Surrender

Surrender Bono Vox

Resenhas - Surrender: 40 músicas, uma história

Caroline1102 15/05/2024

Não apenas para fãs.
Um excelente livro pra quem se interessa tanto pela banda quanto pelo vocalista, Bono. No meu caso, tinha a curiosidade de saber porque Bono é tido como persona non grata na ilha esmeralda (sim, o livro respondeu essa pergunta) e suas inspirações e motivações quanto engajamentos político e social, e religioso (tema bem mais forte do que eu imaginava na vida dos membros banda).
De todos os 40 capítulos que compõem a biografia, o 28 sem dúvidas foi um dos que mais me marcou ! "Sometimes You Can't Make It on Your Own" ganhou toda uma nova camada de significado pra mim. ??????

Robson 29/01/2024

Não se deixe enganar, não é um livro sobre o U2, é a história de vida do Bono Vox contado por Paul Hewson ou vice versa se assim preferir.

É também um livro sobre o U2 que também contempla a história recente da política interna e externa da Irlanda, da Europa, da América (principalmente do Norte), da África, bem como, a pandemia da AIDS nos anos 90, início dos anos 2000 e o perdão da dívida dos países pobres pelos países ricos.

Mas o que isso tem a ver com Bono e com o U2? Leia (presumo que você não se arrependerá).

Para os fãs mais ardorosos do U2 é obrigatório, tem muitas informações que possivelmente você ainda desconheça, ou situações que você conheça de uma outra forma, principalmente em relação a vida do autor e em relação as 40 composições que Bono escreveu e que dão nome aos capítulos do livro

Ainda que você não goste da banda ou do autor o livro é essencial, trata-se de um ícone da história recente da música que usou da sua fama e se engajou em caudas muito além do cenário musical.

A história não é contada de uma forma linear, mas através dessas canções.

Simultaneamente ao lançamento do livro o U2 lançou uma releitura dessas 40 canções mas de qualquer forma recomento escutar as versões originais conforme a leitura vai avançando e as música são desvendadas...

Boa viagem...

Valeria308 28/01/2024

Trilha sonora da minha vida
Sou fã do U2 desde meus 14 anos. E isso faz 32 anos. Comecei a ler achando que seria uma leitura leve, explicações das músicas. Ledo engano. O livro é um mergulho na vida, amores, angústias e subconsciente do Bono. Um convite aos fãs para uma conexão diferente com seu ídolo. Profundo, perfeito, verdadeiro. O último capítulo é de uma beleza e sensibilidades sem fim. E assim, eles vão continuar sendo a minha banda predileta da vida.

SamaraF 04/01/2024

São relatos de acontecimentos importantes no U2
Se você pensa que este livro vai analisar as letras das músicas e explicar cada detalhe de cada estrofe comentando o que significam, está muito enganado!
Bono conta partes importantes da sua história e consequentemente, história da banda U2 (uma das minhas bandas favoritas, inclusive).
Você entende algumas reflexões por traz das letras, você entende parte do contexto, mas na maioria das vezes ele não fala especificamente sobre composição e seus significados, mas sim sobre momentos importantes os quais aquela música se inseriu. Por exemplo, no capítulo sobre a música City of Blinding Lights ele conta sobre o dia que ela foi usada em uma cerimônia política importante.
Eu, particularmente, achei muito interessante saber mais sobre os bastidores da vida do Bono e sobre como sua jornada foi inspirando reflexões que foram se encaixando em suas canções.
Fiquei muito irritada em relação ao pai dele. Quem ler e for uma dessas pessoas que pensa ?família é sagrada, não importa o que façam? vai provavelmente ficar com pena desse pai. Mas se quem ler for igual eu, que pensa mais como ?família é composta por pessoas, se essas pessoas não merecem seu respeito, então caia fora? vai sentir desapontamento ao ler sobre esse pai e sobre como o Bono se esforçou e se culpou nessa relação.
Por fim, considero este um ótimo livro, e recomendo principalmente aos que admiram a banda de alguma maneira.

