A outra princesa

Denny S. Bryce
Denny S. Bryce

Resenhas - A outra princesa

Juliana 24/12/2023

Aina é uma princesa africana que acaba de perder toda a família, aos 5 anos é escravizada por o rei de uma tribo rival. Prestes a morrer, sua vida é salva pela ideia de um perspicaz capitão que convence o rei a ?dar Aina de presente para a rainha Vitória?.

A outra princesa é um romance histórico, biográfico, intenso, doloroso e que mexe com nossos sentimentos do início ao fim do livro.

Me sinto grata por ter a oportunidade de conhecer essa estória e poder refletir sobre esse passado sinistro que faz parte da humanidade.
Rosa282 28/12/2023minha estante
Interessante! Que dica valiosa. Estou desenvolvendo minha tese de doutorado sobre as representações das populações negras na literatura, transmídia e sobretudo na história. Como essas informações se constituem em um currículo cultural, que infelizmente são silenciados nos currículos oficiais no processo educativo! Fica a dica do romance brasileiro Úrsula e

Rosa282 28/12/2023minha estante
A outra dica é um romance de Octávia Butler - "Kindred"

Babis Schuina 23/12/2023

Chato
Sabe aquele livro que parece não dizer a que veio, pra onde vai, o que ele é? É esse aqui. Quem gostou parabéns, mas não consegui me apegar nenhum pouquinho.
O início é marcante, trágico, instiga, mas já nele temos vários problemas.... Eu mesma demorei um bom bocado pra entender a passagem de tempo, a idade da protagonista e processar os acontecimentos. Se no início do capítulo parecia que ela estava em marcha, no final ela já estava estabelecida no lugar a várias estações, seus pensamentos e lógica bem maduros e adultos, eram, na verdade, referentes a uma criança de 6 ANOS. Simplesmente confuso.
A protagonista não é cativante, não é gostável, eu me compadecida e sentia empatia pelas tragédias que viveu mas logo em siga me vinha um surto de antipatia por suas atitudes mesquinhas.
As relações são construídas de forma estranha, se em um capítulo ela diz não confiar em alguém, no próximo ela já tem uma relação de amizade sincera, para terminar no terceiro capítulo, após a morte do personagem, sem um momento de reflexão sobre.
A autora retrata vários eventos (inclusive eventos históricos) sem se aprofundar, dando pinceladas, se alguém vai casar isso é resolvido em 1 linha, se um conflito se apresenta numa festa do chá organizado por Aina escola, conflito esse que a autora coloca como importante, ele será resolvido em 1 parágrafo após acontecer em off. Não temos tempo de digerir ou evidenciar nada, somos jogados de atitude irritante em atitude irritante da Aina.
O livro também é beeeem arrastado, passei vários capítulos andando pela casa e dizendo: que livro chato, por deuses. Eu olhava pra capa dele já cansada. Esperando a sequência de eventos que autora ia me jogar sem se aprofundar, quase como um cronograma da realeza britânica.
No fim, em quase 400 páginas, o livro falou falou falou e parecia não ter nada a dizer. Inclusive em vários momentos senti uma passada de pano para muitos dos brancos envolvidos na trama.

Ps: tá na hora da TAG trazer narrativas não brancas diferentes, consigo comparar esse livro com outros 3 da própria TAG inéditos, sendo pheby e exílio os mais fortes em minha memória. Adoraria que buscassem histórias sobre reis, rainhas e princesas africanas ou não brancos em sua grandeza, abordassem seus reinos e cultura. Cansei dessas narrativas onde tomam, levam pra uma cultura branca e vemos todas as tragédias decorrentes disso.
Laiza 29/12/2023minha estante
NOSSA SIM! Essa resenha facilmente poderia ser escrita por mim porque achei exatamente a mesma coisa.
E sim, a única história que li da TAG que era de um escritor africano que não era sobre escravidão, sofrimento foi o Mapeador de Ausências (mas era um escritor branco).

Camilla.Conti 27/01/2024

Maçante
Em ?a outra princesa? acompanhamos a vida de Sarah Forbes Bonetta, inspirada em uma personagem real.

A história de vida dela é muito interessante, mas a leitura do livro é maçante e repetitiva.
Paula 30/01/2024minha estante
Tenho opinião semelhante, uma história incrível que adorei conhecer, mas o livro é cansativo

Erica.Barone 04/12/2023

Um romance histórico muito bem escrito. Adorei acompanhar a vida de Aida/Sarah, na época Vitoriana. Inspirado em fatos reais é um livro muito rico em detalhes, capaz de lhe transportar para África e para Inglaterra nos idos de 1800. Uma leitura enriquecedora.

KelenDZ 06/12/2023

Gostei muito da história de Aina/Sarah...uma menina que mesmo após liberta, viveu boa parte de sua adolescência e início da vida adulta de acordo com as ordens da rainha Elisabeth, e mesmo sendo um tanto mimada e egocêntrica, precisou se ajustar ao que a vida apresentou a ela.

Vininhew 07/12/2023

Resenha a outra princesa! (Sem spoiler)
A outra princesa nos mostra a história de Sarah Forbes Bonetta, uma mulher negra, ex-princesa de okeadon na África, após seus pais e irmãos serem mortos, ela é raptada e levada até uma aldeia, passa-se um tempo e ela é levada a um navio negreiro para ser sacrificada, porém, Sarah é poupada, e levada até a corte da rainha vitória, como um presente de um rei negro para uma rainha branca. Ao chegar na corte, Sarah impressiona a todos (incluindo a rainha) com sua inteligência e língua afiada, então, Vitória a escolhe como sua afilhada, e então sua história continua, com a descoberta de amizades, do amor e da superação de seu passado.

