Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote de La Mancha

zabela. 02/05/2024

Não sei porque demorei tanto para ler Dom Quixote... o universo que Cervantes criou é simplesmente genial. Confesso que enquanto estava lendo a quantidade de poemas do prólogo, questionei se aguentaria chegar ao fim do livro.
Mas me encantei, me senti dentro da vida do personagem principal, é como se eu fosse também seu fiel companheiro de aventuras. Como um livro de 1600, pode conter tantos aspectos de um gênero que foi surgir anos depois?
Creio que D. Quixote é bom para quem nunca leu, para quem já leu, para quem odiou e para quem amou. Em cada fase da nossa vida iremos ler com outros olhos essa obra.
Simplesmente encantada, facilmente um dos meu livros favoritos da vida.

Reginaldo Pereira 20/04/2024

Loucura ou sanidade? A resposta não é simples!
Que jornada?. caramba, que looonga jornada! Foi a obra que mais demorei para terminar de ler, e não tanto pelas 1.600 páginas (já li obras maiores em menor tempo), e sim pela densidade e morosidade da leitura? Mas terminou, e a sensação é gostosa de poder dizer ?eu li Dom Quixote?!!!

É uma obra densa, pesada, muito pela escrita mais rebuscada da época - aliás, a tradução de Sérgio Molina realmente é fantástica - mas também pelo desenrolar da história.

O primeiro livro (são 2 livros, escritos com 1 década de diferença entre eles) me pareceu ser o mais enfadonho, sobretudo no princípio, quando as histórias eram muito monótonas e cansativas. Apenas quando novos personagens começam a aparecer, a obra fica um pouco mais dinâmica! O segundo livro é um pouco mais interessante e fluido, até mesmo por conta da tal história (real!) da obra fake que saiu à época e que Cervantes simplesmente destrói em sua história verdadeira!

E enfim, os personagens: Dom Quixote e Sancho Pança são únicos! O primeiro na sua loucura encantadora e o segundo na sua graciosa lealdade! Formam uma dupla de companheiros que nos dá vontade de conhecer na vida real!

A loucura de Dom Quixote é o pano de fundo desta obra grandiosa, e o mais interessante é como ela própria nos faz refletir sobre até que ponto a vida não poderia ser muito melhor vivida longe da lógica e das muralhas que nos impõe a realidade que julgamos ser sã. Talvez por isso Cervantes acabou por não ?matar? seu personagem (e acreditem, isso não é spoiler!), passando a mensagem que a vida a qual ele levou como cavaleiro andante pode sim ser a melhor de todas? inclusive eterna!