Castrochavismo

Castrochavismo Carlos Sánchez Berzaín

Resenhas - Castrochavismo

Anni | @dearmasen 30/09/2022

Excelente! Um livro que todo mundo deveria ler
“O crime não é uma ideologia, então o castrochavismo, ou socialismo do século XXI, não é um fenômeno político, é um ato criminoso.”

Tá aí um livro que eu acho que todo mundo deveria ler, e ler de mente aberta. Traz assuntos importantes e pautas que merecem ser debatidas. A gente mal termina de ler e já quer sair falando sobre ele por aí (tiveram que me aguentar bastante, porque eu não parava de ler trechos dele pra todo mundo).

Entende-se como castrochavismo o sistema de crime organizado transnacional, que, de acordo com o autor, é uma organização criminosa ditatorial.

Logo a princípio, é importante mencionar que, durante toda a obra, Carlos Sánchez explica diversos conceitos, de maneira didática e simples, o que torna a leitura ainda mais fácil e atrativa. Essa é a prova de que dá para falar de assuntos complexos sem precisar usar palavras rebuscadas.

De tantos pontos importantes dos abusos explanados pelo autor, faço questão de frisar no tocante às profissões. Ele explica que, na Cuba, nenhuma profissão é livre, que os profissionais são dependentes e que pertencem ao Estado, ao regime. Isso é MUITO forte! No caso dos médicos cubanos, por exemplo, estima-se que o valor repassado pelo seu trabalho é inferior a 25%. Um total absurdo! É o que o autor chama de “sistema escravista do século XXI”. Esse é o tipo de informação que as pessoas sabem? Provavelmente não.

Em síntese, denunciando tantos abusos dos ditadores modernos, o que o autor defende é a democracia, o respeito aos direitos humanos e fundamentais, a luta por uma sociedade justa, a liberdade (de impressa, de cada cidadão), de ser o que é, pensar com sua própria cabeça, e não viver de acordo com o ordenado por um regime, viver subordinado.

Isso porque, ao dividir em polos, democracia e ditadura, ele coloca, no castrochavismo, um agravante de “reduzir os povos a uma situação indefesa”.

O livro é uma verdadeira aula! A leitura é fluida, os capítulos são curtos e é realmente um aprendizado a cada página.

site: https://www.instagram.com/p/CjEZc_cuNfq/