Dentro do nosso silêncio

Dentro do nosso silêncio Karine Asth

Resenhas - Dentro do nosso silêncio

Kênia 12/05/2024

Um tema pesado, abordado de uma forma leve
O livro no geral é muito bem escrito, o enredo é envolvente e me prendeu até o fim da leitura.
É tão possível de se sentir dentro da história, que as emoções dos personagens chega a ser palpável, eu fiquei ansiosa com ela a cada resultado das implantações.
A questão da infertilidade é muito bem abordada e explorada.
Senti um pouco de falta de uma divisão mais clara quanto ao perspectiva dos personagens, quando era ele e quando era ela falando (talvez porque eu li pelo kindle), mas nada que atrapalhasse a leitura.
Um livro que aborda um tema pesado, mas de uma forma leve, com uma narrativa muito boa, vale a pena a leitura.

Intertextualizada 11/05/2024

Gostei de conhecer a história do casal Ana e Samuel, que, ao tentarem ter um filho, passam por tantas adversidades em sua relação. Normalmente, essa temática não me interessaria, mas decidi dar uma chance à leitura que, no fim, foi agradável. Foi interessante saber o que se passa pela cabeça de uma mulher na situação de desejar ter filhos e não conseguir conceber.

A personagem Ana é bastante complexa e humana. Até cheguei a sentir raiva dela e de suas atitudes, que muitas vezes se mostraram bastante egoístas. Mas, afinal, não temos todos os nossos lados negativos e momentos difíceis?

Maria 04/05/2024

Karine arrasou para um livro de estreia. Personagens muito caracterizados, estória rica em detalhes e trama muito bem escrita. A narração ser alternada em tempo e por personagens é um ponto forte para manter o leitor sem querer parar de ler.

Tantas situações inacreditáveis de tão reais. Muito bom.

Marcia 26/04/2024

Minhas impressões sobre o livro
Literatura brasileira contemporânea! Livro ganhador do Prêmio Jabuti.
O que é ser mãe? O que é a maternidade? Cobrança por filhos, netos, sobrinhos...
Todas as mulheres querem ser mães? E as que não querem ser mães? E a paternidade?
E quando o casal não consegue engravidar? Até onde dá pra lutar? O amor supera decepções, frustações assim? Adotar seria o caminho?
E a mulher? E o homem? Será que se entendem, se compreendem?
Nesse livro vamos conhecer Ana, uma mulher casada a pouco tempo, vida profissional em ascensão e um casamento com amor. Tudo vai bem até que decidem ter um filho e se deparam com a dificuldade de conceber. Eles passam enfrentar vários problemas, tanto físicos como psicológicos e social. Culpas, ressentimentos, falta de comunicação, medos são itens importantes abordado nesse livro. O papel da família e todo relacionamento também são contados.
Um livro bem escrito que nos envolve do início ao fim. E o fim.... ahhh como posso dizer? Não direi, só deixo minha sugestão de leitura.
Valeu!!

Babi 28/03/2024

Agradável mas nem tanto
Sou de Recife e foi a primeira vez que li um livro acontecendo por aqui, esse foi o motivo que peguei pra ler o livro e talvez tenha sido pelo motivo errado.

Não é um assunto que me interessa apesar de ter despertado curiosidade, depois de inúmeros capítulos acontecendo a mesma coisa, enchi o saco.

A personagem principal é insuportável e fiquei me perguntando se não seriam sintomas de como todas as tentantes ficam? Jamais saberei. Todos os outros personagens são uns amores e trabalhados na medida certa! Amei a irmã dela!
Babi 28/03/2024minha estante
Esqueci de um detalhe importantíssimo: a transição de um personagem para outro era inexistente. Vc tem que adivinhar. Várias vezes eu tava lendo e não entendia nada, precisei voltar e ler do começo. Achei isso muito bizarro, uma falha imensa.

Carolis 23/03/2024

Angústias, medos, fragilidades e relações
Foi uma leitura um pouco difícil pra mim de digerir em alguns momentos. Fala sobre fragilidades, medos, angústias, sobre como as conversas nas relações são importantes. A personagem principal Ana, passa por uma fase delicada, e ao longo de toda a história a mesma segue a vida de uma maneira que afeta as pessoas que querem apenas a acolher, ela é ríspida, egoísta em muitos momentos, e eu cheguei a ficar com raiva das situações que ela causou no meio de conversas com as pessoas que queriam a proteger. Seu maior problema é saber conversar e expor o que sente, em muitos momentos ela foge, quando algo está saindo do controle.
Mas apesar de tudo, eu gostei muito do livro e dos personagens, e gostei mais ainda por se passar em Recife, o final meio em aberto deixou vago para muitas interpretações, e eu gosto disso na leitura. Recomendo

Narryman 17/03/2024

Tema ótimo, mas...
Achei a escrita um pouco confusa, pois as passagens de um personagem para outro não foram bem sinalizadas, e o que poderia ser interessante para a história, acabou cortando um pouco o ritmo e tirando o brilho do livro.

Gostei do fato da personagem ser absurdamente egoísta. Já a família sendo toda vez extremamente complacente que me irritou mais - ninguém é tão bom o tempo todo a ponto de só perdoar (cadê o ódio desse povo? ?)

