Fragmentada

Fragmentada Tamyris Torres

Resenhas - Fragmentada

Leituras da Dani 29/11/2023

Livro incrível, nacional e curto, sobre transtornos mentais!
Esse, é o meu primeiro contato com a escrita da autora e, amei demais mesmo... A autora Tamyris, me mandou o livro dela, para eu ler no Kindle, eu li em parceria com ela e, me apaixonei pela história, pelas personagens... Esse, é daqueles livros incríveis que, vc pega para ler e, devora em poucas horas, de tão bom, tão fluido e, tão incrível que...
Aqui, vemos a história da personagem principal, a Cleópatra. Ela sofreu desde a infância, vários abus0$ e, traumas físicos e mentais. Por isso, acabou desenvolvendo, ainda na infância, a primeira de suas múltiplas personalidades.
Quando chegou na fase adulta, a cada problema, a cada desafio e, em resultado da infância triste e difícil, ela desenvolveu as outras personalidades.
Vivendo no seu mundo particular, Cleópatra, encontra forças e acalento, em Dani Amorim, uma de suas personalidades que, é uma aspirante a cantora.
Ana Peixoto e Cleo, as outras personalidades dela, também são muito interessantes. A cada situação, elas "apareciam" para dar suporte a ela e, resolver a situação.
Felizmente, Cleópatra teve muita ajuda de suas filhas e do seu amor que, aprenderam conviver, aceitar e, respeitar sua condição e, suas personalidades.
Esse, é um livro incrível que, aborda temas sensíveis e, fortes, como: abu$0 infantil, abandono parental, transtorno dissociativo de personalidade(TDI), de maneira muito bonita, respeitosa, sensível e, necessária... Isso tudo, devido a vasta experiência da autora, já que, ela é terapeuta, psicanalista. Ela usou um dos casos de seus pacientes, para inspirar esse livro maravilhoso.
Se você quer um livro fluido, cativante, bem escrito, bem desenvolvido, que aborda temas sensíveis, de uma maneira bonita, respeitosa e, necessária, com uma narrativa cativante, fluida, sensível, bonita... Você vai amar esse livro! Na minha opinião, esse, é um livro necessário para todos, seja pra quem for da área(psicólogos, psicanalistas, psiquiatras), ou, quem não for da área e, quer entender melhor como é um transtorno mental. Enfim, li, amei e, super recomendo essa obra incrível!

Por trás das páginas 15/11/2023

Indicação do livro: Fragmentada
Autora: Tamyris Torres

? Fragmentada é o segundo livro da autora @thamyris e é inspirado numa história real que a mesma presenciou como psicanalista.

? O livro irá trazer uma mensagem importante, sensível e forte mostrando sobre a vida da personagem principal chamada Cleopatra. Desde sua infância foi rejeitada por ser nascido menina, sofreu alguns tipos de abusos e traumas que ficaram registrados em sua vida até se tornar adulta.

? Cleopatra sofrendo muito no seu convívio com o pai resolveu sair de sua cidade natal Garanhuns e ir para o Rio de Janeiro onde sua mãe Soraia resolveu morar. No Rio de Janeiro ela passa a desenvolver diferentes identidades e uma delas é Dani Amorim, que se torna uma cantora famosa e descobre que ama cantar para o público. Daí em diante, ela tem o desafio de conciliar suas outras identidades, sua vida de fama, seus relacionamentos e suas filhas.

? Indicamos o livro Fragmentada porque relata temas atuais e importantes que as vezes é silenciado pela sociedade, como o preconceito, o racismo, o desenvolvimento das múltiplas identidades.

? Reflexões que tivemos dessa leitura é que é muito importante ir em busca de ajuda e que o cuidado, a compreensão e o amor são bases fundamentais para quem sofre com essas diferentes identidades enfrentar tais problemas.

funnyfani 14/11/2023

Livro profundo e rápido ?
Fragmentada é um livro que trata de assuntos muito pesados de uma maneira mais leve, que ajuda o leitor a conhecer melhor alguns tópicos e assim, quebrar preconceitos e ter mais compaixão.

Cleópatra é uma personagem que sofreu muitos traumas durante a infância e também durante a vida adulta e acabou desenvolvendo a psicose. Com sonho de ser cantora, cria uma outra ela que é o que ela sempre quis, uma cantora ousada, enquanto a Cleópatra é a dona de casa, educada e quieta como ela foi criada para ser. Mal sabia ela que a Dani Amorim seria só começo...