Naira41 04/12/2023

Bono sensacional!
Lindo de conhecer mais da trajetória desse artista sensacional, como traumas e aventuras para provar a si mesmo e aos outros que era esse barítono poderia ser um tenor. Surpreendentemente lindo!

Carla Verçoza 31/10/2023

Biografia bem interessante. Bono escreve muito bem, se utiliza de 40 canções do U2 como ponto de partida para histórias, episódios e pensamentos. Ele trata do início da carreira, da juventude na Irlanda, suas impressões sobre os outros membros da banda, seu amor pela esposa e seu ativismo político. Ele reflete muito sobre seus posicionamentos durante os anos, sua visão de mundo, sua religiosidade e relações com outros artistas e políticos.

Margarete 02/09/2023

A banda da minha vida
Está não é uma resenha isenta de paixão.
Conheci o U2 ainda adolescente e sou apenas 10 anos mais nova que o Bono. Então, o U2 acompanhou todas as fases da minha vida, todas as mudanças, todos os tropeços, todas as alegrias. Este livro é tocante porque é honesto. Mostra as fraquezas, as auto-cobranças, os medos, os amores de Bono. Há uma beleza muito especial em uma banda de rock gigante que ultrapassa os 40 anos de existência querendo ser relevante na música e na militância social. Quatro amigos unidos pela amizade, música e religião (ok, religião não é muito a praia do Adam). Não é uma banda movida pela grana. Eles já têm muito mais do que precisam. Fama? Não. Isso é para outras bandas (eu já avisei que sou fã, certo? RS) É só entregar-se à vida. Surrender.

Iury 16/07/2023

Essa biografia apresenta uma trilha sonora capaz de mostrar aos fãs a motivação que inspirou a composição das músicas. Somente esse aspecto já qualifica a leitura, mas os relatos entregam muito mais. As análises sobre o autoconhecimento adquirido no decorrer da vida, a importância da política e da união no âmbito pessoal promovem reflexões muito pertinentes aos leitores e não somente aos que acompanham o U2

Raffafust 28/06/2023

Bono Vox, líder do U2 passou a ser um dos meus cantores favoritos, eu comprei o CD Achtung Baby quando era criança e colocava no repeat "One" e "Mysterious Ways", eu não recordo quantas vezes eu escutei essas músicas e cantava tudo errado porque naquela época eu nem falava o inglês que tenho hoje.
Depois me apaixonei por "With or without you" que serviu de pano de fundo para o primeiro beijo de Rachel e Ross em Frends. Foram tantos momentos que nem ouso querer lembrar.
Quando esse livro chegou aqui em casa, em parceria com a @intrinseca eu disse que leria rapidamente, mas fui ingênua, ele ficou por cima da cabeceira, da mesa dno notebokk e tantos outros cantos pela casa onde volta e meia eu o abria e pedia a Alexa para tocar a música do capítulo.
Se eu já gostava desse cara, amo hoje em dia. Encantada com como cada uma de suas composições - das 40 escolhidas - foram criadas.
Isso que chamo de presente para os fãs

site: https://youtu.be/uUTqWX9iVSw

Jack 14/06/2023

40 músicas, 1 história
Essa foi a primeira vez que eu peguei para ler uma biografia. Confesso que tenho um pouco de medo de livros assim, por achar que vai ser chato e que não vou gostar. Esse livro me fez me sentir mais otimista para ler mais desse gênero no futuro.
Não conhecia muito da história do U2, e aproveitando que estou escutando a discografia do grupo fica mais legal ainda saber a inspiração por trás das músicas.

