O Exorcista: Segredos e Devoção – Slime Edition

O Exorcista: Segredos e Devoção – Slime Edition Mark Kermode

Resenhas - O Exorcista: Segredos e Devoção – Slime Edition

Babis Schuina 18/04/2024

....
Então, primeiramente, achei o marketing desse livro bem estranho: comprei jurando que era o livro da história do exorcista, meu namorado também achou que era, ao menos mais 2 pessoas (e atendentes da loja) falaram que era, mas na real é a história de bastidores do filme. Então já começo avisando: ESSE LIVRO É SOBRE OS BASTIDORES DO FILME.
Apesar de me sentir enganada pela darkside vamos lá ...
Não tem muito o que dizer, a edição é bonita? Sim
Em alguns momentos a diagramação e organização deixaram a desejar (as vezes apareciam 2/3 páginas de fotos que acabavam cortando o assunto do texto no meio de uma frase).
A pesquisa foi bem feita, dando um ar de grande fofoca com roupagem cult e cinéfila para o livro, mas na real é só fofoca e história de como tudo foi feito.
Se você, como eu, ama o filme e quer passar algumas horinhas lendo sobre a produção, vá em frente. Se você quer ler a história do exorcista, compre o livro da Harper Collins e não esse. Se você ama o filme mas não tem muita paciência pra ler 300 páginas de algo que você encontra num podcast, que dá pra ouvir enquanto lê outro livro, não leia esse.
A sensação que tive no final foi que essa foi uma leitura sem aproveitamento, fora a sensação de ter sido enganada. Legal, serviu curiosidades, mas sei lá

Wandrovski 29/03/2024

Feito para não apenas fãs mas devotos!
Concretizando que tanto a obra literária como a cinematográfica vão além do horror, o livro traz a visão do escritor da obra original e do diretor da obra cinematográfica além de curiosidades sobre o set de filmagens, a escalação do elenco e sobre o próprio elenco. Foi um livro muito enriquecedor a história já tão amada por mim, mostrando como O Exorcista furou a bolha de filme de terror para uma obra socio-politica, teóloga, filosófica e inspiradora com reflexões e fatos. Recomendo fortemente a leitura deste após a leitura de, obviamente, O Exorcista que é o foco mas também a de Exorcismo que narra os acontecimentos da história verídica que inspirou o romance e sua continuação intitulada de Legião. Não que seja obrigatório a leitura de todos esses, mas pelas altas referências citadas a esses três livros, vocês terão uma experiência completa do que foi, é e vai continuar sendo a grande revolução que O Exorcista causou no cenário e fora dele.

Francine.Grycak 21/03/2024

O livro conta a história do filme, trás vários detalhes, alguns inclusive eu nunca havia reparado tanto que assisti novamente o filme. É uma leitura rápida, adorei.

@aiinulindale 02/02/2024

Um presente para fãs!
Absolutamente deslumbrante!
O exorcista é, e sempre será, o meu terror favorito, tanto o filme quanto o livro. Nesta edição comemorativa da Darkside temos um novo olhar sobre o filme que marcou o cinema e toda uma legião de fãs.
Em "O exorcista - segredos e devoção" passeamos pela história que motivou o autor a escrever o romance original, com direito a entrevistas e conteúdos extras, além de uma análise detalhada sobre a filmagem da obra, o motivo da reedição do filme, anos depois, e até mesmo informativos sobre os itens e ícones utilizados durante as filmagens, além de curiosidades sobre a obra.
Este livro é completamente ilustrado, cheio de imagens, detalhes e fotos da gravação original, um passeio completo pela obra e pela mente do brilhante autor e diretor.

Não sei engane! Este não é apenas mais um livro com a história de "O exorcista", é muito mais um complemento para aqueles que já amam, ou desejam descobrir mais sobre o filme e o roteiro, por isso digo: O melhor presente que os fãs deste filme poderiam querer. O material mais completo que já vi, compilado em uma das edições mais primorosas da caveirinha.

site: https://www.instagram.com/reel/Cyg5QRAv1E5/

hmhenrique 01/02/2024

Maravilhoso
Ah Darkside, vc dificilmente decepciona. É claro que não estou tirando o mérito do autor, que apresenta de forma muito satisfatória os bastidores desse clássico do terror. Essa edição se concretiza como uma das mais bonitas da Darkside, onde cada detalhe foi visivelmente pensado por carinho para os fãs. O livro é lindo e toda a parte gráfica eleva muito mais a grandiosidade desse livro na estante.

Lara.Loredo 18/01/2024

EU AMEI DEMAIS ESSE LIVRO, uma história cheia de embasamento, com descrição do por tras das cenas incrível demais e cada descrição dos elementos marcantes do filme nos faz entrar nesse universo.
Eu super indicaria esse livro.

