Meditar e aprender

Meditar e aprender Hugo de São Vítor

Resenhas - Meditar e aprender

Bele 03/06/2024

Livro muito bom, ponto negativo para mim foi ser uma versão bilíngue esse aspecto tirou meu foco na leitura.

Vinícius 29/03/2024

Opúsculo sobre aprender e meditar
Tendo como discípulos doutores da igreja como São Boaventura, São Bernardo de Claraval e São Tomás de Aquino, Hugo de São Vítor (1096-1141) passou parte de sua vida dedicada no mosteiro a arte de ler, aprender, meditar e contemplar sendo um grande intelectual do século XII. Seguiu preceitos e ensinamentos de Santo Agostinho citando várias passagens de sua obra no texto dos opúsculo, que são um complemento se sua obra Didascalivmcon, da arte de ler. "Será eloquente aquele que puder dizer coisas simples com humildade, coisas razoáveis de modo equilibrado, e coisas grandiosas de modo elevado."

Jeová 25/05/2024

Prazerosa!
Leitura gostosa. Essa versão bilíngue é excelente para quem deseja praticar a leitura em latim. Meus estudos do latim estão enferrujados, mas ainda assim gostei dessa grata surpresa.

Sobre a obra em si, o autor começa a explicar a necessidade do leitor/estudante também adquirir a prática da meditação - a qual ele divide em 3 espécies. Ainda segundo o autor, a leitura sem meditação é inócua, ineficaz e incompleta.

"A meditação, como se lê na raiz da palavra, é um meio, uma intermediação entre os princípios e o caso concreto, entre o conhecimento que está no livro e a vida daquele que lê, e que conduzirá à sua maturidade." página 17