A outra Ana

A outra Ana Vinícius Oliveira Rocha

Resenhas - A outra Ana

Carol 20/10/2023

A outra Ana
Comprei esse conto no #ExplodaSeuKindle e nunca tinha lido nada do autor, no começo achei o conto mais devagar mas ele desenvolveu bem e o final foi bastante interessante e contundente. Eu gostei da escrita principalmente nas partes de diálogo e gostaria de ver mais contos ou históricas produzidas por ele.

Em alguns momentos o conto não me pegou tanto e foi mais para o final que isso acontece e também percebi alguns poucos erros de revisão, de qualquer maneira é uma boa opção para uma leitura despretensiosa de suspense e que pode ser realizada em um único dia.

Que o autor tenha muito sucesso em sua jornada ainda!

Thalita @desabafoliterarioo 09/11/2023

“POR ISSO A IDEIA DE CONHECER ANA LUÍSA PESSOALMENTE SÓ AUMENTOU COM O TEMPO. ENTRETANTO, NÃO ERA SÓ PELA NOSSA SUPOSTA SEMELHANÇA FÍSICA; PARECIA QUE ESTÁVAMOS INTERLIGADAS POR ALGO MAIS”

A Outra Ana é um thriller psicológico que logo de cara me vi presa em sua história. O mistério envolvendo a protagonista nos leva a entrar em um grande quebra-cabeça que, ao longo do conto, é inevitável imaginar várias teorias sobre. E com consequência ficamos até o fim para saber onde isso realmente irá acabar.

A narração em primeira pessoa acabou sendo ótima para a história. Pois, compreendemos e entendemos melhor o que levou a protagonista a fazer o que fez.

Ana Lúcia, professora universitária, levava uma vida tranquila até ser confundida com outra professora do campus onde atualmente trabalha. A partir do momento que esses eventos começaram a ficar cada vez mais frequentes, ela começou a sua própria procura pela tal professora. E a sua curiosidade acabou se tornado uma obsessão perigosa...

É assim que esse mistério nos faz criar várias possibilidades sobre a verdadeira razão por trás dos acontecimentos. É uma determinada fala da personagem (não lembro qual página, mas foi quase nos 50%) deduzir o porquê das atitudes de Ana, e por conta disso não fiquei confusa no fim. No que o autor passou em sua história.

A escrita é uma delícia. Pretendo ler mais obras do autor.

É com apenas 37 páginas que o conto me conquistou.

anapmoscoso 10/07/2023

Um perigoso jogo de autodescoberta
A Outra Ana, do autor Vinícius Oliveira Rocha, é um conto de cerca de 40 páginas que nos apresenta a professora universitária Ana Lúcia, uma mulher que leva uma vida estável, com uma boa carreira, casada e com filhos. Ou seja, ela não tem do que reclamar.

Mas também não há nada de muito extraordinário em sua rotina.

A vida pacata da protagonista é abalada quando ela começa a ser confundida com outra mulher, também uma professora, que além de, aparentemente, ser extremamente parecida com ela, também atende pelo nome Ana. Isso seria algo normal, corriqueiro até. Afinal, quem nunca foi confundido com outra pessoa? Mas a frequência com o que isso acontece e, principalmente, a certeza que aquelas pessoas carregam de que ela é a outra Ana é o que torna as coisas perturbadoras. Para completar, a vida dessa mulher misteriosa parece ser muito mais interessante do que àquela levada por Ana Lúcia e isso começa a incomodar.

Ana Luísa, a outra Ana, é, ao que tudo indica, uma pessoa muito mais animada, mais divertida, mais agradável. Uma mulher de muitos amigos, talvez de muitos amores, querida pelos seus alunos e colegas. E Ana Lúcia quer um gostinho disso.

A Outra Ana é um thriller psicológico que mexe bastante com nossas inseguranças — inclusive, ler esse conto carregando o nome da personagem foi algo... peculiar. Obrigada por isso, Vinícius. —, nossas escolhas de vida, o que desejamos e até mesmo o que invejamos.

Se você tivesse a oportunidade de trocar de vida por uma que parece melhor, ainda que só por algumas horas, ainda que fosse fingimento - para você, não para os outros -, você o faria? É só uma brincadeira, não vai fazer mal algum, é só para fugir da rotina. Claro, se você gosta, você vai querer mais. Se não há consequências numa primeira, nem numa segunda vez, por que haveria de ter numa terceira? Sua vida é sem graça, a vida da outra Ana é muito mais divertida.

