Longa pétala de mar

Longa pétala de mar Isabel Allende

Resenhas - Longa Pétala de Mar

santos.ludd 29/04/2024

Meu primeiro contato com Isabel Allende foi como amor à primeira vista. O livro seduz o leitor em cada página, convidando-o a vivenciar a guerra, o exílio e o recomeço de seus personagens.
Quando terminei a leitura, foi difícil ler outra coisa. A história me arrebatou de tal maneira, que os outros textos simplemente não conseguiam preencher o vazio que ele deixou. Certamente é um livro irei reler algumas vezes.

Jão 27/02/2024

Muito bom mesmo. A mistura de ficção e história me atrai demais, e isso ela faz maravilhosamente bem. É aquele tipo de livro que você sai pensativo sobre a vida, escolhas e o tempo.

Cláudia 18/01/2024

"Longa Pétala de Mar" é uma obra que mescla ficção com momentos históricos reais, uma marca registrada de Isabel Allende. A narrativa começa com o pano de fundo da Guerra Civil Espanhola, um período de intensa turbulência política e social, e segue os personagens principais, Victor Dalmau e Roser Bruguera, em sua jornada de exílio e redescoberta.

Victor Dalmau é um médico jovem e idealista, profundamente afetado pelos horrores da guerra.
Já Roser, é uma pianista talentosa e viúva grávida do irmão falecido de Victor.

A viagem dos protagonistas no navio Winnipeg, uma iniciativa histórica real do poeta Pablo Neruda para salvar refugiados da guerra, é tanto literal quanto metafórica. Ela representa a travessia de um mundo
antigo, despedaçado pela guerra, para um novo mundo, cheio de incertezas mas também de esperanças. No Chile, eles encontram um refúgio temporário, mas a história política turbulenta do país eventualmente os alcança, com o golpe de estado e a ascensão de Pinochet, forçando-os a confrontar novos desafios.

****************************
Longa Pétala de Mar é como o poeta chileno Pablo Neruda se refere em um poema, ao seu país. Na verdade, ele diz: Oh Chile, longa pétala, de mar e vinho e neve...

O Crowler 16/12/2023

E novamente Isabel Allende...
Isabel é uma autora brutal, poucas pessoas conseguem me emocionar como ela consegue, seus personagens sempre são extremamente reais e identificáveis, não minto que ao começo da história eu não estava tão interessado, talvez por motivos mais pessoais, mas ainda assim o nível de qualidade do livro é muito bom, os dilemas dos personagens, suas histórias...Todos inerentemente humanos. Espero ler mais dos livros dela, para quem gostou desse, recomendo bastante A Casa dos Espíritos(Alguns dos personagens de Casa dos Espíritos chegam até mesmo a serem citados nesse livro!)

Gabs 19/10/2023

Um dos melhores dessa escritora
A cada novo livro eu me apaixono mais pela escrita da Isabel Allende. Que livro incrível e que aula de história! Muito bom para conhecer um pouco sobre a Guerra Civil Espanhola e a Ditadura Militar no Chile.