A Bíblia e o Antigo Egito

A Bíblia e o Antigo Egito Rodrigo Silva e Wilian Cardoso

Resenhas - A Bíblia e o Antigo Egito

Vanessa.Liandro 31/05/2024

O Egito é fascinante
O Egito sempre foi um lugar que me fascinou muito. Lá atrás, quando tinha meus 12 anos na antiga 5° série, minha professora de história falava sobre o Antigo Egito com suas pirâmides, hieróglifos, o Nilo, suas dinastias e seus mistérios de forma que fiquei simplesmente apaixonada pelo assunto. Hoje formada em História, entendo que esse fascínio me levou a cursar essa disciplina e também em querer conhecer outras civilizações tão antigas quanto a egípcia. Basicamente, sempre que vejo algum livro relacionado ao assunto, sei que não vou sossegar até ler.

"A Bíblia e o Antigo Egito" me chamou atenção dentre as opções que a editora me ofereceu e não tive dúvidas que o escolheria. É nítida a pesquisa profunda que os autores compilaram para nos trazer essa obra. Cada capítulo traz informações sobre a cultura egípcia: sua cronologia, as dinastias, as pirâmides, os hieróglifos, a relação com o rio Nilo, a morte e tantos outros assuntos. Mas o que a Bíblia tem haver com isso? Os autores trazem algumas discussões e teorias no mundo acadêmico sobre os eventos bíblicos que e quando teriam ocorrido na linha cronológica dessa civilização. Em qual dinastia faraônica teria ocorrido o evento do êxodo? Quando José teria chegado ao Egito como escravizado?

De modo geral, a leitura foi enriquecedora, mesmo não sendo uma pessoa considerada religiosa ou que pratique alguma religião. Encontrar mais uma obra sobre essa civilização sem dúvidas vale muito a leitura.