Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

Thamires 19/02/2024

PERFEITO!!!!
Há muitos meses eu não lia um livro tão bom? temo dizer que seja um dos melhores livros que já li na vida.

Leia!

Bach 19/02/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
5 estrelas e favoritado! Foi minha primeira experiência de leitura com a autora e já fiquei animada pra ler Água fresca para as flores.

Nina, Adrien, Étienne se tornaram inseparáveis desde o momento em que se conheceram, foi uma conexão instantânea e foi lindo e doloroso acompanhar o crescimento deles, as fases da vida, me conectei muito com os personagens.
Quando temos a narrativa dos tempos atuais descobrimos que eles não se falam há anos, e ficamos muito curiosos para entender quando e porque aconteceu essa ruptura desse trio que era inseparável.

Amei a narrativa, os temas abordados, a forma poética que a autora escreve. Os temas secundários também são interessantes, inclusive tem uma trama de mistério bem interessante. Além de ter um plot twist de quem é a narradora da história que eu achei incrível, sensível e extremamente doloroso.

O final deixa alguns pontos em aberto sobre o futuro dos personagens, confesso que eu gostaria de uma conclusão, final fechado. Mas isso não diminuiu meu amor pela história e por esses personagens incríveis.

Ana Caroline 18/02/2024

Li água frescas para as flores e me surpreendi, agora lendo Três eu não me surpreendi pois foi tudo o que eu esperava dessa autora.
O livro traz a amizade de forma intensa, mostrando que quando o tempo passa as pessoas se afastam e que afinal quando perdemos algo, ganhamos algo!

lau 16/02/2024

Universo infinito
Finalizo esse livro em PRANTOS!!!
Demorei para pegar o ritmo da leitura, mas não consegui parar de ler no final. Que história poderosa, PELO AMOR DE DEUS!

ESSE FINAL!!!!!!! EU PRECISO DE EXPLICAÇÕES DO ETIENNE ?????

Eu amei esse livro!!!!
Any 20/02/2024minha estante
Eu tambémmmmm, fiquei ?uai, não prestei atenção direito ou acabou mesmo? o que aconteceu com o Etienne

Joel.Martins 14/02/2024

Vida!
Eu já sabia que ia me emocionar, porque a autora escreveu um dos livros que mais amo - Água Fresca para as Flores. Então, esperava muita emoção vinda da @valerieperrin_ .Mas, sério, essa leitura me surpreendeu de muitas formas. Três é um livro com uma infinidade de camadas, assim como as nossas vidas.

Realmente não quero falar sobre a história para que todos tenham as mesmas emoções. Acredito que o livro foi escrito para que o leitor viva intensamente as experiências das personagens, e a alternância entre passado e presente prende muito, tornando tudo ainda mais instigante.

Por fim, tenham certeza de que tem TUDO aqui nesse livro. E, sim, chorei ?

#ler #leitores #vida

Gabrielle621 14/02/2024

Um ?coming age? que aborda os mistérios da maturidade.
Achei que não fosse acabar mais... As últimas páginas foram tão enfadonhas e demorei tanto a terminar esse livro que minha opinião foi mudando muito no decorrer da leitura: ora o livro estava chato, ora eu não queria parar de ler.

Iniciei achando o livro o melhor ?coming age? já escrito,mas depois isso foi se perdendo a ponto de ter terminado ele em uma quarta-feira aleatória de fevereiro e não saber o que dizer sobre.

Mas vamos aos fatos amáveis:
- É de fato um ?coming age? de respeito principalmente porque o livro consegue acompanhar a vida dos Três da infância até a velhice.
- Quanto ao roteiro... a autora foi brilhante!
- A escrita é ótima e possui umas passagens tão profundas e que te fazem refletir sobre si, sobre a vida...

Aos não tão amáveis assim:
- O tempo não é linear: às vezes tudo fica simplesmente confuso e a aura de mistério fica forçada.
- As músicas e toda a cultura de filmes não foi tão relacionável para mim.

Eu fui esperando um mistério,mas me deparei com um emaranhado de tramas e uma verdadeira biografia. Não é ruim, foi uma experiência boa como um todo. Mas não leria de novo! Contudo, eu definitivamente assistiria se isso fosse uma série ou um filme.

Ma Trento 12/02/2024

0??7??
Nossa, um dos melhores livros da minha vida, sem dúvidas! A narrativa é cheia de detalhes que tornam o livro muito interessante! Senti que precisei diminuir o ritmo de leitura para conseguir pegar tudo que acontece, pq a sensação que tive foi que a escritora escolheu palavra por palavra desse livro!
Os três realmente se completam, até que se separam por percursos diferentes e situações da vida, e a autora conseguiu com mto sucesso amarrar todas as pontas dos livros e não deixar nenhum personagem sem final!
Também não tava esperando a revelação, amei muito! Super recomendo ?

