A Maldição da Casa das Flores

A Maldição da Casa das Flores Trang Thanh Tran

Resenhas - A Maldição da Casa das Flores

Jenni 18/04/2024

"Você não deveria estar aqui..."
Em "A Maldição da Casa das Flores", Trang Thanh Tran oferece aos leitores uma imersão profunda no terror psicológico, explorando os cantos mais sombrios da mente humana. A história nos leva ao Vietnã, onde acompanhamos Jade, uma jovem determinada a sobreviver às cinco semanas ao lado de seu pai distante em uma antiga e enigmática casa.
Desde o momento em que a Jade colocou os pés na Casa das Flores, fui envolvida por uma atmosfera opressiva e sinistra. Os relatos de sons desconcertantes que ecoam pelas paredes, de jardins que revelam vestígios de um passado perturbador, os corredores que sussurram advertências inquietantes e paralisias do sono, criam um ambiente de crescente tensão e suspense.
A protagonista, Jade, é apresentada como uma personagem complexa, lutando não apenas contra os horrores físicos da casa, mas também contra seus próprios demônios internos. Sua jornada de autodescoberta e seu desejo desesperado de se encaixar socialmente adicionam camadas de profundidade à narrativa. Mas confesso que ela me irritava em muitos momentos, sendo tão impulsiva e pensando apenas nela mesma.
Ao lado de Florence, uma jovem considerada problemática, Jade se lança em uma missão para desvendar os segredos sombrios da Casa das Flores. O relacionamento tenso entre as duas personagens, juntamente com as dinâmicas familiares complexas, acrescenta uma dimensão emocionalmente carregada à história.
Em minha experiência, embora tenha apreciado a atmosfera ricamente detalhada, algumas partes da trama me pareceram confusas devido à complexidade da história, alguns personagens mal explorados. Além disso, o desfecho me pareceu muito rápido e simples, o que me deixou desejando uma conclusão mais satisfatória. Já o terror psicológico funcionou para mim com as partes "nojentas" e descrições de parasitas, realmente me pegou e me deixou meio paranóica com a história.
Em resumo, "A Maldição da Casa das Flores" é uma leitura intrigante e que pode ser assustadora, me levou a uma jornada pelos segredos de uma casa assombrada e uma família desfeita.
?"Parasitas vivem em cima ou dentro de outros organismos, se alimentando de seus hospedeiros. Eles são tão pequenos que você nunca os verá. E eles podem estar em qualquer lugar."
Kleilson.Torquatto 23/04/2024minha estante
Me interessei por esse! ?

Jenni 23/04/2024minha estante
Leia sim, cria um ambiente assustador e fascinante ao mesmo tempo

Maria 02/05/2024

Surpreendente!
Em ?A Maldição da Casa das Flores? vamos acompanhar a história de Jade em suas férias no Vietnã, e como uma simples casa de campo mudou o rumo da sua vida. Esse é o terror psicológico de estreia da autora e ela conseguiu debutar com louvor. A história é muito bem escrita, não deixa pontas soltas e te envolve desde o primeiro capítulo. Uma parte que me surpreendeu muito foi como a autora conseguiu retratar a cultura do lugar, tanto por meio da comida como pelos costumes. O que mais me chamou atenção foi como a ?casa? é um personagem ativo na história tanto quanto a personagem principal, esse elemento foi muito bem pensado para fazer com que o leitor mergulhasse de cabeça no livro. A dinâmica de Jade com a família e principalmente a difícil relação que ela tem com seu pai foi muito bem abordada, além de todo o desenvolvimento da descoberta da sua sexualidade e sua relação com Florence, todos esses elementos fizeram com que a história se tornasse memorável.

Ju Costa 18/04/2024

Não sei se recomendo ou não esse livro… Mas eu vou te explicar.

A Maldição da Casa das Flores foi o primeiro terror psicológico que eu li. Nele, traz a história da Jade, uma adolescente que vai para o Vietnã passar algumas semanas na casa do pai, que é ausente. E ela só tinha um objetivo: conseguir o dinheiro para a faculdade que ele havia prometido.

