O que não ficou para trás

O que não ficou para trás Samia Wardani

Resenhas - O que não ficou para trás

Anna Clara e Clarissa 12/02/2024

VEM LER TAMBÉM!
Oioi, gente! Viemos contar que finalizamos o primeiro volume da duologia O que não ficou para trás da autora Samia Wardini! Que maravilhoso foi poder ter o contato com a escrita da Samia.

Conhecemos Maria Clara, que acaba de se mudar com sua família para São Paulo. Ela, com seus 14 anos, está ansiosa para fazer novas amizades. Com uma paixão pela confeitaria, ela prepara doces para conhecer seus vizinhos. Mal sabe ela o quanto a sua vida vai mudar depois que tocar aquela campainha?

Felipe Thomas abre a porta e recebe Maria com um sorriso no rosto. Ali começaria uma história de amor. Felipe apresenta Maria Clara para seus irmãos: Luis Antônio, Carol e Helô. A partir dali, eles seriam amizades que Maria Clara levaria para vida.

O amor de Felipe e Maria Clara floresce a cada dia, mesmo tão jovens, eles têm certeza que passarão a vida toda juntos. Até que? Felipe passa as férias do meio de ano em NY com seu avô, onde ele vê a oportunidade de uma ascensão profissional através do poder do patriarca. Felipe volta dessa viagem pensativo e começa a se afastar de todos, inclusive de Maria.

No fim do ano, Felipe conversa com Maria e diz que irá para NY durante as férias de janeiro, mas que voltaria. E então a história começa a ganhar vida! Depois que Felipe viaja, Maria Clara descobre que está grávida. E então Maria tem que ouvir todo tipo de absurdo possível de Felipe, e ele não irá assumir a criança. Foi um choque para todos essa atitude. E agora, como Maria, uma mãe solo, irá lidar com toda essa montanha russa de emoções?

A leitura é intercalada entre presente e passado, durante quinze anos, vemos os pontos de vistas de todos os personagens, o que foi incrível! Além de acompanhar a vida de Maria Clara, conhecemos também as personalidades dos irmãos de Felipe Thomas e toda a cumplicidade, apoio e amor com a cunhada e o sobrinho.

Com uma escrita emocionante, conseguimos ficar imersas e sentir que fazemos parte da história. Os segredos colocados durante a leitura fez com que não conseguíssemos parar de ler até descobrir o que tinha acontecido na vida de Felipe e Maria. Impossível não sentir as dores de Maria Clara e torcer para ela ter um final feliz que ela merece. A raiva por Felipe predominou, suas atitudes foram horríveis e não deu pra passar pano, viu?

Uma leitura tocante com um milhão de sentimentos envolvidos. Um romance intenso será capaz de quebrar barreiras, mentiras e segredos? Só lendo para saber. Essa obra nos conquistou e ganhou cinco estrelinhas em nossos corações. S2

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 02/02/2024

Resenha: O que não ficou para trás # 1 | Samia Wardani
O que não ficou para trás é um romance escrito pela autora Samia Wardani, corresponde a Editora Giostri. Sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico mais o volume dois em parceria publi com a escritora. Ela que me procurou para fazer essa parceria. Eu não conhecia os livros, então fui ver no instagram da escritora ela faz uma excelente divulgação deles nas redes dela.

"O único incômodo tão pesado e irremediável quanto o fardo da culpa sobre um par de ombros é a dor da perda." p.9

O livro é sobre Maria Clara e Felipe. Tem partes de 2007 e 2023. Em 2023, Maria Clara acidentalmente descobre um segredo, que muda seu relacionamento com o Felipe, então ele se afastam, em buscas de respostas ela investiga em seu diário, nele tinha uma carta fechada do Felipe de anos atrás, a queda do casal é provável, eles decidem se reencontrar, eles tiveram um filho chamado João Pedro, eles decidem abrir a carta. O que será que acontece depois? Será que eles ficarão juntos no final? O livro tem referência a Elton John.

"O filho de Maria Clara Mascarenhas veio ao mundo em uma segunda-feira, 17 de agosto, às oito da manhã." p.101

Se você ler esse livro, como eu é recomendável ler o segundo volume. É uma história de tirar o fôlego, já agradeço a escritora pela confiança do meu trabalho. É um história e jornada bem intrigante da Maria Clara que faz você ficar curioso para descobrir mais sobre seu passado e saber as decisões que ela tomara de presente que implicará em seu futuro. Cada decisão poderá interferir em seu relacionamento, esse livro é de fortes emoções e desejo sucesso a escritora. Com personagens muito bem desenvolvidos.

