Surrender

Surrender Bono Vox

Resenhas - Surrender: 40 músicas, uma história

Robson 29/01/2024

Não se deixe enganar, não é um livro sobre o U2, é a história de vida do Bono Vox contado por Paul Hewson ou vice versa se assim preferir.

É também um livro sobre o U2 que também contempla a história recente da política interna e externa da Irlanda, da Europa, da América (principalmente do Norte), da África, bem como, a pandemia da AIDS nos anos 90, início dos anos 2000 e o perdão da dívida dos países pobres pelos países ricos.

Mas o que isso tem a ver com Bono e com o U2? Leia (presumo que você não se arrependerá).

Para os fãs mais ardorosos do U2 é obrigatório, tem muitas informações que possivelmente você ainda desconheça, ou situações que você conheça de uma outra forma, principalmente em relação a vida do autor e em relação as 40 composições que Bono escreveu e que dão nome aos capítulos do livro

Ainda que você não goste da banda ou do autor o livro é essencial, trata-se de um ícone da história recente da música que usou da sua fama e se engajou em caudas muito além do cenário musical.

A história não é contada de uma forma linear, mas através dessas canções.

Simultaneamente ao lançamento do livro o U2 lançou uma releitura dessas 40 canções mas de qualquer forma recomento escutar as versões originais conforme a leitura vai avançando e as música são desvendadas...

Boa viagem...

Naira41 04/12/2023

Bono sensacional!
Lindo de conhecer mais da trajetória desse artista sensacional, como traumas e aventuras para provar a si mesmo e aos outros que era esse barítono poderia ser um tenor. Surpreendentemente lindo!

Felipe 31/05/2024

Eu cantarei uma nova canção
Bono é o famoso "ame-o ou odeie-o". No meu caso sempre amei, a música do U2 foi parte crucial da minha vida, desde descobrimento de Joshua tree, quando tinha uns 13 anos de idade, até a banda que acompanhava tudo, assistia aos shows e gostava até dos álbuns ignorados pelo grande público. Ver um dos grandes frontman da história da música pop em sua jornada como filho, marido, pai, ativista, sua caminhada de fé, de amor ao próximo... Enfim, ler este livro foi uma forma de conhecer melhor do senhor Paul Hewson. A escrita em si é bastante irregular, mas bem comum em autobiografias de não-escritores. Mas vale a jornada!