e Heavens Gate), bem como de grupos que, apesar de não terem a estrutura formal de uma seita, agem como tal. 400 e poucas páginas e ainda sim ficou um gostinho de quero mais. Ainda bem que há uma rica lista de filmes e séries , bem como vasta referências bibliográficas para dissecar o assunto um pouco mais.
Destaque também para a linda edição nacional da Darkside com acabamento gráfico impecável.
Nota 10!

Daniel.Oliveira 11/04/2024

Muito bom, mas não pra uma leitura imersiva.
Comprei o livro pensando que seria um dossiê de casos ligados ao cultismo, como Jonestown. Mas o livro vai bem além disso, ele cita alguns casos, porém usando-os como exemplo em uma análise bastante empírica (e com comentários muitas vezes tendenciosos da política norte-americana) de como funciona o fanatismo, abordando bastante a psicologia por trás desse fenômeno. Um bom livro, muito interessante porém muitas vezes técnico, o que torna a leitura um pouco cansativa.

Recomendo a leitura, porém não de forma imersiva (que foi o meu caso), são tantas informações e análises que fica um pouco confuso; com uma leitura diária e com calma, consegue-se aproveitar melhor o conteúdo, acredito eu.

Ariane335 23/04/2024

O que torna os cultos tão intrigantes e assustadores? O que os torna poderosos? A razão pela qual tantos de nós assistimos documentários sobre Charles Manson e Jim Jones aos montes e caímos em tocas de coelho pesquisando sobre pessoas que se afiliam ao QAnon é a busca por uma explicação satisfatória para o que faz com que elas se juntem ― e, mais importante, permaneçam em ― grupos extremos. Nós secretamente queremos saber: isso poderia acontecer comigo?

Nath Mendonça 29/04/2024

Eu gostei do livro, é quase um "resumo" de acontecimentos misturado com a opinião da autora. A escrita é boa e acaba não deixando a leitura maçante. Não é um livro de profundidade, espere um bate papo sobre cultos com a autora, com certeza não vai se decepcionar.

Laylla 06/05/2024

O cultês
Mais do que casos criminais, esse livro é dedicado ao estudo da sociolinguística do culto a tudo que você imaginar e até o que você nem imaginou. Como seres humanos, estamos intrinsecamente vulneráveis a influências grupais e os líderes cultistas e aspirantes narcisistas sabem como se aproveitar disso, é um livro ótimo para refletir sobre como somos afetados e como podemos ser mais cuidados quanto aos grupos dos quais fazemos parte, a escrita é ótima e super inteligente e foi gostoso de ler.