Uma criatura dócil

Uma criatura dócil Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Uma Criatura Dócil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daianne.sgs 08/06/2024

Um livro curto , mas profundo.
O enredo do livro é sobre um homem que no funeral de sua esposa suicida, relata como foi seu casamento.

O livro tem uma linguagem fluida, sem descrições exageradas , os eventos passam rápido. É uma novela então não tem muitos personagens.

O desespero é retratado nessa jovem pobre que busca a sua sobrevivência e no final desiste da própria vida.

O marido um homem possessivo e opressor tenta entender como a mulher chegou a essa atitude , enquanto ele faz essa digressão , os leitores observam como era difícil a relação dos dois.

Alienação , falta de empatia , abuso são evidentes no relacionamento dos dois, Dostoiévski retrata muito bem um casamento com alguém narcisista e abusador , frisando bem que eles procuram as pessoas mais vulneráveis para serem suas presas.
Reginaldo Pereira 08/06/2024minha estante
Tá aí mais um Dostoiévski que vai pra minha lista! Bela resenha!!!

mitsu. 27/05/2024

Recomendo.
Eu gostei. Por mais que a narrativa seja bem explicada (do ponto de vista do marido) percebemos como ele só "enxerga o que quer", cada ação que ele fazia tinha sido arquitetada antes, então ele esperava um desfecho, mas sempre as coisas iam totalmente diferente do que ele imaginava, e quando isso acontecia víamos ele procurando explicações do "porquê" disso, e nunca se culpando, sempre são as pessoas que erraram, a sua esposa que estava errada, e mesmo que reconhecesse alguns defeitos, logo após tentava justifica-los para se sentir melhor. Alguns pensamentos dele também quase me fizeram entrar no livro para dar uns tabefes, porque meu Deus como pode um homem ser extremamente babaca daquela forma?

Ao todo é um ótimo livro, uma leitura rápida e objetiva, você consegue sentir raiva e tristeza enquanto ler, e fica se questionando de: "como seria a história se fosse narrado pela esposa?"

Eder.Machado 21/05/2024

Na boa...
Leitura rápida e um pouco tediosa... Valeu pela experiência, para os entendidos deve ser muito bom, mas para mim é tudo isso...

Silver.Clara 09/04/2024

É palpável. Ambos personagens tão simples e tão complexos ao mesmo tempo tão simples, é de irritar e tocar o coração ao mesmo tempo.
Ler esse é pedir pro tempo voar rápido, quando vc vê já acabou, e acabou bem.
Mostrando o ser humano como ele é e como ele pode ser dentro de uma história considerada básica, mas ao mesmo tempo tão ampla é algo que só dá pra aproveitar bem quando vem do Dostoiévski. Obrigada veinho

Luis952 19/03/2024

Amai-vos uns aos outros... Quem disse isso?
Parte 1
Construção do personagem narcisista, vil e destrutivo como nenhum outro livro até aqui

Parte 2
Desconstrução do mesmo, reviravolta total na história, a la Ronaldinho Gaucho: nos ludibria. Enriquece de detalhes, sutilezas, confusões, contradições e todo aquele ambiente de dualidade e desespero humano comum em outras obras.

Mais um do tio Fiodor pra conta.
Mais uma narração impecável do Carlos Eduardo Valente (o melhor)

Audiobook em:

Hícaro Rassele 18/02/2024

Fiquei assim
Essa leitura foi meu primeiro contato com literatura russa e, certamente, conhecerei mais títulos.

A simplicidade da escrita, a secura das palavras e a intensidade das emoções me tocaram demais.

Tereza 08/02/2024

Uma Criatura Dócil
Inspirado em uma notícia que leu em um jornal à despeito do suicídio de uma costureira, Dostoiévski escreve "Uma criatura dócil". Talvez o que mais tenha chamado a atenção do escritor na notícia foi o fato da costureira ter pulado do prédio agarrada à uma imagem de uma santa.

A história é então sobre a destruição da criatura dócil após o casamento com o dono de uma casa de penhores. O machismo, as diferenças sociais, disparidades financeiras e a falta de objetivos de vida da criatura a levaram à sua degradação.

No entanto, a narração é sobre a perspectiva do marido e é possível saber mais sobre os aspectos psicológicos e de personalidade dele do que dela.

Com escrita não tão rebuscada, é um ótimo conto para começar a ler Dostoiévski.
Canoff 08/02/2024minha estante
Recomenda especificamente essa edição?

Tereza 08/02/2024minha estante
Creio que outras edições não irão prejudicar sua experiência. Então recomendo o título, não esta edição em específico ?

Marina 30/12/2023

Uma notícia de jornal sobre uma costureira que se matou inspirou Dostoiévski a escrever essa novela, em que o marido - agora viúvo - tenta entender os motivos que levaram ao suicídio da sua mulher. Nessas lembranças, aprendemos mais sobre a vida dele que dela, mas conseguimos entender como a pobreza, o machismo e a falta de perspectiva a levaram a cometer tal ato.

Cakichi 14/09/2023

Eu amo a forma que escritores clássicos conseguem descrever tão humanamente e cruelmente a fachada humana. É uma das minhas coisas favoritas sobre esse tipo de leitura.

Madame Marisa 24/08/2023

Clássico russo que a gente ama.
Dostoievski não decepciona em nada! Consumos ler os livros dele imaginando o mesmos narrando suas histórias. Gosto desse jeito dele de descrever pessoas, coisas, situações que nos faz saber exatamente o que estamos lendo, que nos leva diante das cenas e dos lugares, co.o se estivéssemos la, tamanha a riqueza de detalhes. Uma criatura dócil é uma obra prima.

Valeria.Honorio 14/08/2023

Não fosse seu medo, orgulho e insegurança td seria diferente
"... pois é, por enquanto ela está aqui, ainda está tudo bem: venho olhá-la a cada instante; mas amanhã será levada, e como é que irei me arranjar sozinho?"

1 | 2 | 3 | 4 | 5