Um pouco da minha opinião ????

Nesse livro é tratado de assuntos muito sensíveis, mas a autora trata de uma forma muito envolvente.

Eu amei o livro?, ele mexeu comigo de uma forma... me fez me sentir dentro do livro ?

Li em um dia ??

Super indico ??

Gabi Giffoni 12/11/2023

? De início o epílogo me prendeu e me tocou demais, pois é algo que devido a minha futura profissão eu estudo e vejo diariamente o preconceito que as pessoas que tem transtorno psicológico enfrentam e como a mídia contribuem sempre mais com marginalização desses transtornos.

? O livro é super fluido, contém um pouco mais de 100 páginas que passam bem rapidinho. Adorei a forma em que a autora retrata no livro a mudança das múltiplas identidades que a protagonista tem.

Elaine 09/11/2023

Emocionante!
Fragmentada é uma obra em que a autora se inspirou em um caso clínico, das semelhanças com a pessoa real e sua personagem somente as múltiplas Identidades e o sonho de ser cantor.

Por causa dos abus?s, e o abandono da mãe quando criança, Cleópatra desenvolve múltiplas Identidades. E assim o leitor irá acompanhar a jornada da protagonista, desde sua infância até o final de sua vida.

É uma obra de reflexão, foi dolorido acompanhar as dores de Cleópatra, suas dificuldades e as limitações. É difícil, e por isso a importância de buscar ajuda, ter uma rede de apoio, superar traumas passados para conseguir seguir em frente.

A autora conta uma história e nos dá uma aula sobre o tema, estou encantada, mas ao mesmo tempo meu coração ainda está quebrado por lembrar de tudo o que Cleópatra passou.

"A história aborda temas como abus? infantil, transtornos mentais e a busca pela felicidade"

Recomendo a leitura!

@_herdeiradoslivros 05/11/2023

Importante!!!
Resenha ????
Livro : Fragmentada
Tamyris Torres - 134 páginas
????

?Em Fragmentada, iremos conhecer Cleópatra e acompanhar toda sua vida, esta foi negligenciada pelos pais desde criança, visto que os pais sempre queriam ter só filhos meninos.

? Após sofrer uma tentativa de abuso, não ser ouvida por seus pais e ver sua mãe abandonando toda família, Cléo irá adquirir múltiplas identidades e psicose.

?Conversar com uma amendoeira e ter uma personalidade artística chamada Dani Amorim era uma de suas identidades, ao crescer e fugir de casa, atrás da mãe, Cléo finalmente realiza seu sonho de se tornar cantora e virar de vez a Dani Amorim, porém nem tudo são flores e um relacionamento abusivo faz ela parar de cantar.

?Já adulta com duas filhas crescidas ela vive sua melhor fase, divorciada e sendo agenciada por Marcela, ela faz muito sucesso e consegue controlar suas múltiplas personalidades, porém um acontecimento libera um gatilho em sua mente e Cléo nunca mais será a mesma.

? Acompanharemos todos seus delírios e as novas identidades e como é difícil para a família acompanhar suas mudanças de comportamento, mas como é importante ter uma rede de apoio ao passar por isso.

?O livro trouxe um tema bastante forte e delicado, mas com uma narrativa fluida.

@ysalemos 13/10/2023

Um livro que fala de TDI de forma como deve ser falado.

Fragmentada conta a história de Cleópatra, que por diversos motivos, lida com múltiplas identidades desde a infância. Em uma época onde o TDI tem sido falado de forma tão banalizada, ter um livro que fale do assunto, escrito por uma psicanalista, é de extrema importância.

Sim, estamos falando de uma ficção, mas não... a Tamyris Torres não tratou do transtorno de forma caricata e banal. Ela usou o seu conhecimento na área para criar uma história envolvente, dramática e muito verdadeira.

Somos levados a acompanhar a vida de uma mulher que desde nova sofre os mais diversos abus0s, e que, como a maioria das vezes, é desacreditada e silênciada. Acompanhamos uma mulher com um sonho de ser uma estrela da música. Acompanhamos a história de uma mulher. Ponto. Uma história verdadeira, cativante e cheia de dramas reais.

Tamyris Torres, mais uma vez, assim como fez em O Destino de Irene, entregou uma ficção tão real que poderia ser a biografia de alguém. @tamyristorresoficial

Digo que LEIAM. Apenas LEIAM.

