O Fim da Noite

Diox

Resenhas - O Fim da Noite

Kelthy 01/05/2024

Graphic novel
Uma ótima história, ela retrata a luta contra o preconceito, mostra a força e garra de 3 mulheres, cada uma na sua épocas.
Vemos aqui a história de lutar de uma avó, filha e neta para tentarem ter uma vida melhor, mesmo sendo pobres, empregada doméstica e negras em um país cheio de privilégios para brancos.
A leitura é fluida e super rápida, são poucas páginas, mas nelas podemos sentir todas as personagens.

Otavio113 20/04/2024

O fim da noite
É foda, é pessoal, é histórico, é poderoso, é tocante, que livro maravilhoso, que história, que reflexão...

Ana Ceci 26/03/2024

Livro cheio de aprendizados!
Recentemente li essa HQ motivada pelo prêmio que ela ganhou na categoria Quadrinhos da primeira edição do Prêmio Machado DarkSide, em 2020 e por trabalhar tão fortemente um assunto necessário: o racism0 estrutural.

Aqui, o autor Rafael Calça traz, baseada em sua própria vivência, a história de três gerações de mulheres negras que enfrentam batalhas diárias para construírem uma vida melhor e, acima de tudo, para sobreviverem.

Essa é uma HQ impactante, com cenas revoltantes, diálogos fortes e intensos e uma inspiração pessoal emocionante! Sério, não deixem de ler as notas do autor e do ilustrador ao final!

Adorei demais ler esse livro e foi impossível me sentir alheia aos acontecimentos. Mesmo sabendo que vivo o lado privilegiado da história, foi um baque descobrir o que aconteceu aqui, com Aurora, Ruth e Vitória. Ainda estou absorvendo tudo o que essa leitura proporcionou para mim.

Com certeza, é um livro que recomendo para todas as pessoas, de várias idades, independente de qualquer coisa. Todos vão se envolver com a história, vão se revoltar e se sensibilizar. Além das questões de raça e classe, a HQ nos traz contextos políticos e históricos fundamentais.

Já passou da hora de todos nós incluirmos reflexões como as presentes aqui em nossa vida! A @darkside acertou muito em trazer esse livro para os leitores!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Rosana Miyata 01/03/2024

Amei os traços da HQ e a escrita também. O tema do racismo estrutural é muito importante e nesse ponto gostei muito de ser a história de três gerações, porém ao terminar senti que ficou faltando alguma coisa; foi uma leitura muito rápida para um tema tão denso.

Coruja.livros 24/01/2024

Representatividade
Uma história incrível de luta e busca pelos direitos. Mostra as várias gerações de uma família negra, as dores, as lutas. A busca por uma vida melhor.

Lavysy 21/01/2024

Se ta pensando em ler, leia, se não, leia também.
Eu mal consigo colocar em palavras o sentimento de ler esse livro, é uma mistura de felicidade com muita tristeza e aperto no coração só de pensar que tudo isso é a mais nua, crua e cruel realidade.

Phill 25/12/2023

O "fim da noite" de Calça é lindo
Hq roteirizada e ilustrada por Rafael Calça é maravilhosa! A história se desenrola em 3 gerações de mulheres negras, começando com Aurora, mulher que fica órfã ainda criança e precisa se virar.
O traço de Rafael é estupendo, maravilhoso, forte e memorável. O fical, ou o fim da noite, é de uma esperança tocante. Perfeita história!

thain 15/12/2023

Emocionante!
Muito lindinha e impactante essa graphic novel! Saber que histórias assim acontecem e estão enraizadas na nação brasileira é algo triste. Mas que vemos que pode ser mudado com muita luta, pra cada cidadão conseguir seu direito. Resiliência é a palavra que descreve esse livro.
A nota do autor é bem tocante, pois vemos que tudo foi inspirado na família dele e isso torna tudo mais difícil de se dirigir.
Fiquei confusa em algumas partes, mas o livro é ótimo pela breve leitura e sua crítica social.

Suh Oliveira 30/08/2023

Que livro necessário! Um quadrinho om um enredo visceral, pesado e tão parte de nossa história e nosso dia a dia. A mistura da força e do sofrimento da mulher negra ao longo dos anos e das gerações.

RaquelSales17 14/08/2023

Mulheres Negras
Lindo quadrinho de superação de gerações de mulheres negras que se superaram e enfrentaram as dificuldades para finalmente ver uma geração com voz e formação acadêmica
É sobre isso
Somos o caminho daqueles que vieram sequestrados, escravisados, enxotados para os morros e periferias, exterminados, entretanto resilientes e na luta eterna para ser só reconhecido com pessoa e seu devido lugar na sociedade que não é necessariamente sendo subserviente.

Mary Maia 04/08/2023

Sobre a história do povo preto ??????
Não deixem de ler, uma Graphic Novel de leitura rápida que conta a história de luta e preconceito que o povo preto enfrenta a cada geração.

MarAlia 30/07/2023

O começo de uma nova era.
Que quadrinho perfeito, todo mundo deveria ler, entender um pouco e fazer livros com histórias como essa hyparem.

CInt_lo 23/07/2023

ISSO ESTÁ NA HISTÓRIA, PRA QUEM SE IMPORTAR EM IR CONHECER!
A HISTÓRIA É FEIA, É VIOLENTA, É CRUEL, E OS PRETOS SÃO OBRIGADOS A CONVIVER COM ELA HOJE!
Que HQ Linda

Natalia Oliveira 18/07/2023

Como pode né ?!?!?!? Uma obra em quadrinhos ser tão profunda!!!
Eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, me senti tocada em vários momentos, tem um escrita forte, com temas tão profundo... Super recomendo...

Beta 05/06/2023

Pesado
A mensagem é muito importante e é bom ver esse lado da história contado e representado pois é fácil identificar muitas mulheres pretas nessas situações.