The Narrow Road Between Desires

The Narrow Road Between Desires Patrick Rothfuss

Resenhas - The Narrow Road Between Desires

Gabriela 31/12/2023

Simplesmente, Patrick Rothfuss.
Como começar a descrever esse livro?
A escrita do Pat é meu ponto fraco, always. Até os prólogos e notas finais dos livros dele são pensados nos mínimos detalhes, palavra por palavra. Eu só consigo começar a imaginar o trabalho que é finalizar essas histórias (rs). Ele é minha eterna paixão, meu escritor favorito, então se você procura uma resenha imparcial, essa aqui não é pra você.

Dessa vez, a gente passa um dia inteiro com o Bast, e finalmente conseguimos nos aprofundar um pouco mais na personalidade dele, nos pensamentos, nas atitudes, nas motivações e nas leis que regem seres como ele. Ainda assim, fica a sensação que conhecemos talvez apenas 1% do que ele realmente é. E isso é absolutamente incrível. O Bast é alguém. Ele é um personagem inteiro. Ele existe realmente nesse mundo, não é só um secundário das loucuras do Kvothe. A imensidão que engloba o Bast nessa história nos mostra o quão genial e detalhista o Patrick Rothfuss é - e o porquê de as coisas serem como são, se é que vocês me entendem.

É tão difícil descrever o plot... No geral, é uma história de troca de favores, segredos, tratos mágicos (entre o Bast e as crianças da cidade). O livro fala sobre dúvidas, sobre o que nosso coração realmente deseja, e principalmente, sobre até onde a gente vai para proteger a nossa família. Ele ajuda crianças e engana crianças e se diverte muito o dia todo. A história não tem um grande conflito ou clímax, ela só existe, aconteceu e o Patrick resolveu nos contar. Claro, seguimos principalmente a história de um menino cujo pai, bêbado e extremamente violento, faz da vida da família um inferno. Esse menino procura o Bast para pedir um favor, um favor bem sério, algo que vai custar mais do que algumas flores e segredos. Paro por aqui pra não entregar mais nada.

Nas palavras do próprio Patrick, o Bast é o nosso Big Good Wolf das Crônicas. Por natureza, ele é selvagem, agressivo, impetuoso, violento, tem sede e muita fome. E ao mesmo tempo, ele é amoroso, engraçado, sagaz, LINDO - diga-se de passagem, - e extremamente talentoso. Eu sempre fiquei com um pé atrás com o Bast enquanto lia as Crônicas, porque ele dá muitos sinais de pender pro mal. Mas aqui fica claro que ele realmente é um bom pouco dos dois lados. Ele é bom e mau, inteligente e bobo, maduro e infantil.

A fucking narrow road between desires - sabe lá deus como vão traduzir isso pra português. O livro é extremamente bem escrito, cada palavra está lá porque tem que estar. Tudo faz sentido, seja mais amplo ou seja um sentido super escondido. Tem coisas que eu provavelmente só vou entender na minha terceira leitura. É quase uma poesia, difícil de descrever. Leiam, e depois me falem. Pra mim, a escrita do Rothfuss só causa sentimentos bons.

Acima de tudo, esse livro cheira a próximos lançamentos. Fé.

Jack_Sky 30/12/2023

??
Amei esse livro. Tem altos e baixos, claro. Bast tem seus momentos.
Tem coisas que eu desgosto e tem coisas que eu gosto.
Faz todo sentido, muitas obras são assim.
Devo concordar com Kostrel em algumas partes. Haha.
Há varias partes em que Bast brilha, independentemente disso.
É lindo as relações de Bast com as crianças e jovens e com seu mestre. ??
Ele realmente está se apegando, queira ou não em? ???

Thalita 17/12/2023

Um dia na vida do Bast
Esse livro é uma nova versão de um conto que já havia sido lançado sobre o Bast. Nele, a gente acompanha um dia inteiro na vida do Bast. E descobre o que ele faz quando não está sendo apenas um simples ajudante na estalagem da pequena cidade. Aqui, a gente fica sabendo que ele tem um acordo com as crianças da cidade e, em troca de favores e segredos, ele mostra um pouco o quão poderoso ele verdadeiramente é.

Melissa Meira 09/12/2023

É bom voltar a ler Patick Rothfuss
Por maior que seja minha raiva por AINDA não ter saído o terceiro livro da série do Matador do Rei (e que sinceramente eu acho que nunca será lançado), não posso deixar de dizer que a escrita do Patrick é envolvente e bastante poética.

Sou uma grande fã frustrada do Patrick, como eu acredito que a maioria seja, e havia prometido a mim mesma que nunca mais leria nada dele, mas aqui estou finalizando o relançamento desse conto. Não estou arrependida. É uma história muito boa, que da pra conhecer mais do Bast, e que apesar de ser apenas um conto, tem uma seriedade e sensibilidade na história no qual eu não esperava. Acredito que o Patrick agora sendo pai ajudou muito nessa parte.

Porém, apesar de estar contente com a leitura, só faz lembrar da falta de um tal terceiro livro...

Larissa3225 16/11/2023

Preciso dizer logo de cara que não consigo dar um passo para trás e avaliar esse livro de forma objetiva.
Não sei dizer o quanto ele merece 5 estrelas e o quanto eu fiquei feliz por finalmente ler algo novo nesse universo.

Eu adorei o livro. É leve e divertido ao mesmo tempo em que emociona. Me vi completamente envolvida pelas histórias e, por mim, ele poderia ser ainda maior.
Acho que esse livro tem alguns dos personagens mais carismáticos que o Pat já escreveu. Impossível não sei apaixonar por eles.

O livro se segura muito bem sozinho (sem precisar dos outros dois) mas acrescenta coisas ao universo já existente, o que me deu uma alegria muito grande. Li com toda a atenção, procurando por detalhes, pistas, e isso me lembrou do quanto eu amo essa história.

E por mais irritante ou chato que possa ser esperar 10 anos para ler algo novo (e esse algo nem ser o bendito livro 3), tudo compensa quando você começa o livro e é levado de volta para esse mundo incrível.
Giulia 30/11/2023minha estante
Conta algo do Kvothe? Preciso dessa continuação kkkkk

Gabriela 07/12/2023minha estante
amei sua resenha! vou ler o quanto antes, muita saudade desse universo!