Tênebra

Tênebra Machado de Assis...

Resenhas - Tênebra

Bruno Oliveira 05/11/2023

UM BRASIL DE HORROR MEIO EUROPEU
Tênebra: narrativas brasileiras de horror [1839-1899] é ver que, sim, há boas narrativas do tal gênero por aqui, em terras brasileiras. Concentrando-se nesse período (século XIX), os organizadores desta antologia conseguiram nos mostrar um pouco (não o melhor) do que havia das produções literárias de cunho tenebroso no Brasil. Percebe-se uma certa influência europeia em alguns contos (ou em quase todos?), alguns até são meio que inspirados em uns bem famosos. Contudo, há também características em muitos que nos fazem ver a nós mesmos neles — um “estilo brasileiro” é perceptível. Outro destaque é o jeito em que certas histórias são contadas: essas refletem bem o século XIX; há de tudo um pouco, violência, assombrações, visagens, monstros, demônios, feminicídios, escravidão e até bom-humor. Enfim, o livro vale para ver como os outros (os brasileiros daquele século) se viam.

Joseph30 29/10/2023

Uma jornada literária no horror brasileiro do século XIX
O livro "Tênebra: Narrativas Brasileiras de Horror [1839-1899]" é uma valiosa coletânea que oferece um mergulho intrigante no universo do horror literário brasileiro do século XIX. Uma das principais características dessa obra é o desafio linguístico devido ao português da época em que os contos foram escritos, o que pode demandar leitura atenta, mas enriquece a experiência, transportando o leitor para a atmosfera da época.

Importante destacar o notável trabalho de pesquisa e curadoria realizado por Oscar Nestarez e Júlio França, que resgataram tesouros esquecidos da literatura de horror brasileira, proporcionando uma visão profunda da sociedade da época. Compreender os medos e tabus daquela sociedade é uma maneira fascinante de conhecer melhor o Brasil do século XIX.

O livro se destaca pela qualidade dos contos apresentados, como "A Feiticeira" de Antônio Joaquim de Rosa e "Consciência Tranquila" de Cruz e Souza. Essas histórias são verdadeiras joias literárias que demonstram a ousadia dos autores em explorar o horror em um contexto social repressivo.

Além disso, "Tênebra" desempenha um papel importante ao resgatar um gênero literário repudiado por muito tempo pela crítica e sociedade devido às normas morais e éticas da época. No entanto, essas histórias lançaram luz sobre as feridas da sociedade, revelando suas contradições e intolerâncias, e foram publicadas em periódicos da época, testemunhando a coragem dos autores em explorar temas delicados.

Embora alguns contos possam ser considerados passáveis, "Tênebra" merece reconhecimento por sua contribuição à compreensão mais profunda da história e cultura brasileira. A obra resgata um legado literário esquecido por muito tempo e merece ser celebrada por sua coragem e relevância histórica.

Lurdes 08/04/2023

27 narrativas tenebrosas, góticas, de horror, a maioria com críticas sociais mais ou menos contundentes escritas por autores brasileiros de diversos gêneros.

A coletânea abrange narrativas do período de 1839 a 1899 e são apresentadas em ordem cronológica de publicação.
A pesquisa e organização dos textos é de Júlio França e Oscar Nestarez e foi enviado pela parceira @fosforoeditora

Temos textos de

Maria Benedita Bormann
Olavo Bilac
Rodolfo Teófilo
Silva Guimarães

Não ouso falar sobre cada um deles pois inevitavelmente daria spoiler, o que seria acabar com as surpresas e plots das estórias, mas posso afirmar que a leitura foi uma delícia, reforçando o poder da escrita de alguns nomes mais conhecidos, como Cruz e Souza, Machado de Assis, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio Azevedo, autores de alguns dos meus contos favoritos.

Por coincidência a coletânea traz um conto de Inglês de Souza, o Acauã, que li em janeiro no livro Contos Amazônicos, apresentado aqui em sua primeira e completa versão, ainda mais envolvente.
Tive a oportunidade, também, de conhecer alguns escritores menos famosos, mas não menos talentosos.

Recomendo duplamente. Pela qualidade dos textos e pelo registro histórico de um gênero que foi ignorado e apagado ao longo da história.

Magda14 09/02/2023

SENSACIONAL
Esse livro é fruto de um projeto audacioso. É uma antologia que reúne contos de horror inéditos de autores canônicos como Machado de Assis, Joaquim Manoel de Macedo, Aluísio Azevedo e outros, como também de escritores não tão conhecidos do grande público, como Júlia Lopes de Almeida, Corina Coaracy e Juvenal Galeno.
As histórias que mais gostei foram: A feiticeira; Esther; Senhor das caças; Jupira; Amores mortos; A nevrose da cor; O crime do convento de...; e Consciência Tranquila.
A editora Fósforo teve um cuidado muito especial com a publicação: o livro é bem acabado, com capa em relevo, além de um presentinho para quem adquirir um exemplar físico: um pôster contendo o alfabeto capitular utilizado no livro.