A Longa Marcha

A Longa Marcha Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A longa marcha

Duda ^^ 19/05/2024

Cansativo... de uma forma boa
A Longa Marcha é sobre uma caminha que inicia com 100 garotos e o último a ficar de pé é o vencedor.
O livro não deixa claro o que seria o prêmio mas isso nem importa de verdade pois o interessante são os diálogos ao longo da marcha e como é angustiante quando começa a se tornar real que só um entre cem que irá sobreviver.

Jao 10/05/2024

O que você pediria se ganhasse?
Ok, vamos ser direto aqui, se este é seu primeiro livro do King (assim como eu) e você não está procurando um livro de terror pesado, ou algo mais psicológico, talvez esta seja uma boa indicação para você.
Cuidado, você pode se apegar a personagens como "Scramm", "Mcvries" e "Baker", por exemplo, e odiar um tal de "Barkovitch" (sinceramente fiquei feliz pelo seu final, porém eu esperei mais (BEM MAIS)).

O livro não começa da forma mais empolgante do mundo, ele explica tudo que precisa logo no começo e você já sabe quem é o vencedor logo de cara, ele tem uma característica de te fazer acompanhar o ritmo da Longa Marcha. No começo tá tudo meio de boa, todo mundo vive a maior paz, o livro fica bem calminho, agora meu querido se você está na reta final. O CIRCO PEGA FOGO

Você não vai ter tempo para chorar (se achar necessário) Pela ida e vinda de alguns personagens, pois ele é dinâmico e sempre vai continuar e você precisa continuar, Garraty precisa e vai continuar!
Importante lembrar que este livro está sob a ótica de um jovem de 16 anos, então não esqueça caso alguns assuntos envolvendo seus hormônios sexuais à flor da pele se tornem comuns.

O que me prendeu no caso foi descobrir algumas histórias de personagens, saber como eles estão se virando e tentando manter a sanidade mental sendo que estão a literalmente a um passo da morte ou da loucura, eles tentando arrumar alguma forma de se entreter e se conhecerem, conhecer quem é seus amigos provisórios e tornarem aquilo a sua realidade em tão pouco tempo de caminhado (tudo bem que pra eles foi uma eternidade).

O final é reflexivo e eu estou me perguntando a horas que eu pediria se ganhasse e eu não sei responder.

Gabriel1994 06/05/2024

Uma longa jornada
Muito interresante a história, parece que você tá ali correndo com os garotos, Stephen King sabe desenvolver muito bem personagens e com simples descrições fazer você se importar com eles. De luto por vocês garotos...
Achei uma escolha curiosa de final, apesar de querer um final explicativo, até que foi bom de certa forma.

carol 06/05/2024

Meio mais ou menos
Ja li muitos livros do king e esse foi o primeiro a me decepcionar. estava muitooo ansiosa pra ler ele mas achei muito muito raso pro que eu esperava, pra um livro de 290 páginas é ate de se entender, mas sei la. queria muito saber toda a historia por tras da longa marcha; como começou? pq o major é tao importante assim? etc. sinceramente to dando 3 estrelas pq do meio pro final me prendeu um pouco e a escrita do king continua impecável, mas acredito que a história tenha deixado muito a desejar

Jussara 06/05/2024

Do meio pro final é só aflição, isso porque na primeira metade fiquei tentando entender o que estava acontecendo, e como nada se explica, aceitei que era só a longa marcha, sem sentido.
É um jogos vorazes mais hard core.

Thais 01/05/2024

Forte
Uma versão bastante gráfica das dores de um reality show em um mundo distópico talvez não tão distante assim do nosso?

V!nny 29/04/2024

Um livro apenas ok
Acho que o livro possui mais pontos negativos do que positivos. Esperava pelo menos um pouco de desenvolvimento sobre a sociedade em que os personagens vivem. Nem um pano de fundo existe. Como surgiu A Longa Marcha? Qual é o verdadeiro propósito da Longa Marcha?? Como o Major tornou essa figura importante e de extremo poder? Seria interessante saber um pouco dessas coisas.

Porém, a história é sobre os garotos, seus dilemas e o desenvolvimento de seus respectivos passados. E mesmo sabendo a história desses garotos fadados a morrer, não senti empatia por nenhum deles. Meu Deus, até o protagonista é um pé no saco. Um bando de adolescentes (ou jovens) que estão no cio.

Existe uma crítica social no livro, porém, achei fraca em sua execução. Amo o Stephen King, mas para mim, esse livro não funcionou. Talvez não tenha sido um bom momento para mim ao ler esse livro agora. Mas comigo não funcionou, infelizmente. Para outras pessoas pode funcionar. É um livro ok, mas é somente isso. Existem livros melhores do King.

Mas quem quer começar os livros do Stephen King, não indico começar por esse. Tem outros melhores dele para começar.

Ellen609 13/04/2024

Sensacional
Um livro de King com um enredo diferente. É um terror do cotidiano, situado numa distopia. Gostei demais.

