A História dos Reis da Bretanha

A História dos Reis da Bretanha Geoffrey de Monmouth

Resenhas - A História dos Reis da Bretanha

Raphael 21/02/2023

Leitura pouco prazerosa mas importante.
Primeiramente devo dar os parabens a editora Barbudania por publicar esse material inédito no Brasil até então.
O livro tenta narrar de forma cronologica a história de todos reis bretões até o sec. VIII. O problema é que temos uma mistura de personagens históricos reais com outros cuja existência nunca foi comprovada (o que durante seculos foi uma confusão para os historiadores), como o famoso rei Arthur por exemplo, que é o que interessa de fato, pois não ligo tanto para a história da Bretanha ou da Inglaterra a ponto de querer ler um livro tão cansativo apesar de curto. Como sou fã das lendas arturianas ler a "origem" de todo mito arturiano é uma experiencia obrigatoria, apesar do rei Arthur de fato aparecer só no final e ter poucos elementos do que gerou seus romances de cavalaria, aqui nos temos a base para tudo que veio depois. Então para quem quer saber mais sobre o rei Arthur não vai encontrar muita coisa nesse livro, mas se vc estiver fazendo um estudo histórico ou assim como eu só é aficcionado mesmo, vale a pena!
(E temos a "continuação" escrita pelo mesmo autor e tbm publicado pela Barbudania em "Vida de Merlin").

Joy 15/12/2022

Rei Arthur e outros reis
É um compilado de histórias que traça uma linha do tempo sobre os reinados das terras que hoje conhecemos como Europa. Achei bom, mas um pouco cansativo. Eu li mais porque sabia que teria algo sobre o Rei Arthur.