As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Valéria Cristina 21/11/2023

Em uma guerra não há vencedores
A narrativa deste livro não é linear. Em uma vertente, acompanhamos Huong em Hanoi, na década de 1970, durante a Guerra do Vietnã. Em outra, Huong ouve de sua avó Lan os eventos que marcaram sua vida.

Lan é a grande protagonista deste livro maravilhoso. Vemos como, em sua infância e adolescência, sobreviveu à Grande Fome e à invasão japonesa. Mais tarde, acompanhamos como ela também sobreviveu à Reforma Agrária e como, em sua jornada para Hanoi, teve de fazer terríveis escolhas. Lan é uma sobrevivente que colocou o amor pela família e pelos ancestrais como o norte de sua vida.

Criada por essa avó, Huong aprende a viver em uma cidade bombardeada, cheia de perigos e rodeada pelo medo. Depois da guerra, passa a aguardar o retorno daqueles que foram para o campo de batalha. Alguns retornam, mas outros não e mesmo entre aqueles que voltam, nenhum está da mesma forma que foi, seja física ou psicologicamente. A guerra deixou marcas indeléveis.

Este livro esclarece muitos fatos sobre os eventos ocorridos no Vietnã durante o período da guerra, bem como aqueles que ocorreram antes de depois. Vemos todos os efeitos devastadores para a população e percebemos, ao ter contato com essa narrativa, que em uma guerra não há vencedores. Todos são vítimas. Todos perdem.

Nguyễn Phan Quế Mai é um poeta e romancista vietnamita. Ela é autora de doze livros de poesia, ficção e não-ficção em vietnamita e inglês.

Ingrid fields 19/09/2023

Tocante
"Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Que livro envolvente e triste, muito sofrimento pra uma vida só, incrível como nos apegamos e odiamos os personagens, como a autora consegue demonstrar tão maravilhosamente bem a dualidade de cada um e como esse livro nos faz perceber a ruindade das pessoas tanto quanto a bondade, livro muito comovente, chorei lendo e com certeza um dos meus favoritos do ano ??

Mariana 13/12/2023

05/10
Fico triste de dar nota cinco para um livro que é importante historicamente falando, mas ele é tão entediante.

Júh ^^ 10/12/2023

Sobre perdão, amor e esperança
Que livro doloroso e lindo, me senti arrebatada quando por fim a história entrou em meu coração. Gosto muito de acompanhar esses livros que vão tratando de gerações, foi muito impactante e importante entender os contextos das histórias de cada personagem. A que mais me emocionou foi da avó, mas a da mãe é bem pesada também. Que bom que a neta conseguiu passar por tudo isso mantendo firme a esperança de que as coisas dariam certo. Não é um livro fácil na medida que há muitas das atrocidades cometidas na guerra descritas com precisão. A jornada de muitos deles com certeza se reflete de alguma forma na realidade também.
Gostei do final e já esperava que nem tudo seria feliz, porém achei bem crível. As marcas da guerra permaneceram em todos e mesmo eles vivendo um dia de cada vez ainda é impossível esquecer de tudo que passaram. Esse é um livros que também nunca pegaria pra ler se não fosse pelo clube da TAG. Amo quando me tiram da minha zona de conforto.

Aline 16/11/2023

Um canto de esperança
Eu não sabia nada sobre o Vietnã. Apenas o que dizem os livros de História sobre a Guerra do Vietnã, e o que uma cartão telefônico antigo dizia sobre a origem de uma das minhas frutas preferidas (bacupari), mas que hoje a internet desmente...
Então, ler esse livro pra mim foi um grande aprendizado! E confesso que fiquei bastante emocionada com a força de vontade e a esperança do povo vietnamita...
As lágrimas me inundaram por diversos momentos no curso da leitura! Super indico.

"Os eventos turbulentos de nossa história não apenas separaram as pessoas, como também imprimiram nelas um sentimento de culpa por coisas sobre as quais não havia controle".

"Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza".

Dani 01/10/2023

Breves comentários sobre
É um livro que conta a história dos últimos 100 anos do Vietnã (aquela história que todo mundo acha que sabe), mas que aqui é contada por uma vietnamita baseada em memórias da sua família e conhecidos.

