Réquiem para um Sonho

Réquiem para um Sonho Hubert Selby Jr.

Resenhas - Réquiem para um Sonho

merillyn.andrade 31/01/2024

A escrita do Selby é coisa de outro mundo. É muito real, fiquei totalmente imersa na história. O jeito como ele descreve os bons momentos, é como se você estivesse no topo junto com os personagens, e então, lentamente, quase distraidamente, se despindo de qualquer vergonha, orgulho ou decência até atingir o ponto mais baixo, chegando a decadência junto com os personagens.

Drics 27/01/2024

Esse é o livro mais desgraçado que já li. Sem moralismo nem romantização, a realidade crua e cruel. A narrativa desenfreada intensifica o desespero e simula um pico sem volta numa espiral de desesperança. Ciclos se apertam, sonhos se desfazem, tudo rui. Dito isso: excelente nota 10.

Rafaella 20/01/2024

Livro mais desgraçante já lido
É um livro punk. Reconsidere ler caso você seja sensível.

A trama gira em torno do aprisionamento causado pelo vício. Os personagens são reféns de suas próprias mentes.

Hubert Selby Jr soube como conduzir uma narrativa sufocante. Tanto pelo estilo de escrita contínua quanto pelas descrições explícitas sobre a obsessão de Harry, Marion e Tyrone por heroína.

É uma leitura caótica e estranha inicialmente, mas que se torna frenética a partir da página 100. Não há romantização do vício aqui, muito pelo contrário, o autor não peca neste aspecto. É cru, verdadeiro. Se você já conheceu algum dependente químico vai entender.

Reflexivo, desolador, perturbador, indigesto, cru, verdadeiro e angustiante.

Psicaotico 19/01/2024

A vida é uma luta
A luta por encontrar um sentido, algum significado e conexão que dê alguma ordem e valor a isso que chamamos de existência. O desespero do vício, o auto engano, a solidão. Esse livro é angustiante pela proximidade com o real, como se os personagens fossem espelhos em que vemos as nossas vulnerabilidades, medos e fraquezas. Leia por conta e risco e se prepare para danos irreversíveis na sua alma.

Aline.Stano 17/01/2024

Vai para os favoritos da vida
Que livro!! Impactante demais a nível de desgraçamento. Juro que quando comecei estranhei muito o ?fluxo de consciência? que é essa narrativa, mas fui tão envolvida pela história que devorei, não consegui parar. Apenas leiam.

Precisa ter coração e o estômago fortes, fiquei muito tocada com várias partes e muito enojada em outras.

thunderONIX 15/01/2024

Eu amo livros que utilizam a forma narrativa para realçar as sensações da história, e pelo que li em algumas outras resenhas por aqui, é exatamente esse ponto que mais incomoda outros leitores, por isso entendo a divisão de opiniões. O autor utiliza parágrafos contínuos e pouca pontuação para mimetizar os pensamentos dos personagens, que frequentemente estão sob efeito das drogas. É como se você estivesse no lugar deles, e isso torna as histórias dos personagens ainda mais desesperadoras.

Embora o livro aborde um tema tão complexo como o vício e a dependência química, não senti aqui um tom moralista ou educativo. É mais um retrato da humanidade, representada em quatro personagens, que buscam incessantemente por propósito e felicidade duradoura, e acabam caindo na armadilha da supressão das necessidades imediatas, da letargia e do alívio instantâneo.

O livro não possui uma estrutura narrativa que considero minha preferida, tampouco termina de uma forma agradável. No entanto, me impactou de tal forma que tem sido difícil não pensar na leitura. Não o leria novamente, mas definitivamente recomendaria.

Breno PS 10/01/2024

Resenha - Réquiem para um Sonho
"Réquiem para um Sonho" é uma obra que pinta um retrato singular do vício e do desespero. O autor habilmente envolve o leitor na trama, permitindo sentir a angústia de cada personagem e vivenciar o sofrimento imposto a todos. A narrativa revela a brutalidade do caminho trilhado por aqueles afundados nas profundezas dos vícios, proporcionando uma experiência visceral e impactante.

