Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Camis 22/04/2024

Um clássico muito atual
Vidas Secas é um clássico da literatura brasileira de Graciliano Ramos, trata a vida de uma família de imigrantes em região sertaneja, o vaqueiro Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorrinha Baleia.

Acredito que um dos maiores desafios, como leitora paulistana, é tentar entender a realidade de um Brasil totalmente diferente do que vivo e ao mesmo tempo entender que estamos falando do mesmo país, o mesmo Brasil.

Outro obstáculo da leitura é a linguagem, com muitos termos característicos da região e com uma narração muito concisa, seca e direta. Talvez o segredo seja entender mais o contexto geral do que cada passagem individualmente.

Gostaria de ressaltar como foi completa essa edição da Antofágica. Conta com a belíssima arte de Adriana Coppio, algo que mudou a experiência e auxiliou a tangibilizar esse universo. A sensível apresentação de Djavan com uma identificação ímpar. Os posfácios de experts da literatura e a videoaula de Rafael Julião ajudaram a compreender melhor esse clássico.

Finalizo pontuando como essa leitura é necessária, um romance de 1938 explorando o sertão se mantém tão atual diante dos desafios de mudança climática, reforma agrária, direitos dos animais e precarização do trabalho, a atuação de governo para atender um país tão gigante e plural torna-se urgente.

najudnl 31/03/2024

Reler é sempre um desafio pra mim, mas não podia deixar passar a oportunidade de ler esse clássico em uma edição tão linda como é essa da Antofágica.

Chega a ser engraçado como essas minhas leituras, separadas por uns 7 ou 8 anos, me afetaram de maneira tão diferente.

Vale muito a pena começar a ler Graciliano Ramos a partir de Vidas Secas, sem dúvidas um dos maiores clássicos da literatura nacional.

Kadu 30/03/2024

Perfeito
Um livro comovente e triste sobre uma família que vive no sertão nordestino (caatinga).

Tive vários socos no estômago em relação à como eles eram desumanizados na história. Fabiano não sabe falar direito, e se sente constrangido perto de outras pessoas que ele julga inteligentes como seu Tomás da bolandeira.

Uma das coisas mais tristes para mim foi que o maior desejo de sinhá Vitória era ter uma cama de verdade, já que eles dormiam em um feita de tábuas.

Kimberly106 09/05/2024

LEITURA OBRIGATÓRIA REAL E NECESSÁRIA
Quando comecei a lê esse livro eu pensei que iria achar meio difícil de entender, mas com o decorrer da leitura fui me ambientando e vendo o quando a vida pode ser sofrida para alguns e como essa família sofre. Eu recomendo que vc leia esse livro pq é maravilhoso. As imagens que essa edição trouxe foi de suma importância para que o leitor adentre mais na história e sinta nela as emoções passadas em cada linha que Graciliano escreveu.

Rildery 27/03/2024

Primeira leitura cinco estrelas de 2024
Creio que ouvi falar desse livro ao longo de toda minha vida, principalmente sendo um apaixonado por literatura em uma região pacata do Ceará.
Esse romance é como um compilado de crônicas tristes onde o cenário é a seca e a miséria. Tudo se une para uma obra provocativa à algumas pessoas distantes da realidade do povo sertanejo.
O capítulo "Baleia" foi uma das coisas mais lindas que eu li na minha vida. Fiquei bastante emocionado e quase chorei com os relatos dessa cadela que, para mim, é a protagonista do romance (depois da seca, lógico).
A leitura foi rápida e agradável, a linguagem foi de fácil acesso, pois conheço a maioria dos termos regionais usados, mas a edição da Antofágica conta com um leque de notas de rodapé que auxilia o leitor. Os posfácios foram escritos para uma análise mais rasa de algumas passagens, e acredito que poderiam ter sido mais elaborados.

Cristian Monteiro 13/03/2024

Daquelas obras indispensáveis e necessária, retrato dolorido do Brasil da fome, da miséria, do abandono, tudo parece vivo e atual, infelizmente.

E essa edição está linda demais.

Daniel 04/06/2024

Muito bom voltar a leitura dessa obra após cinco anos. Relembrar como a sutileza da narrativa apresenta personagens profundos em meio a uma dialética interessante entre ambiente e sentimento, isto é, mostrar como o ambiente cíclico da catinga, entre seca e inverno, influencia na identidade do povo sertanejo e retirante.

Soninha 06/06/2024

Sempre emociona...
Vidas Secas foi escrito durante 10 meses em que Graciliano Ramos esteve em uma prisão como preso político. É um dos maiores romances da literatura brasileira e mesmo após 70 anos de sua primeira edição, ainda vemos o quanto é atual. A miséria de muitas pessoas que vivem em condições subhumanas no nordeste brasileiro ainda é enorme, seja por falta de trabalho ou de educação que proporcione o vislumbre de uma vida melhor. Embora os personagens não saibam em diversas passagens expressar o peso do sofrimento que enfrentam, o leitor sente angústia, empatia e dor em vários momentos da narrativa, principalmente quando lemos as passagens em que se fala de baleia, uma cachorrinha, que só se esquece dela, quem nunca leu a obra. Uma releitura que ainda emociona como da primeira vez, e que com certeza merece quantas mais forem possíveis realizar.

Alanny.Santos 09/03/2024

Vidas secas !
Sim, "Vidas Secas" é realmente uma obra-prima da literatura brasileira, escrita por Graciliano Ramos. Sua representação dos personagens oprimidos, especialmente através da exploração e suas condições de vida em meio à seca e à pobreza no sertão nordestino. E sua luta pela sobrevivência ainda ecoa profundamente nos dias de hoje, tornando-a uma leitura atemporal e relevante.