Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Izabela.Fabro 24/05/2024

A editora deixa a desejar
Começando pela edicão: linda, de capa dura, cor chamativa, design show! Porém não adianta nada a capa ser bonita e a edição ser ruim. Muitos erros de grafia e ortografia que, claro, não comprometem o entendimento da história. Porém, quando lemos um livro, esperamos que no mínimo a edição do texto seja perfeita (o que não é o caso).

Razão e Sensibilidade, como o próprio nome já o diz, refere-se ao temperamento de nossas personagens principais: Elinor e Marianne, duas irmãs órfãs de pai que vão morar em um chalé com a mãe e irmã mais nova e frequentam a alta sociedade em na Inglaterra rural, vivendo com encontros e desencontros de enamorados, parentes fofoqueiros, desigualdade de castas e todo tipo de temperamento humano.
Em minha opinião, o romance não entregou muito. Não me senti arrebatada (como em Orgulho e Preconceito) e esperava mais. Os acontecimentos são fúteis, porém temos de observar que, como sendo um romance de costume (ambientado na época em que a autora viveu), as mulheres não tinham uma vida muito ativa além de encontrar pretendentes para manter ou melhorar a situação de vida. Portanto, é normal que o enredo seja composto 90% de pessoas visitando umas às outras em suas propriedades.
Reconheço a importância da obra para a época e para a história da literatura inglesa e suas críticas sociais implícitas, porém não achei tão legal assim.