Tehanu

Tehanu Ursula K. Le Guin

Resenhas - Tehanu

Vinuum 24/05/2024

As vezes grandes aventuras não estão em grandes viajens
Quando li O Feiticeiro de Terramar estava confiante que seria mais um livro de fantasia com cenas épicas, grandes batalhas e aventuras. Não estava errado, mas também não estava correto. O livro me levou para uma nova visão nesse gênero literário e eu amei, então a partir daí sempre abri minha mente quando o assunto se tratava de algo que Úrsula K Le Guin escreveu. Assim foi com As Tumbas de Atuan e A ultima Margem. E com Tehanu não foi diferente, mas bem mais do que os livros anteriores. A todo momento fiquei esperando pela grande viajem, o momento em que Therru descobriria um grande poder, ou que Tenar descobrisse um grande poder, ou que Gavião recuperasse o seu grande poder, mas não e me surpreendi ao descobrir que a aventura não estava ali como eu esperava. Tehanu me levou a pensar onde estava o poder das mulheres e o que é ser mulher, mas também onde que está o poder do homem e o que é ser homem. Enfrentamos as angustias, medos e aflições que Tenar enfrenta ao longo do livro. Como ela vai criar Therru, como irá ensiná-la, o que irá ensinar. A Ged, agora sem seus poderes, quem ele é? O que ele é? O que vai se tornar. E a personagem central, Therru, como ela vai se curar, e será que precisa ser curada? "Um erro não pode ser reparado deve ser transcendido." E com Tehanu Úrsula transcendeu.

Daniel.Tschiedel 19/04/2024

Até agora, meu favorito!
Achei interessante que esse livro, praticamente todo composto de dias de vida mundanos de Tenar e Ged, foi tão interessante a ponto de me prender mais do que os 3 anteriores.

Eu chorei junto com Tenar, e todo seu esforço pra curar a menina Therru e seu desespero por não conseguir fazê-lo.

Também foi interessante ver Ged tendo que se reconstruir e a se aceitar depois de ter perdido seus poderes.

Até agora, foi meu livro favorito dentre os 4 publicados por aqui. Aguardo ansiosamente pelos próximos!

Cristiano.Konno 07/04/2024

Muito bom.
O quarto título do Ciclo Terramar de Ursula K Le Guin é uma narrativa diferente. É tanto sobre “O depois” do embate final de GED em “A Última Margem” quanto sobre relatar o início de uma nova era aos olhos de Tenar.

Sim, “Tehanu” volta a contar a história de Tenar que, 25 anos depois das Tumbas de Atuan, vive como uma mulher de fazendeiro em uma vila pacata, abdicando da promessa feita à ela em torno da magia.

Certo dia, Goha (seu nome atual) é chamada para acudir uma criança queimada e acaba por adotá-la e protegê-la. Após algum tempo, ela também é chamada para ajudar Ogion (antigo mestre de Ged) a fazer a passagem.

Depois, ela encontra GED e descobre que o mago perdeu seus poderes está em profunda depressão.

Além de ter que lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, ameaças rondam a pequena criança e Tenar precisa protege-la ainda mais.

É curioso como o livro se passa 25 anos depois do segundo volume, mas apenas poucos dias do terceiro.

Através de palavras que parecem realmente mágicas e pensamentos profundos aliados ao retorno de personagens queridos, “Tehanu” me parece ser o melhor livro depois do primeiro.

É uma obra amadurecida, que novamente entra na questão da mulher perante à sociedade e também sobre a importância do “Poder” e das “Escolhas”.

Embora tenha poucas páginas, é um livro cheio de conteúdo, como costuma ser nessa série.

Não é a toa que esta é uma fantasia copiada e que se tornou inspiração no mundo todo.

Esta edição da Morro Branco @editoramorrobranco está muito linda, de capa dura e com ilustrações bem legais.

