A armadura da luz

A armadura da luz Ken Follett

Resenhas - A armadura da luz

FabiBraga 11/05/2024

Gostei, mas não tanto como os demais
Pilares da Terra/Mundo sem fim, e Coluna de Fogo são insuperáveis para mim, sei que a intenção oi boa mas os livros mais recentes não foram tão bons quanto os outros

Valesi 29/04/2024

Uma época monótona em Kingsbridge
Os livros de Ken Follett são como as lojas de conveniência em postos de combustível: não têm muita variedade, mas são um excelente quebra-galho.
Em A Armadura da Luz, voltamos à Kingsbridge, agora em meio à Revolução Francesa e lidando com a chegada da Revolução Industrial.
Os plots dos personagens são um tanto quanto previsíveis, e os próprios são bastante rasos e bidimensionais, mas a escrita de Follett continua fluida e satisfatória.
Recomendado se você já se conectou com alguma coisa da série antes.

Madson 31/03/2024

É sempre um prazer poder revisitar Kingsbridge e dessa vez com a Revolução Industrial e Revolução Francesa. Mundo sem fim segue sendo o meu favorito da saga kingsbridge mas todos os livros sao maravilhosos

Lucas Cerva 18/03/2024

A Armadura da Luz
Este é o segundo título que leio do Ken Follett neste de 2024. Confesso que esperava mais dele nesta sequência de Kingsbridge. Achei os personagens rasos, não consegui me envolver com como nos demais livros.

Jujuba 12/03/2024

Resenha Cultura Pocket 2024
Oi pessoal!
Hoje é dia de falar de uma obra incrível, que recebemos em parceria com a @editoraarqueiro , "A Armadura da Luz" do autor Ken Follett.

O livro faz parte da Saga Kingsbridge, que no Brasil ficou conhecido como a série: “Os Pilares da Terra”. O gênero “romance histórico” é uma especialidade de Follett, que ambienta suas tramas em períodos históricos misturando personagens ficcionais com reais além de enriquecer a obra com muito conteúdo relevante.
Kingsbridge: Ordem Dos Livros :
• 1 – Os Pilares da Terra
• 2 – Mundo Sem Fim
• 3 – Coluna de Fogo
• 4 – O Crepúsculo e A Aurora
• 5 – A Armadura da Luz

Nesta trama vamos acompanhar o período compreendido 1792 e 1815, época de grandes mudanças na Industria Textil na Inglaterra. E para grande surpresa, já quem não havia lido nenhum dos livros anteriores, foi perceber que a história não trata de um único protagonista, mas sim de vários personagens que por sua vez representam as inúmeras camadas da sociedade daquele tempo.

Sal Clitheroe, uma tecelã/operária que fica viúva e precisa encontrar um meio de cuidar do filho pequeno Kit, o tecelão David Shoveller conhecido como Spade, Amos um jovem que herda um negocio falido do pai e precisa encontrar meios para salvar o negocio e trabalho das pessoas que dele dependem, Hobermam um empresário cruel disposto a tudo para alcançar ganhos e poder.
Em meio a isso temos também uma divisão religiosa de Anglicanos e Metodistas e claro as Guerras Napoleônicas.

Em um intervalo temporal de aproximadamente 28 anos veremos os jovens protagonistas se tornarem adultos e, portanto, acompanhamos também as mudanças na sociedade, no comportamento e na forma como as pessoas serão impactadas pelas escolhas que fazem ao longo da trama.
Várias vezes me pegava pensando que se algo tivesse sido feito de uma forma diferente o resultado seria outro na história, assim como acontece na vida. Uma excelente condução de história que apesar de longa, 633 páginas, não se torna maçante, há muita coisa acontecendo na vida dos vários núcleos e nem sempre conseguir o que se almejava parece ser a receita da felicidade para os personagens.

site: https://www.instagram.com/p/C2wwxSNuTNX/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Roberta 01/03/2024

Decepcionante
É difícil de acreditar que o Ken Follett possa ter escrito um livro tão preguiçoso como esse.
Kingsbridge merecia muito mais!
Pessimo desfecho para uma saga que foi incrível.
Ele parecia estar com pressa o tempo todo, sem contar que as histórias são absolutamente apáticas e chatas.