DêlaMartins 11/02/2024

Amizade, sensibilidade
Estava curiosa para ler este livro e, ao mesmo tempo preocupada em não gostar tanto dele quanto gostei de “Água fresca para as flores” da mesma autora. Adorei a leitura e Valérie Perrin já é uma das minhas preferidas. Ela escreve com muita sensibilidade sobre três amigos (Nina, Adrien, Étienne) que são muito unidos desde que se conheceram quando tinham 9 / 10 anos. Passaram juntos a infância e adolescência, sempre muito unidos, teoricamente sem segredos entre si, sempre tendo como certa a decisão de sair juntos da pequena cidade em que vivem na França. Durante todo o convívio, são leais e têm um pacto de nunca se separar. Mas, eles cresceram. Com 18 anos as coisas mudaram, fatalidades aconteceram, novas pessoas entraram nas vidas deles e eles se separaram, mesmo sentindo muita falta da amizade que tiveram. Alguns (poucos) reencontros nada bons e algumas decepções acontecem durante o período de separação, até que, depois de anos (20) sem relacionamento próximo, novos fatos acontecem e eles se reencontram, revelando segredos escondidos, compartilhando dores vividas.
A história alterna-se entre passado e presente, contada por um narrador neutro e alguns capítulos, por Virginie, que fez parte desse passado de amizade deles também. Bullying, abuso, homossexualidade, luto, injustiças, tristeza, fazem parte da história, contada com muita sensibilidade, marca registrada da autora. Mistérios de fundo ajudam o livro a ficar mais interessante.
Curti o livro todo, sem senões. Entrei na história dos três amigos, dei razão a um, depois a outro (difícil tomar partido!). Crescer dói, separa, força a todos a buscarem por alternativas. Lindo demais. Recomendo.
Débora 13/02/2024minha estante
Que resenha linda e sensível, Ângela! Perfeita para esse livro! Amei!??

Tatinha 09/02/2024

Amei!
Eu gostei tanto de ?Água fresca para as flores? que confesso que não esperava tanto desse também e noooossa! Amei!!! Que livro bom!! Muito bem construído! Os personagens então!! Vou lembrar deles por muito tempo ainda!

Kelry Sguizzardi 08/02/2024

?Como é violento crescer, mudar, ter que se adaptar.?
Três é um livro amizade, mas não é só isso, também é um livro sobre abandono. Abandono dos pais, abandono dos amigos, abandono de animais?
Uma história com personagens fortes, um narrativa poderosa (apesar de ser bem arrastada no começo). Às vezes a autora escreve cada pedrada. É um livro lindo, eu amei, ele se revela aos poucos, tem que ter paciência, mas, na minha opinião. vale a pena.
Acho que Nina, Adrien e Etienne não vão sair tão cedo da minha cabeça.

Ludmila 08/02/2024

Prepare-se para se surpreender
Esqueça o antes. porque ele vai mudar já já. esse livro relata uma linda história centrada entre três (será?) amigos de infância e sua caminhada pelo processo de amadurecimento?.
E com isso a autora Vai te encantar e surpreender o tempo todo.

?Tem livros que a gente perde, como alguns encontros, deixamos passar histórias e pessoas que poderiam mudar tudo. Por causa de um mal-entendido, de uma capa ou de uma sinopse medíocre, de um preconceito. Ainda bem que, às vezes, a vida insiste.?

Mais um presente do Clube Do Livrismo
O melhor de todos

Dani @oslivrosdadani 07/02/2024

SUBLIME, AUTÊNTICO E PROFUNDO.
Após sua estreia no Brasil com a magnifica obra de ?Água fresca para flores? Valérie Perrin retorna com força com uma história de amizade singela e comovente.

Nina, Adrien e Étienne, aos 11 anos, se encontram na mesma turma e se tornam inseparáveis. 30 anos depois, a vida os separou e a amizade deles foi completamente abalada.
Virginie uma jornalista enigmática, tem a mesma idade do trio. Hoje, dos três, só Adrien fala com ela. Nina a despreza. Quanto a Étienne, a jovem é que não quer mais saber dele.
No entanto, a história dos três amigos fascina Virginie desde a infância. Ela passou a vida inteira apegada aos três. Mas é a sua recente descoberta, um carro no fundo do lago no povoado onde nasceram que trará todo passado à tona.

É indiscutível o dom que Valérie Perrin tem de compreender a profundidade insuspeitada das coisas da vida. Através de uma trama comovente e implacável, conduziu-nos à vida interior de seus personagens. Vidas confusas, caóticas e contraditórias tal qual a nossa. Por diversas vezes me pegava identificando um amigo em suas aventuras. Longe de ser uma fuga, essa leitura foi uma imersão na nossa humanidade partilhada, e que me proporcionou uma melhor reflexão e compreensão nos sentidos da vida.

?Três? é um romance maravilhoso sobre amizade. Uma amizade poderosa, da qual gostaríamos de fazer parte e que ilumina os seus protagonistas. Protagonistas estes, cativantes, imperfeitos e complexos dos quais nunca mais queremos aband0nar. Fiquei realmente triste por deixar Nina, Etienne e Adrien porque obviamente no final do romance suas vidas continuam sem que sejamos mais testemunhas. Só me cabe imaginar a continuação rs.  No entanto, foi o enredo narrativo inteligente apresentado nessa obra que me envolveu por completo, e que me deixou fascinada ao presenciar e vibrar com uma reviravolta que eu jamais esperava.

Supreendentemente bem construído, esse livro só veio para reforçar que tive o que for escrito por Valérie Perrin, certamente estará na minha estante.

Recomendo demais.

Leti 07/02/2024

Que livro lindo, emocionante, real! Essa autora nunca decepciona, ela abordou temas importantíssimos com uma leveza e sempre beirando o sentimentos reais envolvidos. É extremamente fácil se emocionar com essa leitura

Bruna.Letteriello 07/02/2024

Amei
Começo essa resenha exaltando a fluidez e leveza da escrita de Valérie Perrin. Li ?Água Fresca para as Flores? e arrisco dizer que foi um dos meus favoritos de 2023. Três não deixa nada a desejar. O livro me prendeu não só pelo mistério, mas como também pela história de vida dos personagens. Não consigo descrever o ponto alto do livro porque pra mim, o livro todo é o ponto alto. Trata-se sobre relações maravilhosas, relações ruins, amizade, cumplicidade, amor, sexualidade e abandono. Não dei 5 pelo final aberto!