Um prefácio para Olívia Guerra

Um prefácio para Olívia Guerra Liana Ferraz

Resenhas - Um prefácio para Olívia Guerra

1 | 2 | 3 | 4

Leticia 20/08/2023

Que livro dificil. Poetico mas dificil, a historia de uma filha que conta como a vida del foi impactado pelo suicidio da mae. Muitoooo triste.

Erick Simões 27/08/2023

Excelente construção de personagem
O perfil criado para a personagem principal é realmente incrível, o livro é tão bem escrito que passa a impressão que a história é real e que foi vivida pela própria Liana. Uma das melhores construções que na vi.

leiturasdamafe 27/08/2023

Como esse livro não está sendo indicado a todo canto?
Eu estou sem palavras agora que terminei essa leitura. Com certeza irei fazer uma resenha elaborada, mas ainda preciso digerir e reler alguns momentos para me inspirar. Pessoas que gostam da escrita da Carla Madeira e da Pilar Quintana vão gostar desse aqui, simplesmente incrível. Em alguns momentos, até esquecia que Olívia e Maristela Guerra não existem na vida real. Leiam, leiam e leiam!

Ludmilla 09/09/2023

Profundo, dramático, bonito. Sobre perdas que, apesar do tempo, nos atravessam por toda a vida. De certa forma, nos faz pensar o quanto, como mulheres, somos cobradas a ?performar? bem determinados papéis, como o da maternidade. Muitas vezes, quando nos afastamos dos ?standards?, caímos no adoecimento mental.

Liara 10/10/2023

Estou apaixonada pela escrita e pelas palavras da liana
engoli esse livro de um jeito que não conseguia faz tempo, senti cada página e cada poema!
uma das leituras mais lindas desse ano sem dúvida

Tice 20/10/2023

Um prefácio para Olivia Guerra
A literatura brasileira contemporâneo tem ganhado nomes relevantes. Mulheres e Homens com ideias brilhantes e incrivelmente lindas. Conheci Lília Ferraz com o livro de poesia Sede de me beber inteira e agora, em nosso segundo encontro, me debruço numa das obras mais inéditas que eu já li. Um livro que narra o suicídio da mãe e presenciado pela filha de 8 anos. Os relatos são rasgos na alma. A narrativa desenvolve conflitos familiares, morte, fortes marcas de solidão, desamparo e desequilíbrio emocional. Cercada de fortes cenas que caracterizam o comportamento humano, a história aqui relatada acomoda a urgente necessidade de uma reorganização familiar.
É um livro explenderoso.

mglld 04/11/2023

Maravilhoso
Quanta beleza há na escrita de Liana!
Simplesmente imperdível!!!! Poético, forte e sensível!!! Leiam!

DêlaMartins 05/11/2023

Duro, difícil
Leitura difícil, triste, escrita de forma poética, diferente. Liana Ferraz consegue transmitir a história de forma tão sensível, que parece real.

Tudo é narrado por Maristela que carrega um trauma e uma tristeza enormes desde que sua mãe se suicidou pulando da sacada na frente dela, quando ela tinha 8 anos. A mãe, poetisa Olivia Guerra, não teve sucesso enquanto viva, mas vira um ícone depois de morta e cabe à Maristela cuidar desse espólio que traz recordações e sentimentos tristes e ruins. O livro é um prefácio que a filha está escrevendo para a obra da mãe e enquanto ela escreve, vai revendo fatos e dores pelas quais passou e ainda passa desde o suicídio de Olivia.

Maristela sofre muito, tem dificuldade em se relacionar com os outros, é uma pessoa triste, cheia de interrogações. O livro é muito bom, mas a dor transmitida incomoda. Um livro bastante cultuado, mas muito visceral para o meu gosto.

Natalie.Calderini 15/11/2023

Daqueles livros em carne viva, viceral, que vai direto pra alma! Encarnei a Maristela em cada página, amei e odiei a Olívia e fui cuidada pela Liana.
Leitura imperdível!

Clarice 28/11/2023

Nem palavra para essa obra de arte
A autora conseguiu me fazer sentir as emoções da protagonista. E isso foi incrível, o livro é incrível tudo é incrível, o jeito quer o livro é escrito é super gostoso de ler, te prende do prefácio do prefácio, até o final, e que final meus amigos. Se vc tá em dúvida se lê ou não lê, minha dica é lê, que vc boa vai se arrepender. Amei a protagonista, da para ver que ela já passou poucas e bos na vida, mas no final ela conseguiu se encontrar. Foi minha leitura do ano, com certeza vai virar meu livro preferido da vida.

Julia4845 25/12/2023

"Odeio que ele me obrigue a dizer em voz alta meu desejo"
"seu amor é pela partida quase, pois seu desejo é demorar a partida de alguém"
"você quer (e ainda faz isso comigo) dominar o não de alguém. e se serve em sacrifício."

Que livro lindo! Não consegui soltar e li tudo em um dia. Na ausência realmente cabe tudo mas sempre sobra um cantinho - entre a pálpebra e o olho como a Liana escreve - que não se resolve e insiste em reincidir, em escancarar esse espaço. E sobre ele só nos resta perguntar e perguntar e perguntar...

GeArgia6 28/12/2023

O modo como o livro foi escrito me incomodou no início, mas logo vi a beleza da construção do texto de liana. senti a dor de maristela de estar sem sua mãe e a angústia que vive com ela desde muito antes do salto, quando olívia estava lá sem estar. ao mesmo tempo que compreendi as consequências de tudo o que aconteceu, me irritei com sua forma de se relacionar, afastando quem a ama por não conseguir tolerar uma relação. terminei o livro encantada com a escrita de liana, querendo mais e mais!

1 | 2 | 3 | 4