O cheiro de Mel Queimado

O cheiro de Mel Queimado Fiona Valpy

Resenhas - O cheiro de Mel Queimado

Sandra 29/04/2024

M Bom abril 24
Adoro estórias com fatos históricos, guerras verídicas misturadas com romance.
Muito bem escrita. O passado é o presente separados mas unidos pelo mesmo local, pela mesma casa.
1939 a 1944, é a época atual 2017.
Um pequeno povoado francês e a resistência na guerra.
Sensível, humano.
Adorei
Dani(ela) 29/04/2024minha estante
Amei esse. Pena ser pouco conhecido, metecia mais divulgação.

@bibliotecadedramas 26/12/2023

Esse livro é narrado em dois tempos: o passado de Eliane na época de Segunda Guerra em terceira pessoa, e a história de Abi nos tempos atuais narrado em primeira pessoa. O que me incomodou neste livro é que ele tinha tudo pra ser uma baita história, ainda mais com o pano de fundo da Segunda Guerra, mas infelizmente não me prendeu em nada.

Eu não sei qual tipo de comparativo a autora quis fazer entre a história de Abi e Eliane. Abi é uma mulher que casou com um idiota e sofreu muito abuso no casamento e sim, é algo muito pesado, mas querer meio que usar as duas histórias pra criar uma conexão de abuso em casamento com os horrores de uma guerra é totalmente incabível pra mim. São traumas diferentes que não deveriam ser colocados numa mesma régua.

Esse livro teria sido muito melhor aproveitado se a autora tivesse contado apenas a história de Eliane que por si só já foi bem emocionante, mas pra mim acho que pelo incomodo de querer fazer as conexões acabou ficando algo bem cansativo. Uma pena.

site: https://shejulis.com/livro-o-cheiro-de-mel-queimado/

Minhasleiturasofc 28/10/2023

Resenha ?
?A vida não é esperar a tempestade passar. É aprender a dançar na chuva?.

? Essa é uma história leve,singela,tocante. Bom,no começo demorei um pouco a engatar na leitura e após 30% pra lá começei gostar muito da narrativa,e a partir dai me vi cada vez mais envolvida pra conhecer através das páginas aonde essa história iria me levar...

?Abi Howes está em busca de uma nova vida após perder o marido,até que consegue um emprego no Château Bellevue. Abi logo se vê envolvida pela história daquele lugar e buscar entender melhor o que ouve por ali.

A história de Eliane é contada a Abi e assim podemos viajar através das páginas e descobrir tudo o que ouve com Eliane e sua familia durante a guerra.

Eliane Martin cuida das colmeias no jardim do belo Château Bellevue. O destino a faz conhecer Mathieu Dubosq,homem pelo qual ela se apaixona e estão felizes,até que a guerra começa a pertubar o destino deles. Eliane se vê obrigada a ficar longe dele por questões importantes.
Tempo depois,ela se junta à Resistência e lutar pela liberdade da França. Suas forças e determinação serão testadas até onde ela poderá ir.

Também vamos conhecer vamos conhecer um pouco da história de Aby,que foi uma das questões mais tocantes na historia. O livro mostra uma mulher que sofreu com a violência doméstica e se viu obrigada a suportar tudo isso sozinha. Nessa nova fase ela está aprendendo a se redescobrir e recomeçar,após sair do relacionamento abusivo.

São anos diferentes ,a história de Eliane começa a partir de 1948 e em 2017 Aby é instigada a conhecer a história de Eliane. Duas mulheres unidas,separadas por gerações, ambas fortes e que vão encontrar essa força dentro de si mesmas.

? A história das duas se cruzaram,é o mais legal é ver o quanto Eliane inspirou Abi a ter força e a coragem de Eliane,através de sua história.

"Au milieu de l?hiver, j?apprenais enfin qu?il y avait en moi un été invincible.(Retour à Tipasa, Albert Camus (1952))"
"E, no meio de um inverno, finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível. (N.T.)"

