Corpus Hermeticum Græcum

Corpus Hermeticum Græcum Hermes Trismegistos

Resenhas -

daixps 15/04/2024

Um livro necessário!
David Lira foi excepcional em sua pesquisa, sendo sintético e aprofundado - ao mesmo tempo. Antes da apresentação aos textos (juntos à tradução), há uma parte dedicada a alguns ensaios, incluindo aspectos literários, históricos e, até mesmo, elementos para a construção da tradução.
Ora, sabemos que a escolha da tradução é essencial ao leitor; afinal, ela nunca é literal, mas contextual. Neste sentido, o leitor pode confiar neste nova edição e no trabalho dedicado de David Lira e de sua equipe.

site: https://www.instagram.com/daixps/

Vicente.Chagas 22/01/2024

Excelente trabalho de Lira
O trabalho de David Pessoa de Lira é realmente primoroso. Acredito que seja um livro obrigatório para quem gosta do assunto Hermetismo. No entanto, textos antigos são difíceis de assimilar. Para o iniciante pode ser um pouco complicada a leitura.
O livro VIII continua sendo o meu preferido.

Douglas 01/05/2024

Uma tradução mais próxima do original
O Corpus Hermeticum é um compilado de escritos da região egípcia que datam dos primeiros séculos da era comum. Essa tradução é resultado de estudos acadêmicos, e o linguajar acadêmico da introdução e as várias referências evidenciam isso. O resultado é uma tradução um pouco mais fiel ao original, porém menos poéticas que outras traduções, como a da Editora Polar. Há passagens belas e que geram boas reflexões, mas no geral a escrita é um pouco difícil, por ter uma forma arcaica de transmitir ideias. Um exemplo do que digo pode ser visto no trecho abaixo, que retirei do Capítulo 18, verso 11:

"Mas o discurso apressa-se para conciliar o termo às origens: para o louvor do Todo-Poderoso, e então, da mesma forma, passar o discurso dos diviníssimos reis que são juízes de paz para nós. Pois, assim como começamos do Todo-Poderoso e das potências superiores, assim também novamente voltaremos a fazer referência ao próprio ser divino na conclusão; e assim como o Sol sendo nutriz de todas as folhagens, o mesmo, levantando-se primeiro, as primícias dos frutos recolhe, usando raios na colheita dos frutos como imensas mãos e as mãos dele, os raios colhendo primeiramente as coisas mais ambrosiais das plantas, assim, de fato, também para nós que começamos desde o Todo-Poderoso e da sabedoria dele recebemos o fluxo e usamo-lo para nossas hiperurânias plantas das almas, mais uma vez as coisas do louvor devem ser exercitadas, a partir do qual ele inundará todo nosso rebento."

A leitura é densa talvez exija um estudo mais aprofundado, mas vale como referência para quem se interessa por história, filosofia e religião.