A Maldição da Morte Invernal

A Maldição da Morte Invernal Alycia Carvalho

Resenhas - A Maldição da Morte Invernal

taylor 18/03/2024

é bom
Eu não acho que o livro seja ruim, porque não é, mas também não é perfeito. Ele é apenas bom.

Há algumas coisas que me incomodaram durante a leitura e uma delas foi a troca de pronome do Travis. Sim, ele usa todos os pronomes, incluindo o neutro, mas a autora ficava trocando esses pronomes durante a narrativa o tempo inteiro e isso me fez sair da imersão da leitura várias vezes porque eu me confundia. Na minha opinião? Se vai escrever com um pronome durante o capítulo, continue nele até terminar e no outro você escolhe qual vai ser. Na minha visão, seria melhor e menos confuso, ainda mais durante os diálogos.

O começo do livro é um pouco? lento. Tem muitas explicações que faz sentido e tem outras que só estão ali por estar, como a cena da mulher que roubou o creme da Elizabeth durante a primeira parte. E já que estamos falando sobre a Elizabeth? QUE MENINA CHATA. Nossa, desculpa quem gostou dela, mas ela é muito chata. Eu entendo que ela perdeu o pai, perdeu a mãe e a irmã no ataque mas p0rra, todo esse drama de que ela não pode sentir muitas emoções porque ativaria a maldição a deixou apenas chata. Os parentes da realeza tentando ajudá-la, querendo se aproximar dela, e ela simplesmente lá sendo chata querendo ficar afastada de todo mundo MENOS do Travis e da Allie. Olha, eu entendo a premissa dela não poder sentir e todo o rolê da maldição, mas poderia um pouco melhor.

E pra quem for esse livro achando que tem romance, eu já aviso: não tem romance nenhum. Literalmente nenhum. Para algumas pessoas pode ser um empecilho pra ler, para outras não. Eu não me importei muito.

Sobre a Allie, aí eu achei ela um pouco chatinha também com toda insistência mas ela é a melhorzinha entre os três protagonistas. Eu não curti tanto o Travis, ele é praticamente o alívio cômico da história, eu não achei que ele teve TANTA importância assim para a história, tipo, ele não fez muita coisa durante o livro. Tanto que nem fez falta durante os capítulos narrados pelas meninas nas pirâmides.

Enfim, *EU* esperava mais, criei bastante expectativas quando a autora estava divulgando, ainda mais por essa capa BELÍSSIMA, mas a história pra mim foi só *boa*. Pretendo ler sim a continuação.

joi 15/02/2024

Alycia como sempre me fazendo se apaixonar por personagens
Eu não li a primeira versão do livro, então foi realmente tudo uma novidade pra mim! o início é bem introdutório como todo livro de fantasia, então pode ser um pouco cansativo pra algumas pessoas, mas eu particularmente não me incomodei. a narrativa começa a ficar eletrizante antes da metade do livro, bem antes, aliás. e continua nesse frenesi até o final. como sempre, pra mim, os personagens são, sem dúvidas, o ponto mais positivo dos livros da aly, ela consegue trabalhar cada um tão bem que é impossível você não se apaixonar por eles. travis, elizabeth e allie são o trio perfeito. foi muito divertido acompanhar a aproximação dos três, principalmente de eliza e allie, que no início não se davam tão bem. amei demais conhecer mais do astraverso.

Julie 28/01/2024

Revival da Baixa Fantasia
? Emoções: Como uma leitora assídua da Aly desde 2020, eu estava muito, muito curiosa para ler a série de livros que ela retieou para escrever antes de eu ter a oportunidade de lê-los, e baseado na minha experiência com LDD, esse livro não fica para trás no quesito te fazer esquecer que o mundo real existe e se conectar de forma profunda com o universo, a história e os personagens. Não é o que eu esperava, confesso - o estilo difere bastante da série que eu já lia do Astraverso, e o público também parece ser diferente. Estou curiosa para saber como vai se desenvolver.

? Roteiro: O livro é uma baixa fantasia com um roteiro clássico, aquele clichê que tem motivos para ser clichê, porque realmente funciona. Um escritor precisa ser muito impecável nos elementos base de um roteiro como esse, porque os acontecimentos começam a serem previsíveis, e a história precisa se sustentar nos detalhes que dão a cara do autor à composição. Acho que a Aly acertou em cheio nessa parte daqui, porque apesar de tudo, é uma história única.