"João Pedro andou em direção a Luís e ergueu os braços. O tio o pegou no colo e encheu de beijos e afagos." p.125

Portanto eu gostei muito desse livro. No momento da escrita da resenha em breve já vou começar o volume dois. Esse livro foi uma leitura melhor do que eu imaginava. Você descobrirá o trauma do passado da Maria Clara que tinha sido ocultado. Querem saber mais? No livro tem personagens que estudaram na USP assim como eu. A leitura foi leve, divertida e cheias de emoções. Recomendo.

"Maria Clara fez um esforço para erguer a cabeça e encarou o Felipe com seriedade. Não apreciou aquele comentário." p.201

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/02/resenha-o-que-nao-ficou-para-tras-1.html

Leonardo 01/02/2024

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O que não ficou para trás (Vol. 1) lançado pela editora Giostri. O livro é de autoria de Samia Wardani e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Após se mudar do Rio para São Paulo, Maria Clara Mascarenhas acaba conhecendo Felipe Thomas durante sua adolescência. Logo eles se tornam amigos, e Clara passa a conhecer os irmãos de Felipe: Luiz Antônio, Heloísa e Carolina, que também se tornam amigos próximos de Maria Clara. Com o tempo, Maria Clara e Felipe se apaixonam e planejam um futuro juntos, com ela buscando uma carreira na culinária e ele como jornalista.

No entanto, as coisas não seguem conforme o planejado devido à uma série de fatores levados pelas decisões tomadas e pelos contornos que a vida dá. Assim, Felipe acaba se envolvendo em uma vida que não havia considerado, buscando atalhos para o sucesso profissional. Isso o leva a deixar uma série de coisas em segundo plano, como Maria Clara e todas as outras relações das quais colocava como tão importante.

Em um parâmetro de 15 anos na vida desses dois personagens, mergulhamos a fundo na vida dos Thomas, seus altos e baixos são explorados conforme Maria Clara faz uma descoberta que altera para sempre sua relação com Felipe — e pede para que ele saia de casa enquanto um de seus filhos está viajando.

Um livro que explora todas as dores que a quebra de confiança pode causar. Fiquei impactado com o quanto a autora de "O que não ficou para trás" conseguiu colocar em seu enredo e em seus personagens tantas camadas e tantas cicatrizes: algumas que foram curadas e outras que estão escondidas demais, mas ainda são sentidas.

A quantidade de temas que Samia aborda nesse primeiro volume é impressionante, mas dentre todos eles o que mais me arrebatou foi a forma como eles são dialogados e como, no final, todos nós estamos procurando pelo processo de cura. Talvez se eu colocasse os temas abordados nesse livro eu poderia acabar trazendo algum spoiler pra vocês, então não irei pontuá-los de forma precisa.

Isso porque o mistério a respeito do que Felipe fez povoa a primeira metade do livro de forma potente, sendo um ótimo condutor (e atiçador) para os leitores continuarem a avançar nas páginas desse livro.

Conforme eu disse, o foco da história é em todos esses personagens, seja na Maria Clara ou nos irmãos Thomas. Todos os quatro tem momentos em que suas dores e traumas são expostos, Felipe aqui é um ótimo núcleo que acaba espelhando todas as facetas dos personagens que cercam esse livro.

A escrita da Samia é poética e super potente, alguns dos diálogos entre os personagens em seus momentos mais despidos de formalidades são incríveis e super dolorosos de se lerem.

Uma coisa que eu gostei muito foi a forma como a narrativa se desenrola tanto no passado quanto no presente, começando lá em 2005 com o encontro entre Maria Clara e Felipe. Assim, em capítulos intercalados, vamos avançando no tempo em paralelo com o presente! O controle narrativo de Samia é muito bem ajustado para termos a quantidade de informações necessária para seguir adiante.

Enfim, eu gostei muito do final do primeiro volume e já vou emendar com a leitura do segundo, mal posso esperar para ver o que Samia irá fazer com esses personagens e essa situação tão complexa da qual eles fazem parte!

