Vivências Asiático - Brasileiras

Vivências Asiático - Brasileiras Juily Manghirmalani

Resenhas - Vivências Asiático - Brasileiras

Sodebayashi 10/10/2023

Boa iniciativa, mas às vezes o livro se perde
O livro fala esporadicamente obviedades para quem é mais ou menos educado no tema, num academês empolado ou vago. Certos excertos dão a impressão de eu estar lendo uma dissertação. A escrita parece ter ânsia de legitimidade. Exemplo: "Ao perceber a necessidade de inclusão de polifonia nos debates que presenciei, compreendi que falar de pautas sociais é, na verdade, discutir um conjunto de micropolíticas de inclusão de possibilidades de vivências, com a pretensão de construir alguma possibilidade de horizontalidade". O maior problema da obra é que, para apreendê-la nas suas diversas implicações, ela demanda um conhecimento que a tornaria inútil, na medida em que a transformaria numa mera repetição do que já se sabe. Em outras palavras, a autora recai num erro comum de livros introdutórios: pede-se que já se tenha domínio do que está sendo discutido, especialmente nas partes teóricas.

Às vezes há algumas conduções de ideias meio esquisitas, em que determinado raciocínio/conceito ou é cortado, ou não parece ir a nenhum lugar, ou é mal explicado, exigindo uma noção que a autora não providencia nas páginas anteriores, mas nada que prejudique tanto a leitura.

Para quem estava querendo uma explicação ao mesmo tempo abrangente e rica em aparatos conceituais para poder repensar a condição asiático-brasileira, é um pouco desapontador, embora não de todo mau. Ainda assim, neste caso, talvez mais importante do que o resultado seja a intenção e o pioneirismo.

Vitor Cano 14/08/2023

Elucidativo
Adorei a leitura. A proposta é apresentar, para um público amplo, um tema importante mas pouco discutido na sociedade. E nesse sentido funciona bem, pois traz reflexões interessantes sobre como a diversidade cultural da Ásia é reduzida pela visão ocidental dominante como "povos orientais" distantes, misteriosos e/ou estranhos, inferiorizados em relação ao indivíduo branco tradicional. Discute, ainda, o impacto histórico dessa relação de poder sobre a identidade e modo de vida de asiáticos que migraram para outros países, em especial o Brasil.

Considerando que a proposta é alcançar um público que não teve ainda contato com o tema, em alguns poucos momentos o livro pode soar demasiado acadêmico - principalmente quando busca apresentar alguns conceitos que embasam parte das discussões. Fora isso, é uma leitura muito elucidativa. Excelente iniciativa. ???