Patricia.Lima 24/09/2023

Romance histórico imprescindível
Terminei. Demorei bastante para ler, não sei se foi o livro ou meu estado de espírito nestes dias, mas em algums momentos o livro me deu sono.
No ultimo terço do livro, a estória desenrolou, ficou mais ágil, as coisas começaram a fazer sentido e o livro melhorou muito!
Mas, vale muito a pena insistir, pois o livro traz uma visão diferente da guerra do Vietnan. Na verdade sobre muito da história do Vietnan. E uma ótima visão sobre o sistema político vigente.
É meio moroso sim, mas todos deveriam ler.

Ana Lívia Mourão 23/11/2023

Obra ganhadora de vários prêmios em 2021, narra a história de 4 gerações de uma família vietnamita enfrentando a ?Grande Fome?, a ?Reforma Agrária? e a ?Guerra do Vietnã?. O livro é narrado pela Goiaba e pela sua avó, com idas e vindas pela história. Doloroso, potente, histórico??o livro é a versão vietnamitas do clássico ?As vinhas da Ira?, abrange tudo, desde essa fome na qual ninguém fora do Vietnã ouviu falar, na década de 1940, até a guerra do Vietnã?. Um livro necessário, que aborda sobre o país e sobre a guerra de uma ótica que não seja americana.

Marcelly.Orcai 29/11/2023

Livro maravilhoso!
Com certeza um dos melhores livros lido esse ano.
Foi meu primeiro contato real com a Guerra do Vietnã, já que lembro bem superficialmente de ter visto na escola.
Uma história de superação, sobrevivência e amor. Um livro envolvente, doloroso e cultural e que me trouxe reflexões profundas.

Maísa 12/11/2023

Emocionante!
Uma história de superação e esperança diante das atrocidades e barbáries durante os muitos anos de instabilidade, fome e guerra no Vietnã. Um livro doloroso e sensível, difícil de não se emocionar!

?Se você guardar rancor, terá que carregar o fardo da tristeza?.

Ana Caturelli 29/09/2023

Guerra no Vietña
É um romance de uma família que tenta sobreviver no norte do Vietnã desde a Segunda Guerra Mundial até os anos seguintes à derrota do governo do sul do Vietnã pelo norte.
O Quê As montanhas cantam detalha e explica sobre a guerra, não apenas os detalhes do sofrimento, do horror, da futilidade, das provações e da maldade, mas de seus efeitos duradouros através das gerações, de seus constantes requisitos de sacrifício e de sua criação de extremismo político, cultural e social , não se limita à experiência vietnamita, mas se estende a todos os tocados pela força e pelos caprichos da guerra.

Juliana 27/10/2023

O amor é a cura?
Uma história emocionante sobre uma família enfrentando as oscilações governamentais e a Guerra entre os anos de 1930 a 1980.
Além dos relatos tristes de um povo enfrentando a fome, instabilidade governamentais e Guerra, o livro consegue imprimir um plano de fundo de esperança. Uma mãe lutando para criar um lugar seguro para a sua família, mesmo quando todas as adversidades encontram o seu caminho?
O livro é profundo, sensível, doloroso, mas também acolhedor

Gabrieel.Almeida 09/12/2023

As Montanhas Cantam
Muito bom o enredo e tudo mais na história. Sua escrita é um pouco diferente, o que pode causar um leve desconforto de início, mas é muito bom depois que você se acostuma. Parece que é só tragédia, porém, com o decorrer do livro você compreendo sua real mensagem.
Para mim diz bastante sobre a família e sua pluralidade.

Fernanda1492 26/10/2023

@rascunhosdeleitora
Um livro forte, intenso. Uma leitura que é preciso ter muita coragem pra fazer. Muitas dores, sofrimento, mas muito necessário conhecer tudo isso. Gostei bastante.

Lucia | @lucia_esta_lendo 01/10/2023

Uma leitura difícil
Não é um livro de fácil leitura.
Não, não é pela escrita. Mas sim por ser um conteúdo muito delicado. Vermos os horrores da guerra pelo ponto de vista dos civis vietnamitas nos faz ter uma real noção do quanto a guerra é cruel com todos os envolvidos.
Narrado de dois pontos de vista, em épocas diferentes, acompanhamos uma geração de família der desfeito para depois ser refeita.
Com certeza uma das melhores leituras deste ano.
Obrigada TAG por trazer leituras tão enriquecedoras.