A Quatro Mãos

A Quatro Mãos Inbal Elmoznino

Resenhas - A Quatro Mãos

Lucy 06/05/2024

Este foi meu primeiro contato com um livro israelense e resolvi arriscar diante das avaliações muito generosas no Goodreads. Não preciso nem dizer que detestei o que encontrei. A escrita lembra muito várias obras nacionais de baixa qualidade que encontramos no Kindle Unlimited. Minha edição conta com 400 páginas de uma trama que promete suspense e romance, e peca em ambos.

Sam é a jornalista investigativa mais incompetente que conheci. Procurei, em diversos momentos, relembrar qual sua contribuição na resolução do mistério e falhei miseravelmente. Ela é tão habilidosa que não consegue somar 1+1 e perceber que está pegando dois caras que se conhecem, só para você compreender o nível da garota. A polícia também não está muito atrás. A todo instante eles afirmam que o(s) criminoso(s) são muito bons e sempre estão um passo à frente da polícia, mas a polícia nunca faz nada. Sempre dizem que estão sem pistas, que estão em um beco sem saída. Quando Sam joga qualquer possibilidade no ar, Jacob descarta sem pensar duas vezes. Em nenhum momento senti uma urgência. Tirando Sam começar a ser perseguida, os criminosos não avançam, ela vai atrás de pistas que não agregam e Jacob só reclama que Sam está atrapalhando enquanto sempre aparece, convenientemente, para salvá-la na hora certa. Então, posso dizer que a trama policial em nada me instigou.

O romance é péssimo. Primeiro que o casal já se conhece. Mesmo após 2 anos e um encontro muito breve entre os dois, ambos se lembram perfeitamente um do outro. Jacob é quente e frio, e isso me irrita profundamente. Em um momento, diz que precisa de Sam, depois a escorraça como se a odiasse. Quando ela diz que quer passar a noite com ele, ele diz estar ocupado e desliga em sua cara. Depois aparece em sua porta, não aceitando um não quando ela lhe manda embora. Eu teria o mandado à "merde" na primeira vez e nunca mais olharia na cara desse c0rno . E por falar em c0rno, qual a utilidade de Michael? Ou a do morador de rua?

Em nenhum momento o suspense me intrigou ou me causou qualquer mal estar. Não o achei bem elaborado o suficiente para isso. Além da escrita truncada que não fluía muito bem, há um erro gritante que de alguma forma ninguém notou: no prólogo, Sam narra sua rotina tranquila quando chega em casa e vai dormir. Acaba acordando e se deparando com um homem em seu quarto, homem esse com uma tatuagem de touro, e uma passagem que mais lembra o ritual de O Bebê de Rosemary. Assustada, ela liga para alguém que chama seu nome pelo telefone. Após o susto, ela acorda e descobrimos que isso era seu sonho erótico (???). Porém, em cerca de 50% do livro, a exata mesma cena se repete, com os mesmos acontecimentos e os mesmo diálogos, mas em um contexto completamente diferente. Ela não está feliz após um dia tranquilo de trabalho e não é mais um homem com tatuagem que lhe aborda no quarto. Afinal, a tatuagem pertence a Jacob, para quem ela liga, assim como no sonho. Então, me explica por que temos essas duas cenas exatamente iguais sendo que o desfecho de ambas e o contexto está todo errado? Não é recapitulação, é uma situação nova.

Ademais, os capítulos finais foram a pedra no caixão. Vemos todo o plano maquiavélico ser narrado não uma nem duas vezes, mas três vezes! Você vê que a história é ruim quando você precisa que o autor explique as coisas ao invés de nos mostrar e nos jogar as dicas que vão ajudar a ligar os pontos no final. O plano era ridículo, as motivações eram uma catástrofe, não senti o impacto de nenhuma morte ou do desfecho, e só faltou dizer que tudo teria dado certo se não fosse a jornalista enxerida. Enfim, uma perda de tempo.

Rose 26/04/2024

O enredo gira em torno do sequestro a luz do dia de 3 adolescentes de dentro de uma escola da elite de Nova York.

Não houve nenhuma testemunha e nenhum pedido de resgate.

A polícia não tem pistas e no meio de toda pressão para a solução do caso, a jornalista Samantha é transferida para a unidade de NY do Boston Daily para cobrir o caso de dentro da unidade policial (MUC) que investiga o sequestro.

Apesar do acesso às informações, ela só pode publicar o que autorizam, causando um embate entre ela e Jacob, chefe da MUC.

Tudo fica mais tenso quando o corpo de uma das meninas é encontrado. A pressão aumenta, assim como a atração entre Jacob e Sam.

Para fazer seu trabalho, Sam vai atrás de pistas, deixando sua vida na mira dos bandidos. As coisas pioram, pois todos que falam com ela são assassinados e por não passar pistas para a polícia, ela atrasa e compromete as investigações.

Enquanto mais corpos vão aparecendo, mais longe da verdade todos parecem estar, ao contrário de Sam, que fica mais perto de sua própria morte.

Foi meu primeiro contato com a autora e gostei da escrita dela e da tensão que o enredo carrega. Achei Sam meio imatura em certos aspectos, principalmente quando guardou informações cruciais que poderiam salvar a vida das gurias sequestradas. Isso não comprometeu a leitura, pois esta instabilidade dela ajuda a dar tensão ao enredo.

Quanto a quem estava por trás dos sequestros e assassinatos, eu acabei descobrindo logo cedo, por conta de alguns detalhes sutis ao longo da narrativa. Isso também não foi um problema, pois eu gostei da forma como tudo foi revelado, com a autora segurando o mistério e a tensão até a reta final sem no entanto ficar enrolando para a solução. Algo importante em um thriller.

As cenas de romance são bem feitas e inseridas na medida certa, causando os devidos atritos e tensões.

Para quem gosta de thriller é uma boa dica. Eu pretendo ler outros livros da autora.

Carol.Ramone 17/03/2024

Comecei a leitura sem esperar muita coisa. O começo quase me fez desistir mas ainda bem que continuei. Leitura bem fácil e rápida,enredo instigante e um final surpreendente.

Julia.Santos 28/02/2024

Eu tenho sentimentos conflitantes sobre o livro pq apesar da investigação ter sido relativamente boa o romance dos personagens principais eu achei um saco cheguei ate a pular várias cenas deles só para poder ir direto para as partes que focavam na investigação, sério, muio ruim
mas, fora isso até que o plot foi interessante no entanto, confesso que terminei na força do ódio