O Estrangeiro

O Estrangeiro Albert Camus...

Resenhas - O Estrangeiro

umanatalense 06/05/2024

Bom, mas queria mais
Eu o li rapidamente e a minha cabeça ficou cheia de questões: "por que ele fez isso?", "qual o propósito dessa obra?". A adaptação do Kurumado é primorosa, eu consigo perceber pelo texto e ilustrações os sentimentos dos personagens: tédio, alienação, cinismo, falta de conexão com o mundo e conflitos internos por causa do absurdo que a vida em sociedade pode ser. No entanto, eu fiquei com vontade de entender mais, consumir mais dessa ideia que é muito interessante!

Eu ainda não li a obra original do Camus, mas vi muitos comentários sobre o livro que me levam a crer se tratar de um texto extremamente existencialista e questionador - essas características são superficiais no mangá.

Para mim, essa leitura foi uma experiência instigante, pois essa falta que eu senti me faz querer muito ler o original e entender a (des)motivação do protagonista. Sobre a estética do mangá: belíssima!

Eu poderia elaborar mais, mas o sol não deixou. Está fazendo um calor de matar.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 28/04/2024

ADOREI! ja quero ler a obra original
Olá queridos amigos leitores! Vocês sabiam que a @editorarecord adaptou O Estrangeiro (livro de Albert Camus) para mangá?
É isso mesmo! O trabalho foi feito pelo talentoso artista Ryota Kurumado e ficou espetacular!
A publicação ainda vem com uma Jacket que cobre a capa original que possui uma 4rma.

?????????????????????????????????????????????????????????????????
Ressalto aqui que a resenha é exclusivamente sobre o mangá já que eu ainda não li a obra original.
?????????????????????????????????????????????????????????????????

Meursault é um homem estrangeiro e aparente comum, exceto sua incapacidade de demonstrar sentimentos sejam eles perante situações certas ou erradas.
Após não derramar sequer uma lágrima no velório da mãe, e ajudar um vizinho que queria escrever uma carta a mulher que ele agrediu, ele é preso pelo 4ssassinto de um homem.
Ao ser questionado e interrogado, Meursault parece não entender porque fez aquilo e é incapaz de se justificar.
Algumas testemunhas são ouvidas e temos um veredito.

????????????

O mangá com certeza atingiu seu objetivo! Fiquei louca para ler a obra original e tenho certeza que isso irá acontecer com todos que lerem!

O sentimento que a obra proporciona é de não sabermos o que está acontecendo, ficarmos perplexos com o estado de apatia do protagonista, e ao mesmo tempo querermos saber mais sobre o passado dele para entendermos suas atitudes ou descobrir se ele sempre foi assim.

O Estrangeiro é extremamente psicológico, surreal e visceral e tive a sensação de não estar entendendo todos os pormenores da trama na primeira leitura, o que me fez ler a obra adaptada uma segunda vez.

O Estrangeiro também fala da verdadeira liberdade de que é capaz um homem que não sente culpa ou se guia pelo que é moralmente aceitável, fazendo o que quer que queira sem necessariamente ser impulsivo em tudo.
Nesse ponto nos faz questionar sobre sociedade, dogmas, regras e a necessidade de que haja um controle mesmo muitas regras sendo injustas ou mal aplicadas.

Os traços e artes de Kurumado conseguiram deixar tudo ainda mais sinistro e impactante.
Super Recomendo!