Cultos: A Linguagem do Fanatismo

Cultos: A Linguagem do Fanatismo Amanda Montell

Resenhas - Cultos: A Linguagem do Fanatismo

Luizgustavo 08/05/2024

Ótimo livro.
Livro nota 10. Um livro bem escrito e estruturado no que se propõe. A autora aborda o termo culto, não no âmbito religioso, mas em todas as áreas da sociedade, é claro q ela navegar na origem do termo religioso tbm. Já aviso esse livro é suprassensível, para pessoas com gatilhos emocionais, é um livro de nicho, e vc q tem algum tipo de gatilho a respeito de convivência a grupos, tome muito cuidado, porque a autora irá abordar grupos e seitas extremistas. Mas vc q gosta do tema, e quer conhecer mais, o que leva as pessoas a mudarem de opinião do dia pra noite, este livro é pra vc.

Laylla 06/05/2024

O cultês
Mais do que casos criminais, esse livro é dedicado ao estudo da sociolinguística do culto a tudo que você imaginar e até o que você nem imaginou. Como seres humanos, estamos intrinsecamente vulneráveis a influências grupais e os líderes cultistas e aspirantes narcisistas sabem como se aproveitar disso, é um livro ótimo para refletir sobre como somos afetados e como podemos ser mais cuidados quanto aos grupos dos quais fazemos parte, a escrita é ótima e super inteligente e foi gostoso de ler.

Nath Mendonça 29/04/2024

Eu gostei do livro, é quase um "resumo" de acontecimentos misturado com a opinião da autora. A escrita é boa e acaba não deixando a leitura maçante. Não é um livro de profundidade, espere um bate papo sobre cultos com a autora, com certeza não vai se decepcionar.

Ariane335 23/04/2024

O que torna os cultos tão intrigantes e assustadores? O que os torna poderosos? A razão pela qual tantos de nós assistimos documentários sobre Charles Manson e Jim Jones aos montes e caímos em tocas de coelho pesquisando sobre pessoas que se afiliam ao QAnon é a busca por uma explicação satisfatória para o que faz com que elas se juntem ― e, mais importante, permaneçam em ― grupos extremos. Nós secretamente queremos saber: isso poderia acontecer comigo?

Daniel.Oliveira 11/04/2024

Muito bom, mas não pra uma leitura imersiva.
Comprei o livro pensando que seria um dossiê de casos ligados ao cultismo, como Jonestown. Mas o livro vai bem além disso, ele cita alguns casos, porém usando-os como exemplo em uma análise bastante empírica (e com comentários muitas vezes tendenciosos da política norte-americana) de como funciona o fanatismo, abordando bastante a psicologia por trás desse fenômeno. Um bom livro, muito interessante porém muitas vezes técnico, o que torna a leitura um pouco cansativa.

Recomendo a leitura, porém não de forma imersiva (que foi o meu caso), são tantas informações e análises que fica um pouco confuso; com uma leitura diária e com calma, consegue-se aproveitar melhor o conteúdo, acredito eu.

Paula.Costa 10/04/2024

A linguagem é o tema principal desse livro. Como ela é usada para manipular e para exercer poder sobre outras pessoas. Me atraio muito pelo tema de cultos, fanatismo e manipulação e esse livro trata desse assunto de uma maneira simples e de fácil assimilação.

Vivihbu 27/02/2024

Da cientologia ao crossfit
Pra quem, como eu, adora um documentário sobre cultos este livro é mais do que indicado.
A autora relata pontos que tornam um lider cultista tao convidativo e, claro, como identificar um culto negativo.
Amanda Montell também lembra seus leitores que nós somos seres sociais, ou seja, nao da pra sair chamando qualquer grupo de culto! Muito menos apontar para pessoas dizendo que elas sofreram ?lavagem cerebral ?.

O layout do livro é mais que perfeito! As imagens e a fonte sao incriveis! Alem de ser confortável de ler! Darkside arraza sempre!

Poliana 26/02/2024

Indispensável
Cultos, da Amanda Montell, é leitura obrigatória para qualquer um que queira tentar entender um pouco melhor os tempos quase distópicos que vivemos hoje. A autora disseca o papel da linguagem em grupos cultistas (como os já conhecidos seguidores de Jim Jones e Heavens Gate), bem como de grupos que, apesar de não terem a estrutura formal de uma seita, agem como tal. 400 e poucas páginas e ainda sim ficou um gostinho de quero mais. Ainda bem que há uma rica lista de filmes e séries , bem como vasta referências bibliográficas para dissecar o assunto um pouco mais.
Destaque também para a linda edição nacional da Darkside com acabamento gráfico impecável.
Nota 10!

Bruna Teles 12/02/2024

reflexão, indignação e apreensividade
Amei o livro. A forma de como a escritora traz coisas do nosso cotidiano na sociedade, mostrando e revelando a forma cultista em como estes se moldam sensacional. Se você busca um livro no estilo de terror, sobre cultos suicidas etc, não é esse livro. Ele é assustador sim, mas por mostrar como a maioria de nós estamos suscetíveis a cair em uma forma de seita - não necessariamente religiosa ou com má intenções. Além da linguagem, a autora aborda muito sobre a psicologia por trás dos líderes e seguidores de cultos. Por que pessoas consideradas inteligentes, otimistas e de boa índole podem acabar praticando ou seguindo um culto?

