Futuro ancestral

Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

liaentrelivros 07/05/2024

Abya Yala!
O Futuro Ancestral é um compilado de discursos e entrevistas de Ailton Krenak realizados entre 2020 e 2021, elaborados por Rita Carelli e possuem temáticas tão profundas como as que li em Ideias para adiar o fim do mundo e O amanhã não está à venda.

Eu me vejo comendo uma tapioca com tucumã e tomando um cafézinho com Ailton quando leio seus discursos. Sempre com seu jeito simples de transmitir tanta sabedoria e reflexões que para alguns possam parecer distópicas, para outros fazem todo o sentido.

Gostei de várias partes do livro, como quando ele conta sobre a criação da Aliança dos Povos da Floresta, uma união de lideranças indígenas e seringueiros na Amazônia para reivindicar demarcações de territórios indígenas e a criação de reservas extrativistas, sendo conhecida na figura de Chico Mendes. e de como a política o afastou dessa aliança.

Mas, me comovi com o capítulo Saudações ao Rio, onde Ailton exalta vários rios que teve a oportunidade de conhecer pelo mundo, e reconhece que se o futuro pode ser cogitado, esse futuro é ancestral, pois eles (os rios) já estavam aqui. Os desastres climáticos alertados há muito tempo pelos povos originários estão aí cobrando a conta do que ele chama de lógica ocidental, a ideia de cultura em oposição à natureza. Construímos nossas cidades às custas da produção de lixo e degradação ambiental.

"Vamos escutar a voz dos rios, pois eles falam. Sejamos água, em matéria e espírito, em nossa movência e capacidade de mudar de rumo, ou estaremos perdidos."

É um livro curtinho e altamente necessário!
Cynthia.Castilho 09/05/2024minha estante
Quero muito ler este livro!!

liaentrelivros 09/05/2024minha estante
É muito bom, Cynthia! Tomara que goste! ??

aaclrsz 26/02/2024

"Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a
democracia é algo que você veste e sai andando ? não é."

Livro concluído com intuito de trabalho e artigos acadêmicos, mas valeu muito a pena.

Extremamente rápido e tranquilo para ler. O típico livro com a escrita fácil, que vai te fazer pensar algumas vezes (ou, várias) sobre a verdade que estamos vivendo, o sistema educacional, a sujeira na urbanização forçada, a falta de apego a rios e riachos, o preconceito disfarçado com povos originários; e outras inúmeras críticas destacando a nossa realidade.
nuvemsamu 28/02/2024minha estante
verdade amorzinho
eu concordo

nuvemsamu 28/02/2024minha estante
mto isso mesmo momo

Ana Parisi 20/05/2024

"Nós podemos muito, mas nem tudo"
Novamente em um de seus livros, continua sendo um prazer pensar e refletir com suas palavras.

"Sejamos água, em matéria e espírito, em nossa movência e capacidade de mudar se rumo."
Grazi_girassol 20/05/2024minha estante
Eu amo esse livroooo!

Pilar 27/02/2024

Leia parentes! :)
Pra não nos imobilizarmos com o pânico de possíveis fins de mundo vale a pena escutarmos parentes cujos povos já tenham passado por isso? e sobrevivido.
BiaMelyssa 13/03/2024minha estante
Entrou na lista só pelo aviso kkkkk

Susi Machado 16/06/2023

Necessário
Uma leitura rápida e, ao mesmo tempo, tão densa de ensinamentos profundos, onde o autor nos apresenta diversos conhecimentos dos povos das florestas.
É uma proposta para se repensar os moldes de vida que levamos no século xxi.
Yorgos 16/06/2023minha estante
??

Luciana 13/12/2022

Gostei.
Ótima forma para pensar a nossa educação e a edição dos nossos filhos. Adoro os livros de Ailton. O melhor que achei foi A VIDA NAO É UTIL.

Lu Salles 13/12/2022

Mas uma vez o autor nos surpreende com seus questionamentos sobre o futuro do planeta e da humanidade.
Uma leitura que se faz muito necessária, principalmente nos dias atuais, e nesse livro ele nos trás a questão da ancestralidade e sua importância na formação das pessoas. Super indico.

Leticia.Moura 28/05/2024

O futuro é ancestral. Origem é destino.
"Os orixás, assim como os ancestrais indígenas e de outras tradições, instituíram mundos onde a gente pudesse experimentar a vida, cantar e dançar, mas parece que a vontade do capital é empobrecer a existência. O capitalismo quer um mundo triste e monótono em que operamos como robôs, e não podemos aceitar isso."

Gabriel 19/12/2022

"Futuro Ancestral" - Necessário!!
Cara que livro perfeito, já tinha escutado falar sobre Ailton Krenak, principalmente pela obra "o amanhã não está a venda", mas nunca tinha lido de fato, e realmente me impressionou muito. Ganhei esse livro da minha excelentíssima professora de inglês Cida que ensina diversas pautas sobre cultura, gênero e raça em meio a matéria, e nossa, ela é um anjo. Esse livro ressalta o quanto os nossos ancestrais, povos que estiveram aqui antes da gente tem a nos ensinar, Ailton trás diversas formas de pensamentos que me fizeram refletir muito sobre o mundo atual, questões de valorização a natureza, pensar sobre futuro, consumo, sobre educação das crianças, sobre valorizar o que há de mais puro e que sempre esteve aqui.
É um livro bem curto e pequeno mas que carrega bastante aprendizado e reflexões que eu recomendaria pra todas as pessoas lerem.

Camila 27/12/2022

Leiam Krenak
Ler os livros de Ailton Krenak deveria ser obrigatório para todas as faixas etárias. Em poucas palavras e, sempre de forma muito pragmática, Ailton nos coloca no nosso devido lugar. Quando digo nosso, me refiro àquela esmagadora parcela da população que não pertence a nenhum grupo vulnerável. Em seu mais novo manifesto, Futuro Ancestral, Ailton estabelece a ligação (quase) óbvia entre nossa vida, nossa existência e sobrevivência. Apresenta o traço maligno do colonialismo e o quanto nosso sistema educacional precisa ser aperfeiçoado para dar conta da ancestralidade enquanto elemento libertador das amarras do capitalismo. É injusto resenhar Krenak. É preciso devorá-lo, se possível, mais de uma vez.

Clara 14/01/2023

Bem viver
Futuro ancestral é um livro que nos norteia a colocar o coração no ritmo da terra. Extremamente necessário para o tempo e espaço em que estamos vivendo.

MarcosQz 15/01/2023

Futuro ancestral é talvez o melhor dos três livros da coleção do Krenak.
Mais uma vez o autor nos leva a refletir sobre pertencimento e humanidade, sobre consumo e respeito com a natureza, com os rios e montanhas, nos relembrando ainda sobre o processo de civilização nas beiras dos rios até a tomada e formação das grandes cidades.
Com críticas pontuais e corretas sobre a educação formal, que prepara as crianças para o futuro, esquecendo do presente, do que é importante cuidar hoje. Não se aprende mais com os rios e com a terra, e sobre isso ele vai além, ainda nos fala sobre o nojo da terra e da natureza, como criadora de vírus e doenças, um erro gritante, sobre como tentam nos manter distante da natureza.
O futuro é ancestral, para se ter um futuro é preciso olhar pro passado e entender e respeitar o que já estava aqui.

Daniela 22/01/2023

Reflexões necessárias
Krenak propõe reflexões essenciais para questionarmos o modelo de futuro que estamos construindo. Necessário!