Lucas990 28/02/2024

Não vou dizer que revisitar kingsbridge é nostálgico como retornar para casa pq Deus me livre de morar lá, mas à distância segura do leitor é sempre muito excitante.
Em A Armadura da Luz, Kingsbridge está fervilhando com a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e toda a adversidade histórica que isso trará para a vida dos personagens. E falando em personagens, Ken Follett mais uma vez nos traz personagens vivos, cativantes e apaixonantes, o que torna a leitura deste livro tão especial quanto seus antecessores.
Aos amantes de romance histórico como eu, é leitura obrigatória.

Simone de Cássia 28/02/2024

"Ken Follett é sempre Ken Follett. Pode até ser que de vez em quando dá umas escorregadas e deixe uns "trenzim meio tocado" aqui e ali, mas a gente perdoa quando se depara com o todo. É como se, visto de parte a parte encontrássemos pequenos defeitos, mas quando no todo, ficamos maravilhados. "Armadura de Luz" me prendeu ao longo das 600 páginas me fazendo percorrer com olhos curiosos os tempos idos... Os pequenos deslizes aqui ficaram por conta de um casal que demorou a se entender( pra mim, que sinto enjôo com amores açucarados, foi até bom... rs rs), ou por conta de um vilão que sumiu e não "pagou" nada das suas maldades . Também ficou meio "moderninho " demais com alguns personagens entrando na pilha da tal inclusão irritante, ( te perdoo, Ken, até você tem que se render aos mi mi mis atuais... fazer o que? ) Para os que gostam de batalhas e guerras tem uma parte que é um "prato cheio" ; uma descrição meio cansativa da batalha de Waterloo . Mas, nada que fizesse a viagem pela continuidade da saga de Kingsbridge menos prazerosa.Gostei muito!
Malu Marinho 28/02/2024minha estante
Eu adoro ken Follet, mas fiquei meio decepcionada com os últimos livros dele. Que bom q vc gostou.

Sabri 25/02/2024

Passei quase todo 2023 sem ler, pois voltei a estudar e tenho lido só livros técnicos, agora tirando uma folga dos estudos resolvi voltar pro Ken Follet, afinal ele tem meu coração e já li toda trilogia ?o século? e toda trilogia de ?kingsbridge? tb. Enfim, gostei como sempre da leitura, Ken nos envolve com maestria. Com exceção da descrição da batalha de Waterloo que realmente foi muito chata, o resto amei. Espero passar logo no concurso que desejo pra voltar a ler um monte haha tava sentindo falta.

Alessandro232 11/02/2024

Importantes eventos históricos na visão de Ken Follet
Ken Follet é um autor bastante versátil. Ele começou escrevendo thrillers de espionagem, mas especializou-se no romance histórico. "A Armadura de Luz" é outro romance histórico no qual podemos encontrar as características que sempre aparecem na escrita de Follet. A trama é ambientada em um período que abrange de 1770 até 1815, marcado por eventos históricos muito importantes que trouxeram significativas mudança dentro do contexto social, histórico e político, com destaque para a invenção do tear mecânico e também as guerras Napoleônicas, principalmente, a famosa batalha de Waterloo.
Follet demonstra um bom conhecimento a respeito desses eventos que aparecem e ganham importância no desenvolvimento da narrativa de "A Armadura de Luz". Assim como outros romances do autor, este também tem uma grande galeria de personagens que representam diferentes classes sociais. Por serem muitos, às vezes alguns deles aparecem, somem, ou tem uma presença um pouco apagada. - essa para mim é principal falha do autor, muitas vezes, ele não consegue desenvolver muito bem um personagem que é deixado de lado.
Dentre eles, aqueles cuja caracterização eu mais gostei são Sam Spade, um personagem meio picaresco, que devido a combinação de esperteza e inteligência na resolução de algumas situações e Sal Clitheroe, uma tecelã viúva que não deixa abater pelos reverses de sua vida e, por isso, é a personagem feminina mais forte e interessante do romance.
Follet destaca-se por sua narrativa romancesca e, por isso, há muitos eventos dramáticos e até mesmo um tanto melodramáticos e até mesmo um pouco repetitivos. Também há cenas com grande violência gráfica, principalmente, na parte final que concentra-se nas guerras Napoleônicas. Além disso, no livro, o autor também explora temas relacionados com à defesa dos direitos humanos e, principalmente, trabalhistas e também a política que estavam surgindo à época na Inglaterra.
"A Armadura de luz" tem uma narrativa bastante fluída e movimentada. Follet consegue descrever bem as principais mudanças sociais, políticas e históricas do período, demonstrando que esse processo foi marcado por muito sofrimento, luta e um esforço contínuo. Embora, alguns personagens sejam maniqueístas e pouco carismáticos, sem muita densidade psicológica, outros se destacam por sua coragem, determinação e resiliência diante de situações difíceis.
Follet consegue fazer traça um interessante panorama de uma época marcada por mudanças profundas relacionadas à revolução industrial e também as mudanças no cenário político na Inglaterra, embora transpareça um tom um tanto panfletário. É um livro que vale a pena ser lido e demonstra a habilidade de Follet como um bom contador de estórias.
Sobre a edição: É brochura, com folhas amarelas. A diagramação é confortável e fonte da letra de bom tamanho.