Matheus656 12/04/2024

Se eu fosse pós leg day era o primeiro a levar bilhete
Falando em bilhete, eu gosto de como o leitor com certeza imagina do que se trata, mas como o livro nunca afirma em palavras, enquanto não acontece e se desenrola o primeiro, da uma agonia é bem construído.
Gosto que o livro começa bem direto e não explica o que ta acontecendo e nem as motivações, razões e benefícios da linga marcha.
Depende inteiramente de diálogos e sucede, os personagens são bons e o apego que criamos por eles faz a morte pesar bastante.
Acho todo o livro bem detalhado e prende muito, mas pra mim as três mortes finais são totalmente corridas e quebra bastante todo o ritmo que foi feito durante o livro.
A ideia toda é muito legal e é insanamente adaptável pro cinema. Ficaria curioso se anunciassem algum dia.
Mary 12/04/2024minha estante
Se tem uma coisa q eu gosto no king é q os começos ja começam começando. Introduz enquanto anda com a história

Duda.bae 09/04/2024

2 reais ou um bilhete misterioso?
Isso não vai ser uma resenha muito elaborada, apenas um registro geral da minha opinião sobre a obra.
Quero começar dizendo que a sinopse deste me chamou bastante a atenção, fiquei curiosa para saber como iria ser o decorrer da história. Achei a ideia muito interessante, apesar de não ver tanto sentido, mas o King não seria ele se não fosse suas ideias bizarras e fascinantes ao mesmo tempo.

"Ande ou morra, essa é a moral da história. É simples assim. Não é a sobrevivência do mais apto fisicamente, foi nisso que errei quando me permiti entrar nisto. Se fosse, eu teria uma chance."

O livro tem alguns capítulos bem lentos, mas há outros com cenas bem tensas, como por exemplo o Garraty cochilando e chegando a sonhar enquanto continua a caminhar, nos deixando apreensivos e querendo que ele acorde para não levar as três advertências. Ou então quando um dos garotos surtam e começa a levar advertências até o limite (são três no total, na quarta vez ganha o bilhete e é eliminado). São vários momentos assim, que nos deixam querendo saber o que vai acontecer a seguir, isso prende atenção.

"A única coisa que importava era a brisa fresca que soprava no alto da colina. E o som de um pássaro. E a sensação da camisa úmida na pele. E as lembranças na mente. Essas coisas importavam, e Garraty se agarrou a elas com consciência desesperada. Eram dele, e ele ainda as tinha."

Vamos conversar um pouquinho sobre o personagem principal, o Garraty. Ele é um bom garoto, daquele tipo que cresce sem dar muito trabalho para os pais, teve uma boa educação e aparentemente tem um bom relacionamento com eles na medida do possível. Tive a impressão que ele tem mais afinidade com a mãe quando o pai ainda não havia "ido embora", aliás, Garraty fala do pai como se ele tivesse sido mais rígido na criação, apesar do livro não aprofundar nada com relação a isso. O garoto também passa a impressão de ser afetuoso, sempre pensando na namorada Jan e às vezes na mãe também, inclusive o que motiva ele a continuar caminhando é encontrar as duas que estariam esperando para vê-lo em uma das cidades por onde a marcha passaria, isso o ajudou a continuar por muito tempo.

"Mas algo ia mais fundo, uma lógica mais verdadeira e mais assustadora. Harkness era parte do grupo do qual Garraty fazia parte, um segmento do subclã dele. Parte de um círculo mágico ao qual Garraty pertencia. E se uma parte daquele círculo pudesse ser quebrada, qualquer parte podia ser quebrada."

Sobre os outros personagens, Olson, McVries, Baker, Harkness, Abraham, Barkovitch, Parker, Scramm e Stebbins, são os personagens que mais aparecem, pelo que me lembro, mas tem mais alguns. Uns são apenas chatos e irritantes, entretando, Olson e McVries são aqueles tipos de personagens meio irritantes metidos a engraçadinhos, que falam bastante e que acabam ganhando a empatia do leitor de alguma forma, pelo menos a minha eles ganharam, porém Olson perde essa personalidade com o decorrer da história. É gritante a diferença da pessoa que ele é no início para a pessoa que ele se torna depois dos 35%; ele se fecha no seu mundinho e praticamente se perde por lá.
Enfim, é legal ver a amizade dos garotos se construindo aos poucos, e da mesma forma que amizades são construída também são destruídas, afinal, apenas um poderia sair vencedor.

"Toda a Marcha parecia não passar de um ponto de interrogação. Disse para si mesmo que uma coisa daquelas devia ter algum significado mais profundo. Só podia ter. Uma coisa daquelas devia oferecer resposta a todas as perguntas; era só uma questão de manter os pés em movimento."

Eu confesso que esperava que tivesse um motivo por trás dessa Marcha, mas é apenas isso, uma competição criada pelo governo apenas como um entretenimento para o público, entretenimento esse que aparentemente não deveria ser questionado pelos cidadãos, pelo menos foi isso que eu entendi.