E é assim que Ana Lúcia cai num perigoso jogo de autodescoberta que se torna bem assustador e, para o leitor, bem perturbador também!

Essa é uma leitura que vale muito a pena ser feita, a escrita do Vinícius é boa demais, o clima de suspense e de tensão que ele colocou na narrativa ficou perfeito e o final é imperdível!

site: https://twitter.com/anaestalendo

ma.ri_ 24/02/2024

5/10
A leitura é super rápida e simples.
Confesso que o enredo tomou um rumo que eu não esperava.
Acho que não teria q ter ido pro lado "psicológico", e sim, uma coisa mais "real".

Jess 27/10/2023

Curtinho, mas interessante
Para quem quer ler uma história de suspense curtinha, com um toque psicológico, indico muito!
Me prendeu, pra quem já leu muito suspense pode ser que descubra o plot twist logo mas isso não estraga a experiência da leitura. Também recomendo para quem está começando no mundo do suspense.

booksdreamz 31/10/2023

Achei a premissa bem interessante e a tensão é eminente na história, mas o final admito que ficou confuso, tirando esse ponto recomendo a leitura

Sthef 02/08/2023

Fantástico!
Foi o meu primeiro contato com uma obra do Vinícius Rocha e eu simplesmente li tudo de uma vez. Uma pena que seja tão curto (e talvez por isso seja tão marcante), porque eu facilmente leria 500 páginas dessa história.

dreamer 06/09/2023

Um livro tipo: expectativa - X - realidade
Esse é uma daqueles contos que esperamos nada e recebemos tudo!
Tem uma escrita misteriosa e até engraçada.
Engraçada porque a Ana querendo ser a outra Ana é coisa de doidjo kkkkk

O final é bem surpreendente.
A gente cria milhões de teorias e no final a coisa é mais simples do que pensamos, dando um encanto a mais pra história.

milygds 05/10/2023

Que conto incrível.
A história te prende do início ao fim, ele é muito bem escrito e te faz refletir muito.
Com certeza irei ler outros livros do autor.

lili.png 09/12/2023

Uma história que prende o leitor
EU AMEI ESSE CONTO. Foi com certeza um dos melhores livros que o ExplodaSeuKindle me deu a oportunidade de conhecer.

O mistério de saber quem é a tal professora que todo mundo confunde a protagonista (Ana), saber quando e como elas vão se conhecer.. é algo muito empolgante. A história me prendeu do início ao fim.
Só o final que achei um pouco confuso e precisei ler mais de uma vez para entender.

Leticia.Monalisa 18/10/2023

Um suspense psicológico muito bom!
No começo a narrativa demorou um pouco para me prender, é bem provável que tenha sido porque li quando estava privada de sono kkkkk também pode ser por causa do ritmo inicial do conto. Enfim, do meio pro final conseguiu me prender bastante!

Fiquei envolvida demais, me senti como se estivesse na mente de Ana, na sua pele, senti o desespero e acompanhei seus atos com muita atenção. O suspense conseguiu me atingir, assim como os conflitos internos da personagem.

Tem cada frase marcante, algumas me fizeram parar, reler e pensar um pouquinho.

Muito interessante essa situação da Ana, esse conflito moral e o enredo em torno do duplo e da obsessão por uma vida diferente.

O final foi satisfatório, achei que fez jus ao enredo, mas confesso que ainda queria mais!

?? Gostei muito da escrita de Vinícius, ele soube conduzir muito bem o enredo, os conflitos e a personagem. Estou animada pelos próximos trabalhos do autor, porque o primeiro conto já foi muito massa!

? Indico para os amantes de suspense, para quem busca uma leitura rápida ou quem busca ler algo diferente e envolvente.

Lizewski 06/11/2023

Quem sou eu?
O suspense e drama são muito bem colocados no conto fazendo a trama desenrolar livremente. Juntando ainda com a boa escrita do autor, o conto é uma ótima recomendação para quem quer pensar um pouco na história e refletir após a leitura.

Zé Guilherme 24/07/2023

Eu de mim?
De todas as mitologias fantásticas, a que sempre põe uma pulga atrás da minha orelha é a do duplo (ou doppelgänger). O Vinícius resgata esse sentimento aqui de forma magistral. Colocando a gente na pele de Ana Lúcia num ambiente tão comum, que quando a presença do estranho chega, você sente aquele arrepio bom.

Um pequeno conto com aquele gostinho de quero mais. Excelente!!

Jenni 29/08/2023

Geralmente eu não curto muito livros da temática, mas achei interessante e responsável do autor a maneira como foi abordado