O problema é que a Jade começa a ter paralisia do sono, escutando barulhos e zumbidos pela casa, vendo fantasmas e tendo avisos ameaçadores.

E é claro que nem Ba (o pai de Jade) e a Lily, sua irmã acreditam no que ela diz… apenas Florence, uma menina que surgiu na história, acredita.

Eu comecei a leitura com muitas expectativas, as minhas primeiras impressões foram ótimas… Acreditei que seria algo realmente puxado para o terror e o possível romance que teria, entre a Jade e a Flo ia dar uma vida pro livro.

Poréemmm, eu acho que as expectativas estavam altas demais. O livro me deixou muuuito confusa em várias partes, às vezes, a Jade se demostrava de saco cheio na narração, e outros, parecia que estava feliz em estar vivendo tudo aquilo. Fora os momentos da paralisia do sono, eu nunca sabia se era real ou não - e talvez isso tenha sido feito de propósito pela autora, não sei… mas realmente achei muito confuso.

Eu gostei muito da Lily, tiveram algumas cenas bem legais entre irmãs. Porém, a menina nunca acreditava na irmã mais velha e sempre defendia o Ba, o pai que eu ainda não entendi se era vilão, fantasma, ou da paz kkkkkk

Como a Florence foi a única pessoa que acreditou no que a Jade falava, elas resolveram criar um plano de assombrar a casa assombrada, até mesmo para ver se finalmente Ba e Lily acreditavam nela.

A proposta do livro é muito boa. Mas acredito que a autora tenha se perdido na hora de criar um terror - para adolescente -, e querer colocar muitas informações e relações nele. No início, tiveram cenas muito boas no tipo, eu ficar com agonia de estar lendo e até mesmo olhando pras paredes pra ver se tinha algo kkkkkkkk, mas foi se encaminhando pro fim e ficando algo muito mais bobo, o que talvez tenha sido a intensão dela por conta do público ser Young Adult.

A mesma coisa com o romance, que não foi bem construído, teve uma hora que a Florence foi esquecida e deixada de lado como se nem existisse, ok, elas brigaram, mas a Jade estava apaixonada por ela. Enfim, tiveram outros relacionamentos na história que foram abertos e ficaram perdidos na história, sabe?

Então, a leitura teve seus prós e contras kkkk, a escrita da Trang é muito boa, tiveram capítulos no livro bem curtinhos com títulos de alguns membros do corpo e aquilo só provou que realmente a escrita dela é impactante. E é por isso que eu gostei e ao mesmo tempo não hahaha dei 3 ⭐

Mab 24/04/2024

"Essa casa devora e é devorada"
Muitooo bom pra quem está começando a ler livros nesse estilo! A casa ter um pov e ser um "personagem" foi uma das coisas que eu mais gosteiii no livro!! Isso, a diversidade e a cultura que são abordadas!!! Deuu muita raiva do pai dela e preciso meu casal de volta? leiam! @readwithmab

Rotina Agridoce 22/04/2024

Resenha @rotinaagridoce
Neste livro, acompanhamos a adolescente Jade Nguyen, que precisa desesperadamente de dinheiro para a faculdade. Ela sempre mentiu, então o verão com seu pai distante no Vietnã deve ser algo que ela possa sobreviver. Ela concorda em ajudá-lo com a casa colonial francesa que ele está reformando. Certa manhã, ela acorda paralisada, e uma noiva fantasma a visita e lhe diz para não comer. Quando o pai e a irmã de Jade não acreditam nela, ela recruta Florence, que a tem ajudado com a casa, para encenar assombrações e assustá-los para fora de lá. Mas a casa tem outros planos. Está com fome e não será abandonada novamente.