Elaine.Henriques 11/12/2023

Esse livro pode não ser o que você espera!!!
Confesso que comprei esse livro pensando ser o Exorcista, mas ele é como se fosse uma espécie de documentário sobre o Exorcista, fala sobre os atores, sobre inspirações, conflitos nos bastidores do filme, explica um pouco sobre Pazuzu e etc. É um bom livro para quem é um fã do mundo de O Exorcista, fiquei bem triste por não ser o que eu esperava, mas é uma boa leitura.
ps: a culpa foi minha que não pesquisei direito. ?

eduardo20 18/11/2023

Indispensável para quem é fã do filme
Comprei esse livro no escuro e me surpreendi positivamente ao lê-lo. Destrincha cada cena do filme, traz material complementar, entrevistas, as definições pelo Captain Howdy e me fez compreender muito melhor tanto o filme, quanto o filme, que estão no meu Top 3 favoritos da história. Recomendo.

Caio.Rocha 10/11/2023

Livrai-nos de todo mal, amém
Um excelente livro, detalhando os segredos por trás da produção do filme, comentando muito sobre os embates que o diretor do filme e o roteirista (autor do livro) tiveram durante a produção do longa, como realizaram as cenas sem os efeitos especiais na época, ótima leitura...

Léo 25/10/2023

Uma grata surpresa
Comprei o livro sem saber ao certo o que estava adquirindo. Sou fã incondicional do filme e a possibilidade de ter um livro sobre ele me pareceu imperdível.

Quão positivamente surpreso fiquei ao lê-lo. A obra, escrita por Kermode, se detém em cada aspecto da película: das questões simbólicas presentes em cada quadro até as curiosidades técnicas que não ficaram datadas mesmo após tantos anos.

Como se não bastasse, essa edição da Darkside ainda foi complementada com uma pequena "enciclopédia" do filme, trazendo informações sobre o elenco, as personagens, as entidades e até sobre os cenários. Um espetáculo!

Recomendo muito para os fãs d'O Exorcista (romance e filme) e para todos que são aficcionados por cinema.

Suruassossaurus 20/10/2023

O Exorcista é o meu filme de terror favorito. Não gera em mim nenhum medo ligado à motivos religiosos pois sou ateu, todavia simplesmente amo como a história é contada, como a possessão avança em conjunto com a desfiguração de Regan e a forma como a questão é resolvida é sensacional, embora extremamente trágica.

Por conta de toda a minha admiração fiquei muito interessado quando vi sua pré-venda. Para minha felicidade minha melhor amiga (bjs, Vivi ?) se ofeeceu para me dar de presente. Então, com o livro garantido, tudo o que fiz foi aguardar a sua chegada. Eis que veio a surpresa: trata-se de um livro que aborda as questões da produção do filme, não uma edição bonitona da Darkside do romance que o inspirou.

Meio contrariado, mas sabendo que a culpa disso foi da minha empolgação, comecei a leitura que para o meu prazer, é fluída e muito interessante.

Tratando desde a concepção originada de uma notícia e posterior entrevista sobre o exorcismo realizado em um garoto até a pós produção e posteriores reedições do filme, o livro aborda os pormenores sobre o desenvolvimento do roteiro. Este, que era disputado em um cabo de guerra de três cordas sobre como a história deveria ser contada e quais cenas usar, é apresentado sem enrolação e é contado não totalmente de maneira cronológica. Isto, ao invés de atrapalhar o entendimento, une atos e consequências de cenas sem deixar que uma se afaste demais da outra, fazendo com que o leitor perca o fio da meada.

As principais cenas são abordadas de maneira técnica quanto sua realização contando com comentários dos realizadores. O famoso jato de vômito no padre Karras e a icônica cena da regan descendo a escada engatinhando de costas, por exemplo, geraram uma série de desconfortos e resultados decepcionantes em um primeiro momento, sendo melhores aproveitados nas reedições posteriores.

Por fim, a histeria religiosa em torno do filme não é esquecida. Culpado por assassinatos, suicídios e até mesmo abortos, é inegável que o filme teve um efeito singular no público ao ponto que o escritor do romance original parabeniza o diretor dizendo que ele é o único que conseguiu deixar um filme melhor que o livro.

Um presente vindo de uma pessoa especial que acompanhou diversos brindes inclusos na pré-venda (a "amoeba" verde que simula o vômito da Regan é o item favorito. Também veio "Legião", continuação do romance, que pretendo ler após comprar e ler o livro original. Estou longe de ser um estudioso de cinema, porém, graças ao me interesse pelo filme, simplesmente devorei esse livro. Recomendo para aqueles que se encaixam em um desses dois casos.

Lali 19/10/2023

Uma análise fantástica sobre o filme que mudou os moldes do horror moderno. Além de trazer curiosidades e fatos sobre a produção do filme, ainda traz um ?dicionário? com origens, história, detalhes de pessoas, tempos e coisas relacionadas à época do filme e como se correlacionam. E se precisar, tem alguma dicas de como se proteger de demônios nas últimas páginas?