A ciência da Cruz

A ciência da Cruz Edith Stein

Resenhas - A ciência da Cruz

Renata.Freire 28/03/2024

Eu gostei muito.
O livro é denso porém muito profundo.
Quero ler mais coisa de Santa Edith.
Essa de fato foi uma linda leitura de Quaresma.

Wellington 02/10/2023

A Ciência da Cruz – 5,0
Assinei o clube Minha Biblioteca Católica a fim de ter acesso a essa edição de Edith Stein, filósofa convertida ao catolicismo aos 33 anos, tornada mártir em Auschwitz e depois canonizada. A edição é linda, os brindes são de bom gosto e foi um prazer abrir a caixa para encontrar tudo feito com tanto carinho e amor.

Ao livro: trata-se de um estudo da filósofa sobre São João da Cruz, padroeiro de poetas e místicos. Primeira e última partes são ótimas, com a autora mesclando pontos de vista pessoais com aqueles do santo; já a parte do meio, que é a maior do livro, se refere diretamente às obras dele, como A Noite Escura da Alma (um poema lindo), incluindo longas análises sobre os termos usados. A escrita de Edith Stein é fluida, inteligente e imersiva, mas senti que o livro se dirige a um tipo de público do qual não faço parte: estudiosos católicos. Para conhecer a fé, sinto que há livros mais acessíveis.

Minha opinião é que a paixão pela cruz de Cristo, tal como proposta pelo livro, pela oração e praticada pelo próprio santo, se assemelha ao desapego budista da carne, de toda a criação, em prol de desenvolvimento espiritual; a diferença católica é que é para encontrar Deus. Tenho reservas quanto a esse desapego de caráter asceta, mas compreendo sua busca e beleza.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/