Nos livros de terror, a atmosfera é tudo, e Tran forneceu isso de sobra. Desde o primeiro capítulo, você sabe que algo assustador está acontecendo. Com vários capítulos como esse, bem como algumas sequências de sonhos perturbadores, este livro vai deixar você assustado e implorando por mais. Este não é apenas um livro assustador sobre uma casa mal-assombrada. É um livro assustador sobre os danos que as pessoas podem causar.

Quando se trata dos danos que as pessoas podem causar, há muitos retrocessos à época em que o Vietnã foi colonizado pelos franceses. Os proprietários originais da casa estiveram envolvidos em tudo isso. Jade também luta muito com sua própria identidade. Não apenas sua sexualidade, mas se ela é vietnamita o suficiente. Ela não fala bem a língua e luta ao longo do livro, mas faz o possível para divulgar as histórias do Vietnã que foram prejudicados pela casa e seus donos.

Há romance neste livro também. Gostei de Jade e Florence juntas. Então, gostei da jornada e de vê-las aprender uma com a outra. Apesar disso, acho que o romance será a coisa de que menos me lembrarei neste livro.

Este livro explora uma identidade complexa e as cicatrizes que o colonialismo deixa para trás, mesmo décadas depois. Gostei da história e, principalmente da caracterização da protagonista. Se você está procurando um romance de terror com personagens intrigantes, acho que deveria ler este, recomendo.

site: https://www.instagram.com/p/C59WdPNOLNf/?img_index=1

Giovanna.paginasda 18/04/2024

Vamos almoçar uma larva? @paginasdagio
MOTIVOS PARA LER:
?A MALDIÇÃO DA CASA DAS FLORES?

??CULTURA VIETNAMITA??
A autora é de origem vietnamina e traz muito da cultura de seu país para a história, seja com a culinária, arquitetura, vocabulário ou história. Eu amaria muito se o livro tivesse notas de rodapé ou um mini dicionário com as palavras ou frases ditas no livro para que entendessemos ainda mais.

?A CASA?
A casa em si é um grande personagem. Por toda sua história e forma como ela é descrita, a gente vendo a reforma acontecendo e também tudo o que aconteceu nela no passado. Se tornou um personagem principal mesmo sendo não-vivo (será?).

????REPRESENTATIVIDADE LGBT????
A personagem principal, Jadez é bissexual, e vemos como isso é um medo para ela por conta de sua família ser bem tradicional. Ao longo do livro temos um leve romance da Jade com Florence, uma garota vietnamita que está ajudando ela a fazer o site da casa/pousada, mas o romance não chega a ser tanto o foco.

?REVIRAVOLTAS?
Quando vamos chegando na reta final, as descobertas sobre o que realmente aconteceu na casa começam a surgir, e com isso, começamos a duvidar em quem podemos confiar e quem está sendo controlado por fantasmas. Isso me fazia querer ler cada vez mais para saber como a Jade lidaria com todos os problemas que iam aparecendo.

?? No geral, o livro é muito bom, é a estreia da autora e dá para ver que ela pode evoluir em alguns pontos. Mas é aquele estilo de história young adult de terror mais leve que realmente nos prende.

Felipe Ogawa 23/04/2024

Você tem medo de casas assombradas?
Em "A Maldição da Casa das Flores" você vai encontrar uma história de terror que foge do convencional: unindo os aspectos culturais do Vietnã com uma casa amaldiçoada, a obra aborda identidade cultural, traumas familiares e segredos da colonização.

A atmosfera da obra é pura tensão, Jade, a protagonista, sempre acorda paralisada na presença do oculto, insetos mortos se acumulam em sua janela e algo parece se esconder dentro das paredes. Trang entrelaça o terror paranormal com o passado obscuro do Vietnã, criando uma trama rica em cultura asiática, pouco explorada na literatura popular.

Mesmo sendo uma história de terror, a obra se aprofunda na humanidade dos personagens: a sexualidade de Jade é um dos pontos mais interessantes, com o contexto vietnamita e os impactos da colonização europeia no país que perduram até o tempo atual. Além disso, o relacionamento entre os personagens vivos (Jade, Lily e o pai delas) aprofunda a história, agregando um dinamismo familiar bem realista.