Juju 13/11/2023

Nem todos os sonhos se concretizam
Essa é a história de quatro indivíduos cujos caminhos se conectam em uma sequência de tragédias e autodestruição. Sara Goldfarb passa seus dias em frente à televisão precária, assistindo aos seus programas preferidos e de qualidade questionável, consumindo alimentos calóricos, ainda que um grande vazio e tristeza a consumam pouco a pouco todos os dias. A carta que chega pelo correio, oferecendo-lhe uma chance de aparecer em um desses programas que tolamente idolatra, passam a reger sua vida e, acredite, ela fará qualquer coisa para caber naquele vestido vermelho. Enquanto isso, Harry Goldfarb e seu melhor amigo negro Tyrone C. Love, desbravam as ruas do Brooklyn e adotam um estilo de vida vagabundo e ocioso, alimentando seu vício em heroína da melhor forma que podem, sonhando e movendo seus parcos recursos, esforços reticentes para criar o próprio império de drogas. Nessa trágica equação ainda temos Marion, a típica garota judia que rebelou-se contra a família abastada para viver da própria arte e cuja carência solitária fez com que se aproximasse das substâncias ilegais a fim de afanar a dor e sentir-se ao menos um pouco amada. Seu principal desejo é conseguir todo o dinheiro que puder para viajar o mundo. Todos eles almejam grandes coisas, de alguma forma, a ilusão do famigerado "sonho americano" corre por suas veias, tão nocivo e tóxico quanto a própria heroína que estimam. Não se engane, nenhum deles terá um final feliz. Através da escrita arrebatadora de Hubert Selby Jr. vivenciamos em cores, sons e cheiros, a cacofonia de vidas completamente destroçadas e perdidas, carcaças vazias, enquanto o grande monstro se agiganta espalhando lenta e cruelmente o seu rastro de destruição. Uma crise de saúde pública emerge. A batalha contra os opioides é uma epidemia maligna que destrói lares e aniquila sonhos como ninguém.

Hubert Selby Jr. escreveu alguns bons livros com um toque de lirismo, os mais conhecidos são Última Saída Para o Brooklyn e Réquiem Para Um Sonho, ainda que muitos considerem The Room sua obra prima. A história de vida do autor é no mínimo bastante triste e sofrida desde a infância, tendo ele mesmo se viciado em drogas por um período de tempo e experienciado as duras consequências do abuso de substâncias. Acredito que é justamente por esse motivo que o mesmo escreve suas obras de uma forma muito crua, sincera e impactante. Quando o diretor de cinema Darren Aronofsky adaptou o roteiro de Selby para as telas nos anos 2000, admitiu que o livro o deixou profundamente perturbado e por anos não foi capaz de finalizá-lo. Quando finalmente o fez, Aronofsky sentiu que precisava compartilhar as palavras de Selby - que segundo ele queimavam como fogo - com o mundo e o resultado foi um dos filmes mais bem produzidos, tocantes e identificáveis que temos sobre a crise de opioides e o abuso de drogas, estrelado por um jovem e promissor Jared Leto e a talentosa Ellen Burstyn. Se você nunca assistiu, eu recomendo bastante.

Ler o livro que deu origem ao longa foi uma experiência completamente diferente para mim. Quando comecei o primeiro capítulo a ausência de travessões para as falas me fez estranhar profundamente, no entanto, se torna bastante evidente que este é apenas um recurso do qual o autor se utiliza para ditar a cadência sufocante de sua obra. É algo tão intenso e impactante que você verdadeiramente se sente capturado pelas palavras, por um ciclo, uma cadeia de eventos que consegue vislumbrar o terrível fim. A alegria das personagens é passageira e efêmera, uma doce e ingênua ilusão. Nesse livro, Selby critica abertamente a ideologia do "sonho americano". A ideia de que se você se esforçar, trabalhar duro, independente de suas origens ou classe social, conseguirá atingir tudo aquilo que almeja na terra das oportunidades - os Estados Unidos -, mesmo que no ínterim isto lhe exija árduos e abundantes sacrifícios. A realidade, bem sabemos, não é exatamente essa e aqui consigo compreender que o autor nos diz que não há nada de errado em levar uma vida normal, pacata e tranquila ao lado de, por exemplo, de uma esposa amorosa e filhos, ou simplesmente fazendo aquilo que você gosta de forma honesta. Muitas vezes a ilusão e a busca constante pelo "sonho americano" cegam o indivíduo para as coisas que realmente importam e podem agregar em algo para a sua vida a longo prazo, e, é claro, que sempre existe o risco de se esborrachar contra um muro ou uma porta fechada de negação. Nem todos os sonhos se concretizam e é preciso calcular os seus riscos. A forma como Hubert Selby Jr. é capaz de escrever sobre essa ausência, o vazio que passa a ser preenchido momentaneamente pelas drogas é algo fenomenal. A esperança, a alegria passageira, os sonhos inalcançáveis e o vício. O terrível vício que corrói e aos poucos mata a alma até que já não reste mais nada além de nuvens e dias cinzentos. Eu achei o livro ainda melhor do que o filme, simplesmente sensacional. Brutal, cru e honesto, doa a quem doer. Uma obra de arte que merece as 5 estrelas, figurando entre os melhores títulos que tive a oportunidade ler esse ano.