"Estava tudo bem, no fim das contas, não estava? Ele estava vivo e não adiantava pensar no futuro, um em que ele talvez não existisse mais"

Algumas mortes passam batidas, porém, outras me tocaram tanto que me arracaram lágrimas. Eles eram apenas garotos participando de uma competição, e ao meu entendimento a maioria não estava ali pelo prêmio, é triste, mas tive a impressão que alguns deles estavam ali porque não sabiam o que fazer da vida, talvez até mesmo um desejo subconsciente de morte, isso é até citado por um dos personagens. E por mais triste que isso seja, eles estavam ali por vontade própria, e o fim a gente já imagina. Ah e algumas cenas são bem violentas e gráficas, então cuidado se você sensível a isso.

"Pensar, pensou Garraty. Esse é o trabalho do dia. Pensar. Pensar e se isolar, porque não importa se você passa o tempo do dia com alguém ou não; no fim das contas, você está sozinho."

No geral, é uma obra que traz várias reflexões, acho que foi o livro do King que eu fiz mais marcações por enquanto. E por ser um livro mais reflexivo ele acaba sendo mais lento, às vezes até cansativo um pouco, apesar de ser curto. Enquanto eu lia parecia que estava ali com os garotos andando enternamente sem chegar a lugar algum, e a história é exatamente isso, eles andando sem parar em linha reta, mas sem uma linha de chegada, apenas caminhando para continuarem vivos.

SPOILER:

Não posso falar muito sobre o final sem dar tantos spoilers, mas vou tentar falar o menos possível.
Eu estava desde ontem pensando sobre esse final, e cheguei a conclusão que foi bem coerente, depois de tudo o que vencedor passou; depois de todas as perdas; as dores; cansaço, achei a a reação dele ao vencer foi sim coerente, ele não quis saber do prêmio, não quando tinha o sangue dos seus amigos e até um pouco do seu também e mesmo depois de tanto marchar ele teve forças para correr pra longe de tudo aquilo, ou pelo menos tentar, porque a gente não sabe o que acontece depois que ele corre.

" ? É a única coisa que espero. Se existir um? um além, eu espero que não seja escuro. E espero que dê pra lembrar. Eu odiaria andar por aí no escuro pra sempre, sem saber quem eu era ou o que estou fazendo lá, sem nem saber que eu já tinha vivido algo diferente."
Fabio 10/04/2024minha estante
Resenha impecável, Dudinha!
Parabéns!
Digna da obra do mestre!!!??????

Duda.bae 10/04/2024minha estante
Obrigada, Fabio! Esse eu tive que resenhar!! ???

AliJu 10/04/2024minha estante
Arrasou na resenha, Duda! Você escreve muito bem ?

Muito obrigada, Ali! ???

Léo 10/04/2024minha estante
Excelente resenha, como sempre, Dudinha.

Duda.bae 10/04/2024minha estante
Obrigada, Léo! Acho que você ia gostar desse talvez! ??

Léo 10/04/2024minha estante
Já vai pra minha lista de leitura Dudinha! ?

Duda.bae 10/04/2024minha estante
Espero que goste quando ler, Léo! ?

Bruna 07/04/2024

Stephen king é sempre sensacional, eu comecei a ler achando que não ia gostar tanto mas acho que virou meu segundo livro favorito dele! é muito bom, e tenho certeza que meus livros favoritos da vida se inspiraram neste querido aqui

Hugo373 07/04/2024

Esse final foi péssimo
Minha primeira experiência com o Stephen King, vou ser sincero... Esperava mais, principalmente pelo nome que o autor demonstra no mundo literário.

Um universo construído de forma medíocre, que tem várias informações interessantes que poderiam ser melhores retratadas, são simplesmente jogadas na cara do leitor de forma muito prolixa.

Você espera o livro inteiro por respostas, ou simplesmente explicações do porquê isso tudo acontece e está acontecendo, mas não recebe isso, recebe um final que parece ter sido feito às pressas por um autor que simplesmente cansou de escrever aquela história. Isso é agoniante. Simplesmente uma história que poderia ter um contexto absurdo (um dos melhores dos livros) simplesmente não tem. Você simplesmente só é jogado no meio de um monte de adolescente no cio que morrem de forma simples, fria e sem nexo.

O livro é bom, mas tem muitas coisas que poder ser ressaltadas como não condizentes. As mortes são muito frias, de forma que parece que o escritor tá fazendo o livro só por obrigação ou dívida de jogo. Em uma página o personagem tá vivíssimo e alegre, logo duas páginas depois ele morre em 2 simples linhas. Você constrói um personagem durante páginas pra ele morrer de forma muito prolixa e rápida.

Eu esculachei esse livro até agora, mas eu gostei muito, principalmente dos personagens, da escrita, da ambientação e do clima que a história deixa. Você se sente como um dos competidores, você tá lá ofegante lendo sem parar, com medo de que se parar, tudo acaba. É simplesmente foda o jeito que o Stephen King escreve, ele te enfia em um mundo a parte e te prende lá. Muito bom.