Viver com nossos mortos

Viver com nossos mortos Delphine Horvilleur

Resenhas - Viver com nossos mortos

umanatalense 06/03/2024

Uma obra prima
Eu já li seis dos onze contos que compõem a obra. Não estou com pressa para terminá-lo, acho que esse não é um livro para ser consumido rapidamente. A autora pauta sua prática profissional e literária no judaísmo, apesar disso, a obra é altamente existencialista e reafirma a necessidade humana de questionar tudo: nossas escolhas de vida, a morte, Deus.

Está sendo interessante refletir sobre uma visão tão diferente da minha, me peguei pensando em vários momentos "por que essa mulher é rabina? Parece que nem em Deus ela acredita…". Acho que exatamente essas perguntas que eu me fiz lendo as perguntas dela sobre o mundo que reafirmam a importância gigante da leitura na minha vida, que é aprender.

Aprender com quem é diferente e ter acesso a pensamentos sofisticados e inteligentes sobre temas que me intrigam. Mesmo sem concordar com todas as coisas que li, esse livro está abrindo minha cabeça para uma nova cultura e mostrando o exemplo dessa mulher que faz algo que eu quero muito fazer: viver a religião de forma raciocinada e com liberdade.

É engraçado como um livro que aborda a morte faz eu me sentir tão fortalecida.