Futuro ancestral

Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

Geanne 30/09/2023

Krenak sempre trazendo lampejos em meio ao caos
Muitas vezes precisamos olhar com novas perspectivas e abraçar ideias de outros lugares de (re)xistência, o trabalho majestoso e ainda que breve, de uma qualidade indiscutível na escolha das palavras, faz com que as obras de Ailton Krenak sejam essenciais pra a sociedade brasileira e o mundo!

day t 12/01/2024

Iniciando o ano
Mais uma vez, sou apenas elogio a Krenak. Futuro ancestral é mais uma obra em defesa do bem viver. É um livrinho pequeno no tamanho e grandioso em seu conteúdo. Recomendo a todes que almejam um outro mundo aqui e agora.

Victor 09/10/2023

Uma aula de vida e Educação
Este livro promove uma grande experiência através da palavra. Corremos como os rios, na direção do entendimento de nossa Terra-Mãe. É uma experiência quase transcendental, com argumentos que nos levam a ver e confirmar que o capital é um sistema falido, que a democracia liberal deu e dará errado. Não há outro futuro que não seja ancestral.

Nas palavras de Ailton Krenak, pude perceber como o mundo que temos hoje não faz sentido. Em outro livro, ele diz que não se come dinheiro, e aqui percebemos que vamos assassinando nossos rios, nossa natureza, parte de nós em nome de um desenvolvimento que sequer nos deveria interessar.

Pega bastante também a clareza com que o autor elucida o mundo neoliberal e a farsa da individualidade. Quem é jovem certamente se viu dentro da escola formatadora, que normatiza e fabrica cidadãos preparados para a competitividade, para acreditar que o mundo precisa ser um espaço hiperselvagem de concorrência e oportunidade para poucos - como se isso fosse natural, além de tudo.

Leitura fundamental.

Jandielson Neves 31/12/2023

Ancestralidade e o futuro
Precisamos voltar nosso olhar para os ancestrais, os povos considerados "primitivos" e perceber suas relações com a natureza, as pessoas e o todo, dessa forma aprenderemos a sabedoria da vida que clama pela nossa atenção.

"Se há um futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui."

Angelo 16/10/2023

"Nós, que persistimos em uma experiência coletiva, não educamos crianças para que elas sejam campeãs em alguma coisa, mas para serem companheiras umas das outras. Não almejamos, por exemplo, que virem chefes. A gente não treina chefes."
O último livro do mestre Ailton Krenak que faltava pra eu ler e que escritor importante pro nosso país ele é.

Eligia.Filgueiras 19/10/2023

O Ailton é genial
O futuro deve ser ancestral. Ailton nos mostra isso e mostra como esquecemos o fato de que somos bicho e como bicho morreremos, só nós podemos (re)pensar o futuro. Esplêndido!

Carol 20/10/2023

Futuro ancestral
"As crianças Krenak anseiam por serem antigas"

Ailton Krenak trás em um livro curto reflexões tão necessárias e de um modo precioso e simples para a mensagem penetrar em nossos corações. É quase um pedido de "Sente, eu quero lhe contar uma história que você precisa ouvir"

Desde muito cedo fui colocada nessa caixa de valorizar o novo. Que o novo era bom e o velho já não tinha de muita utilidade, logo ler um livro em que mostra a riqueza da ancestralidade, dos costumes, da sabedoria que só vem com o respeito pela natureza e pelo nosso caminhar me fez refletir e questionar.

Que nossas crianças aprendam com as crianças Krenak e também tenham o coração no ritmo da terra. Ju

Elizangela 17/02/2024

Chá de realidade com afeto
Pegue um chá, sente-se de maneira confortável e aproveite as reflexões. O livro é um convite para repensar nossa lógica antropocentrica e grita: "oi, é vida que você quer? Então faça ela acontecer no agora, coletivamente."

Mariana 22/11/2023

Keenak sempre surpreendente
Krenak convida a gente a refletir sobre o futuro que imaginamos e construímos para nós. Numa sociedade cada vez mais higienizada e romantizada, ele tras aspectos que nos fazem refletir sobre o futuro que queremos.

Thi 03/12/2023

?? O futuro é ancestral, pois já estava aqui.
Futuro ancestral é uma coletânea de textos curtos do Krenak, refletindo sobre temas como educação, pandemias, arquiteturas da cidade, rios e sobre humanidade.

Vale a leitura, Krenak nos provoca a repensar diversos aspectos da nossa vida enquanto indivíduos urbanos.

Bea 03/12/2023

Uma reflexão maravilhosa.
Impossível não se apaixonar pelo Krenak! Que ser de luz, sábio. "Futuro Ancestral" é repleto de reflexões, nos auxilia a pensar nossa relação com a natureza, como nossa ancestralidade, com o mundo que queremos ter e queremos deixar de legado.

Ps, em minha humilde opinião, uma leitura obrigatória.

andy_Pendiuk 20/12/2023

Futuro Ancestral
O livro é uma carta de amor aos rios, que são as veias de nosso país, mas também um pedido de socorro, para que olhem para as águas com mais carinho e cuidado.  O livro aborda também a forma como as cidades são construídas sem pensar na natureza (e as vezes sem pensar nas pessoas que nela vivem, como por exemplo a arquitetura hostil) e a criação das crianças para que se tornem indivíduos únicos e com as próprias ideias e objetivos.

"Escola não é prédio, mas uma experiência geracional de troca que deveria ser enriquecida e valorizada, na qual as pessoas que passaram por coisas distintas podem compartilhar conteúdos que ajudem as crianças a se prepararem para a vida adulta."

aaclrsz 26/02/2024

"Mas é preciso estar atento e forte. O senso comum imagina que a
democracia é algo que você veste e sai andando ? não é."

Livro concluído com intuito de trabalho e artigos acadêmicos, mas valeu muito a pena.

Extremamente rápido e tranquilo para ler. O típico livro com a escrita fácil, que vai te fazer pensar algumas vezes (ou, várias) sobre a verdade que estamos vivendo, o sistema educacional, a sujeira na urbanização forçada, a falta de apego a rios e riachos, o preconceito disfarçado com povos originários; e outras inúmeras críticas destacando a nossa realidade.
nuvemsamu 28/02/2024minha estante
verdade amorzinho
eu concordo

nuvemsamu 28/02/2024minha estante
mto isso mesmo momo

Lety Valadares 26/02/2024

Um convite à reconexão com a Terra e a sabedoria ancestral
Ailton Krenak, faz uma profunda reflexão sobre o momento crucial que vivemos como humanidade. Ele critica o modelo de desenvolvimento que domina nossa sociedade, alertando para as graves consequências que esse modelo predatório está causando ao planeta e à vida em sua totalidade.