Clara3486 19/05/2023

Primeira autobiografia lida!!
Meu pai sempre foi fã do U2 e eu comecei a gostar da banda por causa dele. como fã, me interessei pela leitura, embora não estivesse muito confiante de que iria gostar por ser uma autobiografia. não dou cinco estrelas pq, sinceramente, achei meio chata a parte que ele fala muito sobre política. apesar disso, amei a forma como ele separou os capítulos em músicas do U2. os capítulos que eu mais gostei foram ?Iris (Hold Me Close)?, sobre a mãe dele, ?Beautiful Day?, sobre os últimos dias com seu pai e ?Every Breaking Wave?, sobre perdas e sobre os álbuns Songs of Innocence e Songs of Experience. outras partes que me marcaram foram o final do capítulo ?One?, em que ele fala que não pode ser íntegro sem a banda e sem a esposa, a parte em que ele relembra a adolescência e o início de sua banda no capítulo ?Love Is Bigger Than Anything in Its Way? e a página 597, em que ele fala de forma tão apaixonada sobre Ali.
o Bono escreve de forma bem fácil de entender. confesso que conhecer as músicas me animou para saber a história por trás delas, e eu amei de verdade.
enfim, um ótimo livro que não me arrependo de ter lido até o final!

San 31/03/2023

Ah o Bono ...
Li lentamente, não pense que eu não estava gostando, mas, é que a cada capítulo eu queria prolongar a sensação do que havia lido.
U2 é minha banda preferida desde minha adolescência. Ou seja, há quase 40 anos.
Minha paixonite adolescente pelo Bono nunca passou.
Ler o livro foi como estar ao seu lado, ouvindo a história.
Não sou daquelas fãs que sabem tudo do seu ídolo. Eu os amo, admiro e pronto. Então, quase tudo para mim eram informações novas.
E saber a inspiração de cada música é especial.
Se eu já admirava o Bono por seu ativismo, pelas poucas informações que eu tinha, agora então ...
E amei o modo que foi escrito o epílogo.
Se curte biografias, independente se você é fã, super indico.
Ah, tem playlist das músicas que dão nome a cada capítulo.

EdilenaRisuenho 11/03/2023

U2
Quão perspicaz Bono foi ao escrever sua biografia utilizando 40 músicas (muito fodas) do U2 como capítulos. Paul Hewson, tu és foda demais.

Ane 16/02/2023

Narrativa
Quando ouço uma música e ela me emociona, sempre penso na história que a forjou. Há uma dúzia de músicas do U2 que me arrepiam, então, fiquei muito curiosa quando vi o Bill Gates indicando o livro.
É uma narrativa autobiográfica bastante elaborada. Dá para sentir como as palavras foram cuidadosamente escolhidas. Entre a total liberdade de expressão e o politicamente correto, Bono escolheu um meio termo, o que é bastante compreensível, já que é uma personalidade, cuja vida é permeada de muitas outras personalidades tão ou mais famosas quanto. No entanto, sem desmerecer a linda poesia que é o livro, em especial e sobretudo a parte final, teve momentos em que senti uma espécie de falsa modéstia e, também, deferências excessivas. Sabe quando não é mentira, mas também não é toda a verdade? Então, essa foi a minha impressão.
De todo modo, é uma leitura muito válida seja você fã ou não da banda.

Sid Dantas 06/02/2023

Uma biografia romanceada gostosa de ler.
Bono escreve bem, o livro já te prende desde o início, mas não é uma história linear, nem na sequência das músicas, mas na maior parte do tempo é.

Uma boa parte do livro entra nas questões humanitárias que ele se envolve ou já se envolveu, muitas eu nem conhecia.

Muitas vezes me peguei lendo e pensando o quanto ele "dourou a pílula" para criar certos diálogos que aparecem no decorrer do livro, ele mesmo admite que deu uma romanceada em algumas partes.

Eu sou apaixonado pelo Acthung Baby e tenho minhas preferidas em vários outros álbuns, então pra mim valeu a leitura. Bono sempre é um gentleman, então não espere nenhuma crítica forte sobre alguém, muito pelo contrário.