Minha única crítica é que a autora poderia ter se aprofundado mais em algumas questões, e se aprofundou demais em outras. Acredito que a parte dos cultos fitness poderia ser menor. Acabou se tornando repetitivo algumas vezes.

Senti falta de uma parte mais aprofundada sobre o QAnon, e acho que ela deveria ter acrescentado uma parte sobre o terra-planismo (fica a recomendação do documentário "in search of flat eath").

No mais, um ótimo livro, nos deixa atentos e nos faz refletir ao se deparar com uma linguagem cultista.

Ivy 31/01/2024

Livro maravilhoso! Eu só acho que essa capa não faz muito sentido com a proposta... Porque é um livro que fala 100% de linguagem, não é um livro muito focado em casos específicos de seitas e cultos

Katharina.Pedrosa 26/01/2024

A linguagem dos cultos
A autora foca a investigação na estrutura que compõem os cultos, e para isso, ela se concentra no que a religião oferece: sentido, propósito, senso de comunidade e prática ritualística. Além de explorar o que leva as pessoas a entrarem e permanecerem em movimentos como os de Jim Jones, Marshall Applewhite e Greg Glassman.

No texto, são abordadas uma variedade de cultos, e o mais interessante é que nenhum deles envolve Deus. Graças a descrença com as instituições tradicionais, as pessoas começaram a buscar respostas/sentido em lugares alternativos. Entenda 'alternativo' como sendo desde uma terra prometida (Jonestown), até empresas de Marketing Multinível.

Diante de toda essa variedade de cultos, a autora deixa claro que nem todo culto é negativo. Apesar de seguir a receita de: líderes carismáticos, mentalidade nós x eles, comportamentos que refletem a alteração da mente e uso de clichês terminadores.

A autora não traz tantos detalhes sobre os cultos citados, o que em alguns momentos me deixou um pouco perdida. Mas, imagino que tenha sido proposital, porque ao final, tem uma lista sinistra de indicações de: filmes, séries e documentários sobre o tema.

"Hoje em dia, para se encontrar um sentido espiritual na vida, Deus não precisa estar envolvido".

Emy 23/01/2024

Uma nova perspectiva
Abordando temas como linguagem, publicidade e psicologia, o livro consegue ser surpreendentemente leve, e se destaca ao conseguir tratar de questões profundas de forma divertida e até ácida.
A leitura é envolvente e veloz, cativando não apenas os entusiastas de true crime, mas também aqueles que buscam uma reflexão mais ampla sobre a linguagem presente em nossas vidas. A autora faz referências a casos intrigantes, um prato cheio para os fãs de true crime, mas também explorando sua própria vida pessoal e a cultura pop, tornando a obra completa e intimista.
Ao folhear suas páginas, somos levados a prestar uma atenção renovada à presença da linguagem em nosso cotidiano e a questionar seus propósitos. O livro, cuidadosamente elaborado, evita cair em visões preconceituosas e estereotipadas, permitindo uma análise mais profunda e enriquecedora dos cultos e de como eles se relacionam com nossa sociedade. "A Linguagem do Fanatismo" é uma jornada que, além de instigar o intelecto, proporciona uma experiência de leitura prazerosa e memorável.

Marcelo 27/12/2023

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
O título por sí só já é bastante atrativo: "Cultos: A Linguagem do Fanatismo". Investiga o fascínio, a assustadora natureza e o poder dos cultos. A autora foca sua investigação nas linguagens empregadas por líderes de cultos, explorando o que leva as pessoas a aderirem a movimentos macabros como os de Jim Jones, Charles Manson e Heaven?s Gate. O texto abrange uma ampla variedade de cultos, desde os notórios até os mais inusitados, como o "culto da Air Fryer," fornecendo uma visão abrangente e esclarecedora sobre o tema.

Além de uma obra investigativa, o livro atua também como um guia, ensinando a identificar características de cultos e seitas, alertando sobre os perigos associados a essas organizações. Com base em casos reais e pesquisas aprofundadas, o livro oferece insights valiosos para evitar golpes e manipulações propostas por esses grupos, promovendo conscientização e prevenção.

Apesar da seriedade do tema, Amanda Montell apresenta a narrativa de forma envolvente e acessível, equilibrando o conteúdo denso com um humor ácido. O livro não apenas explora cultos do passado, como Jonestown, mas também destaca o surgimento de novos cultos impulsionados pela internet. A autora deixa claro que nem todo culto é negativo ou prejudicial, mas partem da mesma base do ?nos x eles?, do fato de um conhecimento acessível apenas para quem é do grupo, a veneração de valores do grupo e muitas vezes também de seu fundador. Nessa linha a autora investiga o sucesso de empresas de Marketing Multinível como Avon, Amway, Mary Kay, Herbalife, etc... e Também o Crossfit e a SoulCycle, considerados pela autora como uma seita fitness
Além disso, o autor fornece uma "galeria macabra" de indicações, incluindo filmes, séries e documentários, aprofundando ainda mais o conhecimento sobre o tema.
Emy 16/01/2024minha estante
ótima resenha!