MariBreyer 09/02/2024

Mais um bom livro de kingsbridge, apesar de não ter sido o meu favorito, conseguiu me prender em vários momentos. Não consegui desenvolver muita empatia com a maioria dos personagens. Senti falta de alguns personagens que no início tiveram grande participação na história mas " sumiram" ao longo do livro.

Gabriela 08/02/2024

Kingsbridge tem um espacinho no meu coração desde Os Pilares da Terra, então cada novo livro da série já me deixa com grandes expectativas.

Achei que a história poderia ter um ritmo mais rápido, talvez personagens mais enérgicos e decididos. Na verdade, os personagens são pouco carismáticos, tu não chega a se apegar a eles, torcer por alguém conseguir alguma coisa, sofrer com um casal que não pode ficar junto (clássico do Ken Follet, né? Mas ainda assim, achei esse cassl tão sem química que eu nem tava muito preocupada com eles) ou ficar com raiva de algum personagem maldoso, dos políticos corruptos ou sentir compaixão pelos que só se lascam... achei tudo muito morno.

Apesar do pesares, a escrita do Ken Follet é boa e apesar do livro não ter sido um dos meus favoritos, eu gostei e vou continuar lendo mais do autor.

Daniella 28/01/2024

Mais um Kingsbridge
Mais um livro que se passa em Kingsbridge. Bons personagens, mas nenhum que você se apaixone. Torcemos por Spade, Sal, Kit, Amos.

O grande vilão é odiável, e não sei ainda se gostei do sei final.

Na média, mais um bom livro de Ken Follet.
Anderson 30/01/2024minha estante
Nota 7
Li todos os livros da série e confesso que esperava bem mais deste quinto volume.
O livro conseguiu prender minha atenção, mas foi por um caminho um pouco inesperado ao adentrar profundamente na batalha de Waterloo. Há grandes especialistas em descrição do campo de batalha, como: Conn Iggulden e Bernard Cornwell, mas infelizmente Ken não é um deles e isso pra mim ficou bem claro. Faltou profundidade nos personagens e até o vilão não teve nem de perto o final esperado e merecido. O excesso de vilanias por parte de um só personagem também acabou sendo bastante maçante, como não bastasse, ver o autor se enveredar no caminho da lacração feminista e LGBT foi para mim um fiasco desproporcional, em especial porque no contexto histórico do século XVIII isso era um completo tabu, o que acabou tornando esse disparate totalmente desnecessário e inverossímil.
Uma das características dessa série é que normalmente há um personagem ou casal central na trama, o que não aconteceu aqui, pois esse papel foi distribuído em torno de vários personagens (as vezes sem carisma algum) permitindo sobressair adequadamente a profundidade de bem poucos deles, o que acabou por fim encerrando miseravelmente a história do livro com foco no romance de um par homoafetivo, justamente quando ainda havia história inacabada de outros personagens, ou seja, um final forçado e abrupto.
Será esse o fim da boa fase de histórias de Kingsbridge? Não sei, mas se o próximo exemplar seguir a mesma linha, sinto que minha coleção vai caminhar com um volume a menos. Uma pena, infelizmente, pois sempre gostei do autor e da trama, exceto aqui.