Guaporé

• Guaporé
• Eurico Cabral
• Editora Record @editorarecord
• Ano: 2023 - 254 páginas

🍂"O mal tá fundo, no tutano de cada um. Por fora não se vê."
pág.38

Lirismo, paisagem sertaneja, crimes, a ásperaza do Nordeste e tudo que não afunda no Rio Guaporé.

Tião na infância era subnutrido, por isso não tinha forças nem para caminhar, vindo do sertão nordestino, marcado pela miséria e a seca, passa a viver nas barrancas do rio Guaporé. "Adotado" (depois de ser trocado por uma cabra) passa a viver com um fazendeiro. Com o passar do tempo, Tião se recupera da desnutrição e passa a trabalhar na plantação, ainda mais tarde passa a exercer a função de vaqueiro. Já adulto, após a morte de seu patrão, Tião parte para o sertão do Mato Grosso onde não há fome (mas há outros tantos problemas). Seu filho parte para tentar a sorte na cidade aos doze anos de idade, e sua esposa afim de uma nova vida o deixa. A única que fica ao seu lado é sua filha Luz, com quem tem uma relação de cumplicidade.

Apesar de tudo que Tião viveu desde a infância, sua vida parece ter encontrado certo equilíbrio e tudo corre bem (na medida do possível), até que uma situação o leva a tomar uma atitude trágica.

Com a raiva de uma vida acumulada, Tião questiona
se a atitude que tomara fez dele um homem ou um bicho.
* Ps: pra mim ele já tinha deixado de ser gente, quando passou a desejar a própria filha.Razão pela qual é impossível ter qualquer tipo de compaixão por esse personagem.

Acredito que a ideia tenha sido chocar, tratar os pecados pela ótica de alguém que vive quase que à parte do mundo (longe da civilização, das leis e principalmente da ética), mas na minha opnião o absurdo do incest0 torna a narrativa ainda mais indigesta. Não bastando toda miséria que rodeia a obra, há também a miséria de espírito, levando Tião a ter consciência de que de fato está agindo feito um bicho.
🍂"Existe pecado na solidão da mata? (...)Homem é humano, mas também é bicho(...)" 》pág. 222