? Personagens: São o ponto forte da Aly, geralmente, e aqui não foi diferente. Ela explora a representatividade de forma que apenas poucos ousam se aventurar e conseguem executar com tanto primor. Allie (minha favorita) é tudo o que eu esperaria de uma protagonista autista em uma história de fantasia - e nunca tive a oportunidade de ler, até esse livro -, e as menções ao TDAH de Lizzie são perfeitas, respeitosas. Acredito que é a primeira vez que eu vejo personagens neurodivergentes femininas com tanto destaque e detalhes, e isso é acolhedor. Como eu sempre digo dos livros da Aly: eles parecem um abraço acolhedor e quentinho conforme você se sente visto ao ler e viver as lutas internas dos personagens. Definitivamente meu ponto favorito desse livro.

? Recomendo a todo mundo que durante a infância sonhou em ser puxado para um universo mágico e torceu para que houvesse algo além da realidade. Leitores de Percy Jackson e Harry Potter que estão procurando por histórias parecidas mas mais conectadas com a nossa realidade nos dias de hoje.

Favisi0 31/12/2023

A maldição da leitura infinita // ? 3,5
Aly traz de novo sua belíssima visão de mundo e um universo enorme e vasto pra explorarmos junto com a protagonista, mas....

É muito enrolado!! O começo me fez querer desistir várias vezes, é uma enrolação do cão do começo ao fim na primeira parte, eu fiquei até chateada pq pensei "mds não acredito q n vou gostar de algo da Aly" pq sou irremediavelmente aficcionada em Lágrimas de Diamante e queria mesmo gostar desse tanto quanto, mas não rolou.

Aladia é um mundo que a gente já conhecia (de ouvir falar) e foi legal conhecer o tamanho dele, é enorme mais desenvolvido até mais que a Terra (oq n é difícil tbm), eu achei engraçadas todas as partes que claramente foram inspiradas na Marvel. Só que também a explicação ficou bem chatinha de ler, eu prefiro apresentação progressiva de mundo, não gosto de explicação direta (tipo "ah a política é assim, os poderes são assado), prefiro algo ao modelo LDD mesmo.

Achei a protagonista meio chata, não vou mentir, O Travis não é tudo isso que me prometeram, achei bem genérico. E falando nele, as cenas ficaram mto confusas. Ela é um personagem não binário que se identifica com os três pronomes e até aí ok, curto a representatividade, mas em questões narrativas ficou confuso pq trocava os pronomes O TEMPO TODO, e ficava mto mais confuso quando tinha mais de dois personagens em cena. Várias vezes tive que ficar voltando pra entender se ele tava falando de si próprio ou dos outros em volta, talvez melhorar aí seria bom, até pq é chato demais ter q ficar voltando e quebra muito a imersão.

De resto achei um livro bem ok, a maldição é bem feita, e como é tudo interligado (LDD e etc), de certa forma, então acaba que tenho q ler os próximos desse, mas confesso que não to empolgada ?

P.S. - A Alexandra foi a melhor personagem desse universo e eu amei MUITO o fato de ela ser autista, ela é uma querida to apaixonada

Laura.Oliveira 28/12/2023

Uma ótima introdução
Este é o primeiro livro de uma série de fantasia e, como quase todo primeiro livro de uma série de fantasia, pretende te apresentar ao universo mágico nele representado. Por causa disso, acaba sendo um livro um lento em alguns momentos, os quais beiram ao maçante. Ainda mais pelo fato de que ele é majoritariamente narrado por uma personagem que, na maior parte do tempo, quer morrer e acaba sendo um pouco letárgica diante do mundo apresentado.
Não vou mentir, eu demorei para conseguir encontrar um ritmo de leitura e precisei fazer uma pausa e ler outras coisas quando cheguei à metade, que foi, para mim, o momento mais lento da história antes da descoberta da missão. No entanto, essa acabou sendo a minha única crítica a tudo, porque, como alguém que leu a primeira versão lá no Wattpad, preciso afirmar que A maldição da morte invernal melhorou muito o que já era bom.
Sem dúvida, para além do cuidado na montagem do universo criado, o ponto forte da história são os personagens. Eles têm características bem delineadas e te envolvem na trama deles com carisma, mesmo quando você passa um pouco de raiva com seu jeito de ser e pensar. Em especial, vou destacar Travis. Elu já era meu fav desde a primeira versão e aqui não foi tão diferente, embora tenha que admitir que me apaguei à Allie depois de superar a raiva que ela me fez passar com sua curiosidade exacerbada.
No fim das contas, eu gostei muito do livro e, ao retomá-lo na metade, concluí a leitura rapidamente e não consegui largar até acabar, o que me deixou sem chão. Afinal, QUE FINAL FOI AQUELE? Eu preciso de respostas e não vejo a hora de ler a continuação!