É uma leitura bacana. Quando conseguia imergir, me sentia muito tocada por toda a problemática - até porque isso é muito fácil de acontecer por aí.

E daria um ótimo filme (alô, Netflix!).

Carla727 16/03/2024

Surpresa com essa leitura
Gostei da abordagem e como foi retratado o sofrimento da personagem? ela foi egoísta e desprezível com as pessoas em volta dela, mas foi reação ao sofrimento do processo e o trauma que ficou marcado nela. Foi certo? Não, mas é de fato o que o sofrimento pode causar.
Também gostei de como ficou enfatizado que casamento é algo complexo. Só amor não sustenta uma relação saudável, é necessário um esforço diário.

Carolina.Perdigão 08/03/2024

Conta com detalhes o processo angustiante de um casal na batalha para conseguir engravidar, e o declínio do casamento em função dessa decisão. Muito bom.

Paola 26/02/2024

Leitura rápida, sensível e envolvente
O livro aborda um tema delicado e atual: a dificuldade de engravidar e os conflitos que isso gera no casamento. A obra narra com sensibilidade e profundidade a história de Ana, que se vê frustrada quando passa a enfrentar problemas para engravidar.

A novela é escrita em primeira pessoa, alternando entre o presente e o passado, e revelando aos poucos os sentimentos da protagonista. A linguagem é fluida e poética, com destaque para os diálogos, que expressam a angústia, a solidão e a esperança dos personagens. O cenário é a cidade de Recife, que também ganha vida na narrativa.

O livro é muito bom, pois trata de um assunto relevante e polêmico, que afeta muitas mulheres e casais, com uma abordagem sensível e humana, sem cair em clichês. A autora cria uma trama envolvente e emocionante, que prende o leitor até o final.

O único ponto negativo é que o livro poderia ter passado por uma revisão mais atenta, pois encontrei alguns (poucos) erros de português no texto. Nada que tire o brilho da obra, mas que poderia ser evitado para garantir uma leitura mais fluente e agradável.

RaquelTerezani 13/02/2024

Mais ou menos
Me identifiquei com a história, compreendo a maioria dos pensamentos e reações da protagonista, isso porque eu sofri apenas um aborto espontâneo e hoje em dia tenho um filho. Imagino quem passa ou passou pela mesma situação da história, acredito que vai se identificar ainda mais. Ao contrário de muitas críticas que li, não consigo resumir a Anna apenas a uma pessoa egoísta. Já o marido, que ninguém parece dar muita atenção, me irritou profundamente várias vezes. Acho que por esses dois personagens interessantes, a leitura até valeria a pena.

Porém, há muitos outros pontos que não me cativaram.

Os primeiros diálogos parecem ter sido tirados de uma crônica (depois melhora um pouco).

Os outros personagens, como o pai e a irmã da protagonista, são zero defeitos, compreensivos e amorosos o tempo todo.

Às vezes há uma longa descrição de um ambiente e, no trecho seguinte, uma única frase para resumir um acontecimento bastante importante.

Por que outros métodos como barriga de aluguel (já que eles são ricos) ou mesmo adoção nunca são citados na história?

Enfim, não me entreteve porque fiquei a maior parte do tempo analisando esses pontos.

Gabriel 11/02/2024

"I set my expectations high, so nothing ever comes alright"
Dentro do Nosso Silêncio, obra vencedora do Prêmio Jabuti de 2023 na categoria Melhor Romance de Entretenimento, explora a maneira que o ser humano deposita a sua felicidade no sucesso dos inúmeros planos e projetos que faz durante a sua vida. Na narrativa em questão, a autora seleciona a maternidade, assim como o matrimônio, como os temas centrais que motivam os episódios que Ana, a personagem central e narradora da sua própria história, enfrenta quando se depara com a incontrolável inexorabilidade da vida. Ana, uma mulher que conquistou boa parte do que sonhou para sua vida, agora busca tornar-se mãe para que esteja completa. Todavia, o insucesso nessa empreitada, apesar de inúmeras e variadas tentativas, abala a sua vida de tal modo que o que antes ela tinha como certo torna-se duvidoso.
Dentro dessa temática, Karine Asth escreve seu primeiro romance com excelência ao retratar as consequências psicológicas e sociais que a quebra de expectativa pode gerar em um ser humano, e o fato de aprofundar-se nessa temática pelo ponto de vista de uma mulher que busca ser mãe torna a obra muito frutífera e louvável, com o potencial de ser considerada como um estudo da alma e do papel social esperado de uma mulher.
Sendo assim, é seguro dizer que a obra premiada de Karine Asth provê uma leitura satisfatória e reflexiva. Ser premiada como Romance de Entretenimento talvez não represente todo o potencial dessa história que toca em assuntos socialmente sensíveis e pertinentes. Dessa forma, apesar de em certos momentos insistir na obviedade e de não aproveitar um foco narrativo alternativo em sua totalidade, Dentro do Nosso Silêncio entrega um excelente estudo sobre as cobranças internas e externas em direção ao ajuste à padrões normativos, especialmente direcionados às mulheres, assim como as consequências psicológicas de lidar com a falta de controle sobre a vida e sobre o futuro.