Apocalipse Bebê

Apocalipse Bebê Virginie Despentes

Resenhas - Apocalipse Bebê

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Xico 26/05/2024

"Apocalipse Bebê" de Virginie Despentes é um dos livros mais instigantes que li este ano. A escrita da autora é ácida, caótica e bizarramente divertida, envolvendo o leitor em uma trama que é tanto um thriller quanto um romance de viagem. A história segue a jovem detetive Lucie Toledo e sua parceira Hiena na busca frenética por Valentine, uma adolescente desaparecida. Despentes constrói um mosaico de personagens intrigantes e um submundo sombrio que expõe os desejos e medos de uma geração.

A narrativa é um périplo vertiginoso de Paris a Barcelona, desvendando a vida disfuncional de Valentine e revelando as complexidades das relações humanas. A tradução de Natalia Borges Polesso capta a essência da escrita provocadora de Despentes, trazendo à tona a crueza e o humor ácido que permeiam a obra.

Virginie Despentes, com sua vasta experiência e passado multifacetado, entrega uma história que é ao mesmo tempo chocante e fascinante. "Apocalipse Bebê" é uma leitura imperdível para quem busca algo além do convencional, mergulhando no caos e na beleza das imperfeições humanas.

Andre 29/04/2024

Altos e baixos
Apocalipse Bebê, de Despentes, trata sobre o desaparecimento de uma adolescente e a busca por ela por uma dupla de detetives, Lucie e a Hiena. Com alguns altos e baixos, mas um final surpreendente, o livro traz bons personagens, em especial as protagonistas, o par de detetives e a adolescente desaparecida.
Permeado por sexo e drogas, o livro cutuca fundo as feridas que os ricos não gostam de mostrar: suas famílias são, de forma geral, disfuncionais, como a de qualquer e reles mortal.

Drika Bresolin 09/04/2024

Sem sentido
Prometeu um thriller e não entregou nada. Livro difícil de gostar, personagens ruins, história arrastada, final sem sentido com a narrativa inicial proposta.

Elisio Rebouças 16/03/2024

2010
Escrito em 2010 esse livro mostra uma realidade e uma premonição para o que vitória nos próximos anos para a sociedade mundial. Nem parece ficção.

Diego Vertu @outro_livro_lido 30/01/2024

Não foi para mim
O livro narra a história de Valentine, uma adolescente, filha de uma família abastada de Paris. Valentine desapareceu e sua família coloca a detetive Lucie Toledo para procurá-la, Lucie pede ajuda a sua amiga Hiena e passam a investigar o caso.
Se o foco principal da autora fosse mistério policial acho que esse livro tinha dado mais certo, porém a narrativa se concentra nas divagações das personagens, achei a leitura chata, cansativa, personagens que entram e sai da história sem sentido algum, entendo que é a escrita única da autora e que ela inovou nesse sentido masnão deu certo. A linguagem do livro é horrível e escrachada (longe de puritanismo) mas tem partes desnecessárias. Meu ponto positivo é que a autora debate temas como solidão, orgulho LGBTQIA+ e feminismo.

Esdras 23/12/2023

Livro que começa um pouco morno, arrasta e depois vai ganhando ritmo... Até chegar ao ponto de explodir o leitor, junto de sua trama. A francesa tem um texto f0d4. E tô muito feliz pois, em 2022, li várias autoras mulheres.

Fabiene.Barbosa 10/12/2023

A história gira em torno de uma adolescente rebelde, fruto de uma família totalmente desestruturada, que desaparece e os acontecimentos em torno de sua busca. O desfecho é surpreendente.

Um livro com um viés de crítica à sociedade atual, passando por assuntos como relações familiares, descobertas de identidade, relacionamentos homoafetivos, religião e desigualdades sociais.