Embora o livro tenha uma narrativa lenta e algumas descrições possam ser confusas, isso contribui para a atmosfera claustrofóbica: a casa está viva, devorando seus hóspedes pouco a pouco. É tudo uma questão de tempo! Em suma, essa é uma leitura que mescla elementos de terror, cultura e relacionamentos familiares de forma única.

Morgana 16/04/2024

#resenhauniversodeutopia
Esse livro foi um desafio e uma surpresa pra mim, quase não lembro de quando peguei um exemplar e devorei suas páginas em tão pouco tempo.

Quando adolescente era fissurada em histórias de terror, mas fui perdendo o interesse porque elas não tinham mais essência, se resumiam só a sangue e violência sem sentido, mas este exemplar ativou minhas memórias afetivas. Rs

Jade é uma vietnamita que migrou com sua mãe e irmãos para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, mas necessitando de apoio financeiro precisa passar um período junto ao seu pai em sua terra natal e inaugurar as portas da antiga casa da família para sociedade.

Além de ter que reviver as emoções mais difíceis como o afastamento de seu pai, a protagonista terá que lidar com as duras marcas de um passado histórico e assombrar fantasmas.

?Dizem que há morte em toda a casa antiga, mas e as casas que surgem da morte??

A leitura desse livro é fluida e bastante gostosa, algumas passagens me lembraram muito a animação ?Casa Monstro, e sua narrativa nos alerta de como os lugares são capazes de armazenar as energias das emoções vividas.

A pitada de horror ocorre de forma bem explícita e palpável e faz o leitor sempre desejar ler a página seguinte para saber o desfecho de tudo e muitas vezes ela chega até nos enganar.

Muito mais que uma história sobre fantasmas, lendas urbanas, ela fala sobre o poder do autoconhecimento, do amor da família e da amizade.

Jade vivia se escondendo em sua sexualidade, no silêncio de suas emoções não ditas, mas quando compreendeu que todos esses segredos só a enfraqueciam buscou resiliência e força para enfrentar tudo que não tinha coragem.

Graziele67 21/04/2024

Não entendi nada
No início não entendi nada e no final parecia que estava no início, não gostei, a leitura é fluida, mas a história em si me decepcionou.

Fabiely.Miranda 22/04/2024

Um thriller que vai mexer com suas emoções.
Esse é um daqueles livros que você deve ler aos pouquinhos para sentir e absorver cada informação e sentimento que é passado através das páginas.
O livro nos permite imaginar, reviver lembranças e junto com a protagonista ir juntando peças e entender sobre o que de fato a casa é, e como ela sobrevive.
Enfim é como se a casa fosse uma pessoa, a qual tanto leitor e personagens deve ter cuidado e medo, afinal ela ouve e vê tudo.
Se você gosta de thrilles para sair da zona de conforto, que te apresente a novas culturas e ainda traga uma pitada sobrenatural precisa conhecer esse livro.

@estantesviajantes 22/04/2024

Essa casa devora e é devorada....
Essa casa devora e é devorada…

Nhá Hoa não é uma casa comum… ela esconde em seu interior horrores inflingidos aos povo vietnamitas. As hortênsias que circundam a casa, cresceram sobre o sangue de inocentes vítimas de racismo e xenofobia.

É assim que começo a descrever essa leitura que foi assustadora e eletrizante. Jade, precisa de dinheiro para ir para faculdade e para conseguir o dinheiro ela aceita ir para a nova casa que seu pai comprou e está restaurando para ser um hotel no qual ela fará o site para a propriedade.

Jade e seu pai não se dão bem desde quando ele foi embora de sua vida e é nesse momento que Jade pensa que ele esteja querendo reatar os laços.

Porém, na casa, Jade não tem uma noite EM PAZ! Sério, fiquei com dó dela! Todos os dias ela acorda com paralisia do sono, vendo vultos, fantasmas e insetos mortos por toda a parte.

