Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis

Resenhas - Ressurreição

anniely1 14/04/2024

Dentre vários livros que li do Machado de Assis, esse foi um dos mais fáceis de ler! Muito gostoso a leitura, no meio ficou meio maçante pelas idas e vindas do Félix mas continuei e valeu a pena. Um livro bom, história boa e reflexiva quando se pensa na sociedade e o quão comum é uma pessoa ciumenta, a ponto de destruir um relacionamento lindo. Amei a personalidade da Lívia, grifei muitas coisas nesse livro, eu realmente amo a escrita do Machado de Assis, não há ninguém como ele e nunca haverá!
Marllon Oliveira 16/04/2024minha estante
Um livro que grita para ser relido kkk

anniely1 16/04/2024minha estante
exatamente!!!

Marllon Oliveira 27/03/2024

Félix, o inseguro!
Gostei muito do livro, esse é o meu primeiro contato de forma pensada com a obra de Machado de Assis, pretendo ler mais de suas obras num futuro próximo.
Mas ao se falar do livro, pelo menos na edição que li, tem algumas palavras rebuscadas, expressões da época, mas penso que a editora deve ter dado uma suavizada nestes termos para não ficar tão penoso a leitura nos dias de hoje, porém sem fugir muito de uma originalidade, não posso afirmar com afinco isto, pq não li outras versões.
Félix é um personagem muito inseguro e ao ler sobre ele, já é falado de sua peculiar atitude dentro de seus relacionamentos, não duram mais do que 6 meses e, ao ler o livro, fica claro o motivo disso, porém, ao conhecer Lívia, uma mulher forte e segura, Félix tenta lutar contra essa peculiaridade. É um drama que ao ler, pensa-se que é ficção e que ninguém hoje em dia agiria assim, mas penso que essas idas e vindas de Félix deve ser mais comum do que imagino. Um livro de leitura fácil e direto ao ponto, recomendo muito.

Giordano.Sereno 02/12/2023

O primeiro romance de Machado de Assis
Publicado em 1872, Ressurreição é o primeiro romance de Machado de Assis, inaugurando sua fase mais romântica. O enredo gira em torno de Félix, um médico de mais de trinta anos, bem sucedido (herdeiro rico), emocionalmente instável, caprichoso e bon vivant. A trama aborda temas como amor, redenção, hipocrisia social e os dilemas morais dos personagens. É um prazer contemplar um texto tão bem escrito e perceber características que serão tão marcantes por toda a sua obra. Traços típicos de Machado estão presentes na narrativa, com ironia e sarcasmo inteligentes (muito bem construídos), especialmente nas observações sobre a sociedade e seus costumes.