Crimes à Moda Antiga

Crimes à Moda Antiga Crimes à Moda Antiga

Resenhas - Crimes à Moda Antiga

Malú 24/01/2024

Crimes á moda antiga
As histórias são boas, a escrita maravilhosa, mas senti falta de conteúdo, quando você começa a se aprofundar na história ela acaba. Vou ler mais alguns livros do autor pra tirar mais conclusões, mas amei que ele é curitibano e tem contos sobre Curitiba

Lucas1429 23/01/2024

Um bom livro para começar o ano
Após o término desse livro já dá para perceber que Valêncio Xavier era um pioneiro escritor sobre casos sensacionalistas e coisas do tipo, porém não era muito conhecido por leitores da época e acho que nem agora exatamente, mas já chegou a ganhar prêmios e reconhecimentos por seus livros anteriores.

Sem dúvidas é um ótimo livro para quem se interessa pelo gênero Crime scene e ainda mais por se passarem por São Paulo e Rio de Janeiro, tem casos bem tensos e para mim foi uma grande leitura para começar 2024 bem! ???

nifontana13 09/01/2024

Super fluído, tem um tom muito particular em cada um dos crimes, como disse o editor, mistura informações de cinedocumentários com notícias de rádio. Gostei muito de ver esses crimes, por mim já conhecidos, com outra perspectiva.

Giovanna Batalha 07/01/2024

Essas histórias foram escritas, originalmente, em 1978 e 1979 e fica evidente na escrita causando uma certa estranheza.
Uma coisa que me incomoda no livro é que parece que as histórias foram novelizadas, as vezes senti falta de mais fatos, não sei dizer, mas faltava algo.

Leitor Noturno 31/12/2023

Resenha Noturna
2023 esta chegando ao fim, e na última resenha do ano não poderia deixar de trazer aquilo que mais gostamos na literatura: Crimes Reais. E já que estamos nos despedindo do ano, nada melhor do que voltar no tempo e saber mais detalhes sobre crimes bem antigos, vendo os primórdios deste tipo de literatura, com casos que aconteceram bem aqui, no nosso país.

O livro é um compilado de 8 contos, escritos décadas atrás, por um dos grandes nomes da literatura nacional, que recupera casos ainda mais antigos, que marcaram o país no começo do século passado.

Alguns dos casos contados no livro já são conhecidos, como O Crime da Galeria de Cristal, o Crime da Mala e o caso de Febrônio, o primeiro serial killer brasileiro. Já li livros sobres todos estes casos, já conhecia a história deles de forma bem mais profunda do que eles são apresentados no livro, mas não é o ineditismo o ponto forte desse livro incrível!

Os casos são relatados de forma superficial, contando-os diretamente, sem muitos rodeios, em poucas páginas, o que torna a obra direta e muito boa de ler, mantendo o interesse do leitor sempre no nível máximo. Outro detalhe bem interessante é a forma como Valêncio escreve, elevando a tensão de seus relatos e deixando o leitor arrepiado, relatando de forma quase jornalística cada um dos crimes, não poupando o sangue nos momentos principais.

Gostei demais do livro, que tem uma estrutura ótima e uma edição lindíssima, a Darkside acerta novamente em um relançamento, dando uma repaginada maravilhosa na obra e nos deixando fascinados em descobrir como os crimes aconteciam e eram relatados lá nos anos 30, onde os podcasts e canais de YouTube de True Crime nem sonhavam em existir.

Neste fim de ano, desejo a todos Noturnos e suas famílias muita paz, amor e saúde, agradeço por acompanharem meu trabalho durante mais um ano e deixo a certeza de que ano que vem as coisas vão ser ainda melhores, com nossos conteúdos voltando com tudo e muitas novidade por vir. Que 2024 seja perfeito e que tenhamos muitos livros de suspense e True crime para fazer a leitura ser cada vez mais presente nos nossos dias.

Nota: ??????????

Lucas 29/12/2023

Mais um livro de ficção baseado na realidade. O autor consegue com maestria recriar os universos nos quais os crimes foram cometidos, usando da ficção para a condução narrativa da história. É um ótimo livro!