? Através dessa história vamos ver as diversas facetas da guerra e tudo que aconteceu no Château Bellevue,e como foi difícil enfrentar a guerra. A história foi bem construída,gostei dos personagens e de toda a ambientação da história.

?Sobre um relacionamento abusivo também nos deixa a lição de que muitas vez por mais imperceptíveis que sejam os sinais,e sempre bom estar em total estado alerta. O Zac,por exemplo mostra que muitas vezes na conquista os abusadores podem ser bonzinhos ,mais após ser conquistada,te mostra o quanto pode ser mal.

? As abelhinhas te convidam a conhecer essa linda história ?

Patsy 08/09/2023

Emocional
Historias que se passam na Guerra são sempre muito profundas, emocionais e desafiadoras. Não é diferente em Cheiro de mel queimada. Acompanhamos duas histórias, a de Abi em 2017, que busca se reconstruir emocionalmente após anos de abusos em um casamento tóxico e Eliane, que tem sua vida marcada pela invasão nazista na França.
Ambas histórias sao bem construídas e desenvolvidas, meu único incômodo é que a tentativa de conexão entre as narrativas pareceu muito forçada. O terror da guerra e o terror de um casamento violento são duas coisas horríveis que não deveriam ser colocados na mesma linha. Os traumas são diferentes e não equivalentes.

mafelivros 26/08/2023

O melhor livro que aborda o Holocausto, na minha opinião! ?
A história se desenrola quando os destinos de Sara e Abi se entrelaçam durante a aproximação de uma forte tempestade. Sara não só oferece para Abi um abrigo e refeição, como também um emprego no Chateau Bellevue, situado na zona rural francesa.

Abi está trilhando um caminho em busca de um recomeço e de cura pessoal, após enfrentar traumas resultantes de um relacionamento abusivo. À medida que escuta as narrativas de Sara sobre as histórias do Chateau, o passado de Eliane, uma mulher que habitou o local durante os turbulentos anos da Segunda Guerra Mundial, se desvenda diante dela.

Ao contemplar a força e a bravura que Eliane demonstrou décadas atrás, Abi passa a reconhecer em si aquela mesma coragem e resiliência. A história revela, de maneira sensível, a transformação de Abi à medida que ela se inspira nas experiências passadas, encontrando coragem para sua própria jornada de superação.

O livro intercala presente e passado, ora narrando as histórias vividas por Eliane e ora narrando as reflexões de Abi sobre o passado da antiga moradora daquele lugar e sobre sua própria vida.

Eu estou, simplesmente, apaixonada pela escrita da Fiona Valpy. Agradeço muito à editora Principis por me apresentar essa autora tão incrível!

Leiam O Cheiro do Mel Queimado, vocês não vão se arrepender! ?

Mary - @mundo_literario.mary 18/08/2023

Amei demais ?
? Em 1938, Eliane tinha uma vida normal, ela trabalhava com o cultivo de colméias de abelhas, ela vendia os potes de mel para o vilarejo onde mora. Tudo andava bem, até que a França é invadida pelos n4z1st4s.

? A vida dela e de todo dos ao seu redor se torna algo muito complicado, ela e sua família começam a lutar contra os ataques. Eles e outras pessoas participam de um grupo chamado a resistência.

? Intercalado com a história de Eliane, temos a história de Abi, que se passa em 2017. Recentemente ela se separou do seu marido, ao qual tinha um relacionamento tóxico e obsessivo.

? Agora Abi procura recomeçar a sua vida, e em uma viagem a França, ela acaba aceitando um trabalho como ajudante em eventos, e é aí que a vida dessas duas mulheres se encontra.

? O livro foi o primeiro que li da autora, e amei muito a experiência, a leitura é fluida e os capítulos são curtos e vão se intercalando entre a vida de Eliane e Abi. Aqui vemos duas mulheres que precisam tomar algumas decisões ao longo de suas vidas e mostrarem a sua força para o mundo.

? Estou animada para poder ler a outra obra da autora, que também foi publicada pela editora Princípis. Voltando a essa obra recomendo demais ela e espero que vocês gostem dela.