Laura.Oliveira 28/12/2023

Uma ótima introdução

Tati 22/11/2023

Gostei.
A princípio eu não estava gostando. Achei o início extramamente denso, detalhes demais e ações no meio de outras informações também densas, e isso me fez ficar muito cansada lendo, tive que ler devagar e repetir algumas vezes certos trechos pra ter certeza que entendi. Eu tinha quase certeza que ia ser um sofrimento pra terminar de ler, porque eu não queria dropar a leitura. Mas felizmente, mais ou menos a partir dos 55% do livro, comecei a gostar mais. Apesar de continuar achando o mundo com detalhes exagerados, a leitura ficou um pouco mais fluida pra mim, me possibilitando ler com mais leveza e sem tanto cansaço a cada capítulo.
Eu gostei do universo, mas acho que muitas coisas foram apresentadas rápido (todas as informações de Aladia por exemplo). Também gostei das revelações, amei a criatividade da fantasia da autora. Com relação aos personagens, não me apeguei a nenhum em especial, mas achei um pouco forçada a ligação de Travis e Lizzie, preferi e achei mais condizente com os acontecimentos a ligação de Lizzie e Allie. Se futuramente a autora for desenvolver algum par romântico pra Lizzie, acho que Allie até o momento teria mais química.
Enfim, não sei como vai ser o desenrolar da história, mas estarei esperando pra ler, pois gostei demais do livro.

Zaz 11/11/2023

Ja quero continuação
Eu amo a alycia, amo tudo que ela escreve, maior aautora de todas.

Eu NECESSITO da continuação desse livro pra hoje

Maryiza 29/10/2023

Eu gostei muito.
Gostei bastante do livro. Uma coisa que me incomodou é que tinha muitos errinhos de português. A história maravilhosa, mas achei o começo meio chato, eu gosto muito da Alycia e só por isso continuei, pq tenho plena confiança nela, mas o começo foi muito enrolado. Vou dar uma opinião que espero que não cause polemica. Tem um personagem na história que e não binário, o que eu acho ótimo, representatividade importa. Mas eu me vi várias vezes tendo que reler as partes que ele/elu/ela aparecia já que o personagem n tem pronome fixo. ISSO FICOU MUITO CONFUSO. Imagina vc tá lendo uma cena e na mesma cena o mesmo personagem ser chamado de Elu, depois de Ela, Depois de ele, o cérebro deu nó e bugou. Eu sei que na realidade é assim e que isso é comum, mas acabou deixando a leitura bem cansativa, ainda mais nas cenas que tem mais de 6+ personagens conversando entre si. Mas apesar disso eu achei isso muito bom admito, já que trouxe profundidade ao personagem e tbm trouxe umas cenas muito boas de os amigos zoarem e ficarem mudando o gênero aleatoriamente. Mas admito que é uma coisa que pode causar estranheza na leitura por isso estou colocando na resenha. Mas a minha conclusão e que o livro e muito bom e vale a pena de verdade, e estou bem ansiosa pelo próximo. (Desculpa se minha resenha incomodar alguém não tenho intenção de ofender ninguém.)
Isa 03/05/2024minha estante
Psé, essa parte do pronome me confundiu muito, eu relia algumas partes pq fiquei confusa ou até achava que tava se tratando de outro personagem

_sofbridgerton 27/10/2023

Eu não sei nem o que falar sobre esse livro.
Havia lido a primeira versão dele lançada, Gelo, a uns tempos atrás, e digo tranquilamente e essa versão a Alycia conseguiu melhorar o que já estava bom.
Nesse livro podemos acompanhar o ponto de vista dos três principais e entender melhor ainda tudo e suas relações. A narração em terceira pessoa também dá um toque a mais na minha opinião.
Eu tava morrendo de saudades desses personagens e poder reler a história em sua nova versão foi uma experiência incrível.
Agora não vejo a hora de ler a continuação e poder rever outros personagens tão queridos dessa história.
Para quem é fã de uma boa fantasia, que junta realeza e found family, eu recomendo demais AMMI.
Leiam e se apaixonem pela Elizabeth, Allie e Travis.