Sutil

Sutil Maraíza Santos

Resenhas - Sutil

Danielli4 06/02/2024

Terceiro livro da trilogia Amores Nobres
Assim como os demais livros da trilogia, eu devo elogiar a escrita da autora. É leve, bem colocada, simples, mas de uma maneira muito bonita.

Gosto muito da escrita da Maraiza e, com certeza, lerei os próximos lançamentos.

Porém, este foi o livro que eu considerei mais "fraco" da trilogia. A sensação foi de pressão. Como se precisasse entregar logo esse terceiro livro. Tanto que a revisão ficou um tanto a desejar com vários erros de digitação, palavras faltando, troca de nome de personagens.

Eu achei que precisava de mais desenvolvimento entre os protagonistas. MAS isso não anula o quanto gostosa foi a leitura. Mesmo sabendo o destino dos protagonistas, foi muito gostoso descobrir como havia acontecido e como tudo se desenvolveu. Eu esperava que o terceiro livro fosse mesmo sobre Ever e Cory, mas como os anteriores foram em ordem cronológica não achei que seria possível. Então foi uma gratíssima surpresa!

@lendosonhando 23/07/2023

Ever casou aos 16 anos com um diplomata espanhol e achou que construiria uma vida digna de contos de fadas.

No entanto, após 10 anos de casamento, Ever está viúva, com uma filha, cheia de traumas, sem dinheiro e retornando para sua família na Inglaterra.

Corey é um Marquês que aos 13 anos sentiu em sua alma que amava Ever e sofreu ao vê- la se casae com outro. Com a partida de sua amiga/ amada ele se dedica ao Parlamento, ao Marquesado e à libertinagem.

Sutil é um romance de época com toques de romance de costumes onde vemos um pouco da dinâmica da sociedade e das regras da sociedade inglesa nos idos de 1840.
Ever é uma mulher viúva e nessa época a única opção de se manter parte de tudo é casando novamente, no entanto, por causa de um casamento pautado nas violências físicas e psicologicas a protagonista tem muitos medos e inseguranças.

Sutileza é a palavra que melhor define a dinâmica entre Cory e Ever. O Marquês quer provar que deixou a vida de mulheres para trás, enquanto Ever precisa superar seus medos se quiser tentar ser feliz ao lado de Cory, os dois então entram em um longo cortejo do tipo um passo para frente e dois para trás.

A escrita da Maraíza é muito boa, por meio dos diálogos vamos compreendendo as motivações dos personagens e vamos entendendo suas complexidades, no entanto, as histórias em paralelo, especialmente a da Danna acabaram comprometendo o arco dos protagonistas.

Ever poderia ter sido mais explorada em relação a seus medos se tivesse havido mais espaço e creio que mesmo diante da rigidez da etiqueta social, poderia rer tido mais momentos entre Corey e Ever.

Sutil chega despretensiosamente e quando nos damos conta já estamos completamente fisgados pela história. Na torcida para que haja livros do Byron e do Dudley!