Até que Jade descobre que esses fantasmas são reais e que a casa não é só uma casa qualquer, mas que há nela também um espírito de uma matriarca ruim que a quer mal e m0rt4 de qualquer jeito.

E aí, meus amigos…. É SUSTO atrás de susto! É tipo aqueles filmes que a gente fica “SAI DESSA CASA PELO AMOR DE DEUS!!!!!” E eles ficam lá 🤡

Esse livro foi uma leitura muito fluida, muito rapidinha e gostosa de ler, me deixando tensa em alguns momentos. A diagramação do livro é perfeita, com narração em primeira pessoa, pela Jade, escrita confortável e acessível.

Além de todo esse terror e descobertas, temos também panos de fundo nessa história que são de suma importância, como a questão da xenofobia que a família de Jade, vietnamita, sofre ao chegar refugiados aos Estados Unidos, a questão de não se sentirem pertencentes a lugar nenhum, nem mesmo ao Vietnã e também a questão quanto a própria autodescoberta de Jade quanto sua sexualidade e aceitação.

Esse livro conseguiu aprofundar em temas importantes e trazendo um enredo cativante e envolvente. Por isso, eu amei essa leitura e a recomendo demais!

Ingrid Elen 23/04/2024

Achei que iria me surpreender com esse livro mas não fluiu tanto para mim.
O ar sobrenatural e o local não estava bem habituada com uma leitura no Vietnã. Tinham alguns termos usados que eu não entendia e no livro não colocava o significado.

Maps Martins 23/04/2024

Em ?A maldição da casa das flores? vamos conhecer Jade, uma jovem que sonha em entrar para universidade, tendo, no entanto, a realidade financeira como barreira. Com intuito de resolver sua necessidade de dinheiro, a garota faz um acordo com o pai distante e viaja junto da irmã para ajudá-lo com o seu novo negócio: uma pousada. O que ela não esperava, porém, é que a Casa das flores traria com ela alguns ocorridos bem inusitados.

? Ler este livro é fazer uma viagem cultural e sobrenatural.

A autora foi capaz de usar a descrição minuciosa para fazer com que o leitor sinta toda a aflição, o suspense e o terror presentes em cena. Em muitos momentos ao longo da leitura me peguei arrepiada, angustiada e enojada, como se eu fosse, pessoalmente, parte da obra. Já em outros, porém, admito que me senti tão perdida quanto a Jade no que era ou não real, algo não muito agradável quando levamos em conta a compreensão da história. Porém, apesar disso, esse livro é, sem a menor dúvida, uma experiência viva!

Além do mais, é simplesmente encantador o modo como a autora introduz a ancestralidade na trama, trazendo muito das crenças vietnamitas. Ela explora o passado utilizando do sobrenatural, ainda incluindo, porém, elementos que relembram a história real de um povo. Em adição, o núcleo familiar traz para o enredo uma carga historica igualmente significativa, além de nos fazer refletir muito sobre pertencimento.

Por fim, embora tenha o tom meio gótico do terror e do suspense, a leitura não se torna pesada, sendo totalmente juvenil. O livro traz em segundo plano um relacionamento com protagonismo sáfico utilizado como ferramenta para quebrar a tensão do thriller, não recebendo um super desenvolvimento, mas ainda presente.

? "A maldição da casa das flores" é um livro repleto de curiosidades culturais, representatividade, drama familiar e cenas de arrepiar!

percykills 26/04/2024

Que luta pra terminar esse livro!! Quando eu li a sinopse, fiquei muito ansiosa porque achei bem interessante, mas quebrei a cara completamente. A escrita da autora é muito boa mas o livro em si não funcionou pra mim.

O livro é bastante confuso, confesso que depois da metade dele eu não estava entendendo mais nada do que estava acontecendo, a autora traz muitas informações que você fica com várias interrogações na cabeça, por isso fica tão confuso.