Recomendo muito.

leitor_existencial 03/04/2024

Amo sempre voltar a Terramar
Eu simplesmente amei voltar a Terramar. É um lugar mágico e sempre cheio de aventuras. Arrisco em dizer que dos livros do Ciclo Terramar esse foi o meu favorito, tanto pelo fato de reencontrar personagens já conhecidos como Ged e Tenar, quanto por perceber o quanto a escrita de Ursula K. Le Guin evoluiu ao passar dos anos.

Tenar se tornou minha personagem favorita, pois ao decorrer da história se mostrou uma mulher forte e decidida. Nesse quarto livro, foram abordadas temáticas sobre o papel da mulher na sociedade durante um período em que os protagonistas dos livros de fantasia eram, em sua maioria, homens. Aqui, somos apresentados a uma obra com protagonismo feminino, com uma mensagem "feminista" para as leitores da época.

Além disso, temos o retorno de Ged, protagonista dos três primeiros volumes, mas agora doente, fraco e sem poderes, em consequência do livro A Última Margem.

Therru é uma personagem misteriosa, calada e que nos faz querer colocá-la num potinho e protege-lá de todo mal. Espero poder encontrá-la nos próximos volumes.

Neylane Naually 26/03/2024

"Quem sabe onde uma mulher começa e onde termina?"
Tehanu é o livro 4 da aclamada série de fantasia Ciclo Terramar da Ursula K. Le Guin e foi o meu primeiro contato com a autora e com Terramar. O livro veio 20 anos depois do terceiro, A última margem, e avança 25 anos na história, trazendo agora o depois de Tenar e Ged, com a adição de Therru, uma garotinha especial que sofre abuso e tem parte do corpo queimado.

Conhecer uma serie no seu quarto livro é um desafio interessante, mas Ursula consegue fazer funcionar sem deixar pontas soltas pra quem chega atrasado. O leitor tem que abrir a mente e deixar aqueles novos conceitos e mundos entrarem e então será livre para enfim mergulhar na fantasia e abstrair tudo que ela tem a oferecer, e Tehanu se mostra muito rica, tanto em construção de personagens e histórias como em conceitos e discussões, pertinentes até para o nosso mundo mundanamente real.

Terramar é cercada de magia, línguas secretas, dragões escondidos... e muita misoginia. Ursula aponta excessivamente esse ponto, o que não era muito debatido quando o livro foi lançado, em 1990. A própria autora admite que o livro foi taxado de "feminista" e não foi bem aceito pelos leitores, mas a história se manteve viva e forte até hoje, resistindo ao tempo e cimentando sua importância na literatura de fantasia mundial.

Eu gostei demais! Quero conhecer mais de Terramar, os livros que vem depois de Tehanu e os que vieram antes também. A escrita da Ursula é como um abraço, envolvente e aconchegante, porém sabe apertar o coração quando necessário.

O livro é o lançamento de março da Editora Morro Branco e eu recebi um exemplar em parceria com a editora. A edição é muito linda, ótima tradução e ilustrada.

"Ah, veja, minha querida, uma mulher é uma criatura completamente diferente. Quem sabe onde uma mulher começa e onde termina? Escute, senhora, eu tenho raízes, tenho raízes mais profundas que esta ilha. Mais profundas que o mar, mais antigas que a elevação das terras. Eu volto à escuridão. ? Os olhos de Musgo cintilavam com uma radiância estranha nas bordas vermelhas, e sua voz era melodiosa como um instrumento. ? Eu volto para a escuridão! Antes da lua, eu existia. Ninguém sabe, ninguém sabe, ninguém pode dizer o que sou, o que uma mulher é, uma mulher de poder, o poder de uma mulher, mais profundo que as raízes das árvores, mais profundo que as raízes das ilhas, mais antigo que a Criação, mais antigo que a lua. Quem se atreve a fazer perguntas à escuridão? Quem vai perguntar à escuridão o nome dela?"