Thi 28/11/2023

Um estilo diferente, a narradora, na sua grande parte é Lucie, uma péssima detetive, deprimida, sem vontade para nada... desleixada com a vida. O enredo é sobre o desaparecimento de Valentine, mas surgem várias histórias paralelas, contando a vida dos personagens.... me pergunto se na verdade a história principal é sobre o lado sombrio de cada geração, de cada um de nós .

Babis Schuina 12/11/2023

Bombástico
O livro começa como um clássico livro de investigação, com um dinâmica bem conhecida e clichê: investigadora que está ali de má vontade, investigadora durona, agência altamente controlada por homens, família rica e omissa, garotinha problema..... Todos os elementos bem clássicos. O que me prendeu ao livro foi a forma como a autora ia subvertendo isso.
Cada personagem pode contar um pouco do seu ponto de vista e sua história, e, honestamente, são todos amplamente detestáveis e ao mesmo tempo convincentes. Você pode não concordar com as justificativas mas elas são compreensíveis.
Gosto da alternância de capítulos e como a autora evoca traumas e acontecimentos passados para criar o panorama atual de quem é Valentine, e, mesmo assim, no final ainda ficar confuso quanto a sua escolha.
O final não é nada previsível e me pegou desprevenida, foi inclusive pelo final que não dei 5 estrelas, achei um pouco confuso os capítulos da freira e de Valentine, e mesmo achando que essa foi a intenção da autora, dado o final do livro deixou tudo ainda mais bagunçado (ou estou sendo boba e deveria aceitar a ausência final de respostas).

Bruno Oliveira 03/09/2023minha estante
A curiosidade mórbida nos leva até o fim.

DEA 03/09/2023minha estante
Siiiiiimmmm ?, sempre ?

LeonardoGS89 03/09/2023minha estante
Quando li este, também não me apeguei aos personagens, a que mais achei interessante foi Hiena, mas o desfecho, na minha opinião foi bem incongruente, também não recomendaria.

DEA 04/09/2023minha estante
Exatamente, concordo em tudo com você.

Bê. 19/08/2023

Ideia boa, desenvolvimento ruim
Essa experiência literária foi decepcionante, pela sinopse eu esperava um thriller envolvente, chocante? Mas acabou sendo ?chocante? a falta de fluidez da narrativa.
Normalmente eu adoro quando os autores trocam a voz narrativa pra montar um quebra cabeça com os fatos, trazendo nuances específicas da visão de mundo e da personalidade de cada personagem, mas nesse caso essa alternância não funcionou bem. Isso contribuiu pra deixar a obra mais arrastada, chata.
Além disso, o excesso de cenas grotescas e sexuais, a exemplo da orgia no apartamento em Barcelona, além de não adicionar nada na história aparenta ter sido um recurso pra ?prender? o leitor e camuflar a ?encheção de linguiça? da autora.
Personagens nada carismáticos, uma linguagem chula, apelativa, com uma história que não flui bem e que nas últimas 30 páginas mostra todo o potencial desperdiçado:
Através de um plot twist muuuito bom, trazendo uma ?conspiração? que merecia ter sido melhor desenvolvida, com o histórico da Valentine - cuja profundidade psicológica, juntamente com a personagem Hiena, foram pontos positivos da história - e a repercussão de suas decisões, o livro dá um vislumbre ao leitor do que ele realmente poderia ter sido.
Uma pena que esse potencial ficou perdido em cenas sexuais bizarras e palavreado escrachado.

Adriana Scarpin 14/06/2023

A Virginie Despentes tem um efeito bem curioso sobre a gente, começamos achando ruim, depois bom, depois muito bom, depois péssimo e alternando todas essas sensações, tanto no seu cinema quanto nos livros. Acho que a única obra dela que consegui gostar 100% de cabo a rabo foi Teoria King Kong, mesmo com essas oscilação sou bem fã dela, acho sua crueza muito bem vinda tanto no cinema quanto na literatura e em Apocalipse Bebê ela expõe com maestria a cloaca que esse mundo é.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6