Desmascarando a Metáfora

Desmascarando a Metáfora Tiago Santineli

Resenhas - Desmascarando a Metáfora

Marcelo Nunes 04/02/2024

Humor contra a extrema-direita
Tiago Santineli é conhecido por seu canal no YouTube onde faz vídeos fazendo reagindo a outros vídeos. Tem como mira a extrema-direita e, principalmente, a família Bolsonaro. A temática das "expressões faciais" veio depois de um pedido de processo movido por outro youtuber que se apresenta colo especialista no assunto. Santineli havia feito um vídeo reagindo e apresentando argumentos que refutariam as alegações "científicas" que o colega de plataforma faz em seu canal.
Esse livro é uma conciliação em forma de deboche entre essa temática e a extrema-direita. Apresentado como um "curso", Santineli não poupa piadas sobre esse assunto e diversos personagens que se destacaram nessa visão política nos últimos anos. Além dos Bolsonaro, Véio da Havan, o patriota do caminhão e Olavo de Carvalho são figuras que aparecem em suas piadas.
Obviamente é um livro com uma visão política e direcionado para as pessoas que se identificam com a parte esquerda do espectro político. Não indico para quem não tem esse direcionamento, pois, provavelmente, irá se irritar mais do que aproveitar as piadas escritas nas páginas.
É um livro feito para fãs. Então, quem é fã do Santineli, é uma boa maneira de consumir mais de seu humor ácido, para quem não e discorda de suas opiniões, sugiro passar longe

httb_runa 28/01/2024

"Desmascarando a Metáfora" - Tiago Santineli
1° do ano - ?????
(Releitura)
Antes de tudo:
GRATA POR TAMANHA BENÇÃO, MESTRE!
Realmente não é exagero dizer que é o melhor livro sobre ciência desde a Bíblia.
Para vocês que não leram ainda, aqui você encontra um pouco de tudo; as melhores dicas sobre pseudociências e micro-expressões faciais em geral, vida e obra dEle??, fotos exclusivas (não só do Mestre?), e outras coisas na quais não vou dar spoiler (compre e seja feliz).
RECOMENDO MUITO!

LuBroggi 29/12/2023

Eu nunca me diverti tanto
Primeiramente, obrigada mestre por ter saído do seu pedestal e nos presenteado com esse livro.
E passando para as considerações desse que é o melhor livro pseudocientífico do Brasil: temos dados do Instituto Tirei do Ku (quem ouve Medo e Delírio em Brasília já está acostumado com a instituição), comparações com casos da atualidade, da cultura pop e do mundo da política, como a mulher da casa abandonada, ex-presidente, filme da Barbie entre outros. Uma grande aula de arte, coisa que, em anos de estudos dentro da graduação de arquitetura, eu nunca tinha visto, e é claro, um estudo aprofundado sobre como saber o que a pessoa está pensando só de olhar para ela, apesar dos seus pares não reconhecem a qualidade dessas pesquisa enviezada e sem uma amostragem pertinente.
Dizer que esse é o melhor livro sobre ciência desde a Bíblia não é um exagero.