what if? 2

what if? 2 Randall Munroe

Resenhas - what if? 2

Ingrid145 30/04/2024

Para quem ama física
Algumas respostas são muito criativas e interessantes, outras exigem que você entenda física com certa proficiência.

Estrelinhas: ???

Instagram e Booktube: @gatoselivros23

Julia Ledra 06/03/2023

E se a ciência fosse engraçada e divertida?
No prefácio do livro o autor já fala que a ciência é útil pra responder perguntas sérias, mas também pra responder coisas bestas como as dúvidas desse livro. E mesmo que não tenha utilidade nenhuma saber esse tipo de informação, é divertido especular e ir super a fundo cientificamente hahaha

O livro é divertidíssimo, pra mim ele se enquadraria em uma comédia científica. Apesar de ter conceitos complexos de ciência ele ainda é simples o suficiente para que você entenda a ideia do que ele está te apresentando, porque ele usa exemplos, desenhos, gráficos, histórias etc pra contextualizar tudo o que ele fala.

O livro responde de forma científica várias perguntas absurdas, como o que aconteceria se os átomos expandissem para o tamanho de uma uva? Seria possível construir Roma inteira em um único dia? Quantos humanos um dinossauro precisaria comer por dia pra sobreviver?

Daubian 03/01/2023

Ciência na essência
Que genial esse livro. Uma sequência incrível para uma ótima ideia. Os textos seguem criativos e bem-humorados. Para mim, isto é ciência no seu mais profundo conceito, perguntas, especulações e curiosidade humana. Se for valer algo, fica uma lição de como mudanças sutis podem gerar um grande colapso sistêmico. Eu vou ficar pensando bastante na viagem de carro até o fim do universo observável. O mais legal é que as perguntas não param e não vejo a hora do 3. Livros para lembrar porque eu escolhi ser cientista.

JPHoppe 02/11/2022

Respostas brilhantes para perguntas que você não sabia que tinha
Perguntas absurdas podem ser interessantes. Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade ao imaginar um cenário impossível: tendo dois raios de luz correndo em paralelo, o que ele observaria se montado em um olhasse para o outro? Veria o raio estático ou em outra condição?

Randall Munroe, tanto no primeiro livro e agora nesse segundo, não desenvolve uma nova Teoria da Relatividade, mas pelo menos destrói a Terra e o Universo nos cenários aparentemente mais inocentes. Quem diria que preencher o espaço entre o Sol e Júpiter com sopa causaria resultados tão catastróficos. Também descobrimos que Nova Iorque consegue suportar uma população de algumas dezenas de tiranossauros, e que é impossível ficar bêbado ingerindo o sangue de pessoas bêbadas.

Tudo com rigor científico e metodológico, com boas referências caso algo alguém queria seguir a literatura, e o obrigatório e indispensável aviso de "não tente isso em casa". Outro elemento onipresente é o bom humor, além dos famosos "stick figures" originários dos webcomics, "xkcd".

Já quero um volume 3!

Pucca.Farion 12/10/2022

"
As milhões de pessoas ao redor do mundo que leram e amaram “e se?” ainda têm perguntas, e essas perguntas estão ficando mais estranhas. Graças a Deus o criador do XKCD, Randall Munroe, está aqui para ajudar. Planejando montar descer de um poste de bombeiro da Lua de volta à Terra? A parte mais difícil é colar a aterrissagem. Esperando esfriar a atmosfera abrindo a porta do freezer de todos ao mesmo tempo? Talvez seja hora de uma breve introdução à termodinâmica. Quer saber o que aconteceria se você montasse uma lâmina de helicóptero, construísse um prédio de bilhões de andares, fizesse uma lâmpada de lava, ou pulasse em um gêiser quando explodisse? Ok, se você insiste.
Antes de fazer uma viagem cósmica, alimentar os moradores de Nova York a um T. rex, ou encher todas as igrejas com bananas, certifique-se de consultar este guia prático para ideias impraticáveis. Despreocupado com o absurdo, Munroe consulta as últimas pesquisas sobre tudo, desde física até design de catapulta de avião para responder às perguntas de seus leitores, de forma clara e concisa, com ilustrações claras e as vezes aterrorizante. Como ele constantemente demonstra você pode aprender muito ao examinar como o mundo poderia funcionar em circunstâncias extremas específicas."

Para quem amou "e se?" vai adorar essa continuação. O autor responde às perguntas mais absurdas usando a ciência (vide resumo acima) de uma forma educativa e divertida.A linguagem é acessível e, apesar de eu não entender toda a ciência ( e cálculos) envolvidos, consegui entender a ideia geral.

Para quem quer uma leitura diferente e instrutiva, é uma ótima pedida.