A Fé Perigosa de Jó

A Fé Perigosa de Jó Ron Boyd-MacMillan

Resenhas - A Fé Perigosa de Jó

Pazcovsky 21/10/2023

"É mais importante testemunhar do que viver"
Eu amo o livro de Jó, é um dos meus preferidos de toda a Bíblia! A história de fidelidade de Jó a Deus, mesmo em meio a tamanho sofrimento, é simplesmente linda. E a presença de Deus em cada instante (ainda que Jó não sentisse) é o maior consolo que pode existir.

A Fé Perigosa de Jó trata justamente disso: a presença de Deus no sofrimento e como podemos crescer através da dor. Enquanto muitos enxergam o sofrimento como castigo divino (como os amigos de Jó) ou um teste à nossa fé, e outros acreditam que ele nada tem a ver com Deus ? sendo obra unicamente do diabo ?, neste livro o autor demonstra que, na realidade, trata-se de uma forma de nos aproximarmos Dele e de conhecermos um Deus maior, que não se limita a nos dar tudo que desejamos.

Utilizando-se da história de Jó e do testemunho de Minhee, uma cristã perseguida da Coreia do Norte, Ron Boyd-MacMillan nos mostra que não há nada de errado em questionar a Deus quando estamos sofrendo. Na verdade, o Pai quer que façamos essas perguntas, pois Ele deseja que sejamos sinceros quanto ao que estamos sentindo (inclusive as emoções negativas acerca Dele). O autor também explica a relação entre as perguntas de Deus no fim do relato e as indagações de Jó, provando que houve um sentido em todo o "diálogo".

A conclusão, portanto, é que, por mais que Jó quisesse entender, ele não poderia. Como disse o autor: "Por sermos humanos, queremos saber o porquê; mas, por sermos humanos, não podemos saber o porquê". Ou seja: nunca conseguiremos compreender completamente o que Deus faz, pois Ele está muito acima de nós; o mundo foi criado para obedecer à lógica Dele, não à nossa. Por isso, devemos aceitar nossa condição de criaturas em vez de tentar nos colocar no lugar do Criador, opinando sobre como o mundo poderia ser melhor.

É por esse motivo que, ao final de tudo, tanto Jó quanto Minhee passam a conhecer um Deus maior. Um Deus que não "mima" seus filhos, mas envia o sofrimento para nos moldar, pois quer nos tornar mais semelhantes a Cristo. Um Deus que é o Criador de tudo e, portanto, não segue o que "faz sentido" para nós, e sim para Ele. Um Deus que está infinitamente acima da visão medíocre que nós, seres humanos, temos Dele, e que por isso teve a atitude mais absurda de todas: entregar Seu Filho para que nós, apesar de tão insignificantes, pudéssemos viver eternamente em Sua Presença.

Esse, sim, é o nosso Grandioso Deus!

"Se não soubermos quão pequenos nós somos, nunca daremos lugar para sabermos o quão grande Deus realmente é."