Mariana_Dalmaso 11/12/2023

Romance Biográfico
Aqui temos uma delícia de romance com uma boa pitada de biografia. A personagem é a Sarah Forbes Bonetta, uma princesa de Egbado capturada pelo rei Ghezo em um dos conflitos entre as tribos africanas. Seus pais e irmãos foram mortos, e ela foi entregue em 1850 para a monarca britânica como "um presente do Rei dos negros à Rainha dos brancos” - a rainha Vitória. A Sarah cresce com seus traumas, sua busca por pertencimento, sua eterna fuga do medo. Não é uma personagem boazinha, tem personalidade forte (precisou ter), e entramos em seus pensamentos como que se lêssemos seu diário. O livro nos transporta para outra época, outras culturas (aqui temos de um lado a monarquia da Inglaterra e todas suas particularidades formais, e do outro lado o contraste da selvageria entre tribos africanas) e nos envolve em uma narrativa cheia de sentimentos e emoções.

Luana 13/12/2023

Gostei bastante do livro, achei a história bem interessante e triste claro, o final me deixou contente e ao mesmo tempo não, sei lá, achei que ela morreu muito nova.

O ponto negativo do livro foi algumas partes que não precisavam ser tão bem tratadas, saindo totalmente do ponto principal do livro e ficando cansativo.

Tirando isso, acho que o livro foi muito bom.

Lucas990 17/12/2023

Uma história linda sobre superação e pertencimento. Aina é uma princesa africana que presencia o assassinato de seus pais quando ainda criança, acaba sendo capturada e mantida em um cativeiro de escravos até ser entregue à rainha Vitória como um presente para a coroa britânica. A partir desse momento, Aina dá lugar à Sarah, seu novo nome cristão. E embora se tratem da mesma pessoa, Aina e Sarah tem vivências tão diferentes que são quase pessoas distintas, só quase.
Eu amei conhecer essa história. Até curou a minha ressaca literária de fim de ano.

esther.crisrocha 18/12/2023

Maravilhoso
Que livro maravilhoso, a TAG soube muito bem terminar o ano de 2023, esse livro simplesmente foi tudo.
A outra princesa trará a história de Aina/Sarah, que foi uma princesa Africana que teve sua vida totalmente virada de cabeça para baixo quando outro rei decide invadir a cidade que ela morava com sua família, com isso, ela passará alguns anos como escrava. Até que um dia aparece um diplomata da Rainha Vitória e consegue salvar Aina/ Sarah, fazendo com que esse de presente para rainha. A partir daqui vamos acompanhado o crescimento e amadurecimento dessa menina e também como ela foi tratada com o passar dos anos pela sociedade.
É um livro bastante forte, que tem várias cenas que podem causar gatilhos nas pessoas, como assassinato da família de Aina/Sarah que a autora descreve o acontecido. Além disso, o livro também traz várias cenas da personagem sofrendo racismo de várias pessoas. Na maior parte do tempo, enquanto eu lia, parecia que eles tratavam a Aina/Sarah como se fosse um objeto, decidindo o que ela poderia fazer ou não, sem ligar para o sentimentos dela.
Esse livro, mostra bem como os ingleses viam as pessoas que viviam no continente africano, a tentativa de apagar a história dessas pessoas. É um livro que todo mundo deveria ler, por trazer temas tão importantes assim.

Rodolfo 18/12/2023

Princesa de uma tribo africana, Aina presencia a morte de sua família de maneira brutal por um dos grandes inimigos de seu pai. Única sobrevivente da família ao massacre, ela acaba como prisioneira do rei Guezo, mas acredita que seu fim esteja próximo.
Numa jogada do destino, Aina é oferecida como "presente" para a rainha Vitória que aceita a garota como protegida da Coroa.
Agora batizada de Sarah Forbes Bonetta, ela passa a ter acesso ao que há de mais luxuoso que a realeza dispõe, bem como os estudos, eventos e roupas.
Baseada em uma história real, acompanhamos a saga de Sarah na busca por uma história e construir um futuro melhor do que o qual teria se tivesse ficado na África.
Mas para isso ela terá que enfrentar os medos do passado e aprender, da pior maneira, que nem sempre o melhor na vida é aquilo que desejamos.
O fato de ser baseado em uma história real, ajuda a dar dimensão ao leitor dos fatos ocorridos na vida da personagem.

Claudiapnm 19/12/2023

Gostei bastante do livro. A história é boa e muito bem escrito. Fiquei um pouco dividida em relação a personagem principal , Sarah/Aina. Achei ela bem arrogante em alguns momentos. Muito egocêntrica. Achei que considerando o que passou, esperava um pouco mais de humildade e resiliência. Afinal, se livrou de morrer como todos a sua volta e foi castigada com uma vida de luxos. Penso que pode não ter tido muitas escolhas, mas foram tantas quantas foram dadas as próprias filhas da Rainha. Ela decidia e pronto, a vida de todos a sua volta.

CinthiaGonçalves 23/12/2023

Comecei a leitura tão empolgada com a sinopse. O início foi incrível!
Mas passou de 30%, socorro! A história foi arrastada, sem muita emoção e com uma princesa chata e arrogante. Fiquei bem decepcionada.

Drika Bresolin 23/12/2023

Uma boa leitura, que narra a história da Princesa africana Aina, que teve sua vida marcada por fatalidades e crueldade desde o início da sua vida. Quando ainda era uma criança foi salva sendo "dada" como presente para a rainha Vitória, apesar de ser protegida da rainha sua vida não foi nada fácil, por diversos momentos foi uma marionete e teve suas emoções e desejos deixados de lado. Mas em contrapartida, Sara Boneta se tornou uma mulher resiliente e muito forte, muitas vezes era irritante, porém conseguiu mesmo retornando para África que lhe trouxe tanto sofrimento, construir seu lar e sua família.