Danie 10/10/2023

Dos Milhares de fragmentos da alma
Eu não costumava ler livros de pessoas próximas, até compreender que os livros são uma continuidade da pessoa.
Tamyris é uma mulher cheia de características que admiro, empatia, compaixão, humildade e flexibilidade.

Eu também , não costumo ler livros
com a temática principal de transtornos mentais. Por um motivo muito simples: ser psicóloga, e ler livros de transtornos mentais parece que eu estou continuamente trabalhando.

Mas eu abri uma excessão para a Tamy e me dei muito bem.
Tamyris não deixa nada a desejar tanto na origem do transtorno de personalidade que começa na infância depois de uma necessidade em dissociar(separar) a personalidade do trauma e de alguma forma proteger a criança, quanto na evolução dos sintomas do TDI(transtorno dissociativo de personalidade) até o ponto que o transtorno se torna debilitante.
Vou parar com spoilers por aqui para que
você possa ler o livro.

Vou começar a falar nas minhas próprias divagações lendo o livro. A primeira associação que veio na minha mente foi a cantora Britney Spears e toda a sua interdição.
Me emocionei bastante com a Cleópatra e em todas as artistas caladas pelos problemas relativos à saúde mental. E como o mundo normatizante cala tantas vozes só porque não querem ter tempo pra escutar.

Me fez pensar também em como a a arte pode ser silenciada e desqualificada, por algo tão comum, a alma em fragmentos dos inquietos.

Carolina Rodrigues Aguiar 10/10/2023

A luta de quem possui o transtorno da psicose.
Temos como a personagem principal a Cleópatra, que logo na infância ocorrem vários traumas, que acabam desenvolvendo a primeira múltipla identidade.
Cada confronto na vida, prejudica ainda mais em seu desenvolvimento. Já adulta, as múltiplas identidades começam a aparecer, como resultado de um passado difícil.
A história se desenrola quando Cleópatra foge em busca de sua mãe, Soraia, desencadeando uma jornada de auto descoberta e superação.

Vivendo em um mundo próprio, Cleópatra encontra força em Dani Amorim, uma personalidade aspirante a cantora.

Ao longo da narrativa, temas sensíveis como abuso infantil, transtornos mentais e busca pela vida feliz são abordados.

O livro ressalta a importância de buscar ajuda para enfrentar os desafios mentais e emocionais.

Cleópatra convivia com Dani amorim, Cleo e Ana Peixoto. Suas múltiplas identidades, que de acordo com a situação, ambas tomavam o seu lugar e resolvia a situação. Cleópatra, felizmente, teve ajuda de suas filhas e de seu amor para aprender a conviver e aceitá-las. Infelizmente, não é todos que possuem o tal transtorno e tem o devido apoio. É questão de entender e procurar ajuda para ter uma vida mental saudável.

Este é o segundo livro que leio da autora, que novamente me emociona, é um tema pouco abordado mas que é importante ter o conhecimento. Li por pura curiosidade, mas que fez mudar o meu olhar das pessoas que têm o transtorno da psicose.

@leiturasdadudis 09/10/2023

Ela era Cleopatra... mas também Dani, Cleo e Ana
Nos últimos meses, esse tipo de transtorno tem sido amplamente discutido, o que me instigou muita a ler o novo lançamento da Tamyris, já que, como a própria autora destaca na obra, ele continua sendo um tabu para muitos.

Já tive a oportunidade de ler outro livro da mesma autora e percebi que seu estilo de escrita permanece consistente: uma abordagem profissional, sempre em terceira pessoa. Isso resulta em reflexões com toques técnicos, mas não compromete a fluidez da leitura.

Este livro é uma leitura ágil, e a autora compartilha a história sem se aprofundar nos detalhes, como linha do tempo, ambientes e outras questões. Por um lado, isso me permitiu focar e refletir profundamente sobre o transtorno vivido pela protagonista, bem como sobre questões como machismo e homofobia. No entanto, essa abordagem também limitou minha capacidade de me conectar emocionalmente com os personagens.

"Fragmentada" é um livro que devorei em apenas um dia, embora não seja destinado ao entretenimento devido aos temas sensíveis abordados. No entanto, é uma leitura que vale a pena considerar se você procura uma abordagem mais tranquila sobre o tema.