Barbara Miho 22/12/2023

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Já começo falando que estou muito feliz por este livro ter sido um dos meus últimos lidos de 2023. Que livro mais sensível, incrível, angustiante e grandioso!

Conhecemos Maria Clara e Felipe, um casal de adolescentes extremamente apaixonados. Um relacionamento cercado de respeito, amor, admiração, amor, cuidado e já falei amor? Haha. É lindo acompanhar a evolução do jovem casal.

Tudo ia maravilhosamente bem, até que Felipe toma uma decisão e resolve aceitar o convite de seu avô para wmorar fora do Brasil e iniciar a sua carreira de jornalismo no EUA.

No entanto, depois de ter tomado a sua decisão e embarcado, foi surpreendido pela notícia de que Maria Clara estaria esperando um filho seu, então, o que Felipe faria após aquela notícia? Seguir o seu sonho profissional ou voltar e criar o seu filho junto com Maria Clara?

A estória é intercalado entre passado e futuro, o que te dá uma visão do que aconteceu antes e como está atualmente. Confesso que eu AMO livros que intercalam épocas diferentes.

Posso dizer para vocês que este livro mexeu muito comigo em vários aspectos, é realmente um turbilhão de sentimentos e pensamentos que tomam conta durante a leitura. É quase como se o sentimento dos personagens se tornasse palpável ao leitor. Por muitas e muitas páginas passei odiando o Felipe, até que me vi passando pano pra ele e fiquei: vish e agora? Kkkkk

É uma estória onde mostra que muitas vezes as nossas escolhas, influenciam mais na vida das pessoas ao nosso redor do que na nossa própria vida.

Até onde se pode chegar o poder da compreensão? Do perdão? Até onde podemos chegar para manter o ódio em nosso coração e nutrir sentimentos intensos para com o próximo? Até quando um segredo pode permanecer enterrado?

PS: não posso deixar de mencionar que eu estou extremamente apaixonada por todos os integrantes da família Thomas. Que personagens mais cativantes a autora criou.

Queria muito que todos pudessem ler esse livro e falo isso de coração. Não tem nenhuma forma de alguém ler este livro e não gostar.

Bi Faria 29/11/2023

Resenha
Que história intensa desde o início, um amor que tinha tudo para ser eterno, mas certas escolhas trouxeram consequências bem difíceis. Foi uma leitura de tirar o fôlego, Maria Clara e Felipe trazem fortes emoções.

Em seu livro de estreia a autora já conquista com um romance cheio de drama e bem realista, nos deixando com várias reflexões sobre a forma como vivemos, as nossas prioridades e escolhas, e como isso pode refletir durante a vida, segredos descobertos podem ser fatais a um relacionamento, a verdade por mais que machuque dá a chance a pessoa de se libertar e escolher seus próximos passos de forma honesta. Além de mostrar o poder da amizade e a importância da família.

Maria Clara sempre foi uma jovem sorridente, apaixonada por culinária, ao se mudar tinha receio de não se enturmar, mas mal sabia ela que ia fazer amizade com os vizinhos, a família Thomas, e conheceria o amor da sua vida e o pior sentimento também.
Felipe é um dos irmãos que se encanta pela nova vizinha, seus pratos são deliciosos, ele a acha a garota certa para um namoro e futuramente a família ideal.
Só que as coisas não acontecem bem assim e no presente um segredo do passado vem à tona, mesmo que tenha sofrido por ter acreditado no amor de Felipe, adulta as decisões são mais sérias. A vida lhe ensinou muito com tudo o que lhe foi causado tão jovem.
A família de Felipe a acolhe, seus irmãos ajudam, o que se mostra acalentador, trazendo forças para seguir a vida e se conhecer melhor.
O desafio de amar, e esperar reciprocidade são muitos, mas ambos se conhecendo melhor permitem entender a relação, o perdão e os problemas de um relacionamento.

A autora com uma escrita extremamente fluida traz um romance intenso e bem realista, alternando entre passado e presente, presenciamos a construção do relacionamento, entre altos e baixos, o que traz um mix de sentimentos. Maria Clara é forte e inspiradora por suas atitudes, Felipe é complexo, mas no fundo tem um bom coração. A família dele é um espetáculo à parte pela união diante de acontecimentos que trouxeram muita tristeza, eles são um alicerce que conquista. Já me encontro ansiosa para continuação.